AMAZÔNIA(S) EM REDE(S): Rádios da Amazônia protagonizam comunicação alternativa a partir da Rádio Rural de Santarém/PA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p898Palavras-chave:
comunicaçãoResumo
A experiência da Rede de Notícias da Amazônia (RNA), ancorada em uma comunicação contra-hegemônica, inspirada em pressupostos freireanos é o epicentro do presente artigo. Em sua primeira parte, o trabalho contextualiza o ambiente da comunicação mundial e nacional, para em seguida cotejar alguns elementos econômicos, sociais e culturais que conformam as realidades amazônicas, até tratar sobre a Rádio Rural e a atuação da RNA.
PALAVRA-CHAVE: Amazônia; Comunicação; Rede de Notícias da Amazônia.
ABSTRACT
The experience of the Amazon News Network (RNA), anchored in a counter-hegemonic communication, inspired by Freirean assumptions is the epicenter of this article. In its first part, the paper contextualizes the environment of global and national communication, and then to compare some economic, social and cultural elements that conform the Amazonian realities, to deal with Rural Radio and RNA activities.
KEYWORDS: Amazon; Communication; Amazon News Network.
RESUMEN
La experiencia de la Red de Noticias de la Amazonía (ARN), anclada en una comunicación contrahegemónica, inspirada en presupuestos freireanos es el epicentro del presente artículo. En su primera parte, el trabajo contextualiza el ambiente de la comunicación mundial y nacional, para luego cotejar algunos elementos económicos, sociales y culturales que conforman las realidades amazónicas, hasta tratar sobre la Radio Rural y la actuación de la RNA.
PALABRA CLAVE: Amazonia; Comunicación; Red de Noticias de la Amazonía.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A W. B. Movimentos sociais e crises dos padrões tradicionais de relação política na Amazônia. In. D´INCAO, M. A. & SILVEIRA,I. M. Amazônia e a crise da modernização: universalização e localismo. Museu Emílio Goeldi. Belém, 1994. p.521-537.
------------------.O Intransitivo da transição: o Estado, os conflitos agrários e a violência na Amazônia (1965-1989). LÉNA, Philippe e OLIVERIA, Adélia E (orgs.). Amazônia a Fronteira Agrícola: 20 anos depois. Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém, 1991. p. 259-290.
ALMEIDA, R. Pororoca pequena: marolinhas sobre a (s) Amazônia (s) de cá. Belém,PA, 2012.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
_____________. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
BARBOZA, Maria da Glória da Silva. Jornalismo Ambiental: um estudo de caso do programa “Caminhos da Amazônia”. Monografia de graduação. Comunicação Social. Universidade Federal do Acre/UFAC. Rio Branco, 2014.
BECKER, B. K. Amazônia. Editora Ática, São Paulo, 1991.
..........................Revisão das políticas de ocupação da Amazônia: é possível identificar modelos para projetar cenários? Parcerias Estratégicas, Brasília, nº12, 2001.
......................... Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n.53, p. 71-86, 2005.
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Baixo Amazonas (Pará, 2015a), Disponível em http://www.fapespa.pa.gov.br/. Acessado em abril de 2017.
DUTRA, M. A Natureza da TV – Leitura dos discursos da mídia sobre a Amazônia. Tese de Doutorado-NAEAUFPA. Belém-PA, 2005.
---------------- A nossa história nas ondas da Rádio Rural. Disponível em http://www.gazetadesantarem.com.br/regional/a-nossa-historia-nas-ondas-da-radio-rural/. Acessado em abril de 2017.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2005.
HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
MATTELART, A. COMUNICAÇÃO MUNDO: história das ideias e das estratégias, Petrópolis, Vozes, 1994.
MORAES, D. (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
______. Cyberdémocratie. Paris: Odile Jacob, 2001.
MARCONDES FILHO, C. Superciber: a civilização místico-tecnológica do século XXI. São Paulo. NTC-ECA-USP, 1997.
RICCI, M. (2007) Cabanagem, Cidadania e Identidade revolucionária: O problema do patriotismo na Amazônia entre 1835 e 1840. Dissertação UFPA.
RODRIGUES, Rosa Luciana P. Rádio e Educação Popular na Amazônia: o processo comunicacional do Projeto Rádio pela Educação. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará. Belém: UFPA, 2012.
RODRIGUES, Manoel Edinaldo e SEIXAS, Netília Silva dos Anjos. História do rádio em Santarém – Pará. 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia. Belém, 12 e 13 de novembro de 2012.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2000.
SILVA, Antonia Costa da. Jornalismo Ambiental na Rede de Notícias da Amazônia: estudo da cobertura jornalística sobre a Hidrelétrica de Belo Monte. Trabalho apresentado no Seminário de Tese da Linha de Pesquisa: Linguagem e Práticas Jornalísticas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos - São Leopoldo, RS, outubro de 2013.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.