REDEFINING THE PROPOSALS OF THE TEACHING BOOK UNDER THE LIGHT OF THE VII CONFINTEA.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27pt

Keywords:

Diversity, Inclusion, CONFINTEAS, Representativeness

Abstract

The purpose of this article was to analyze a collection of high school books from the convergences and divergences of the VII International Conference of Adults, referring to the role of the person with disabilities. The methodology used was a qualitative bibliographic review carried out in databases and in three books that are part of the Diálogos collection. The results show that people with disabilities lack representation and we conclude that books should bring more narratives about these people.

 

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Author Biographies

Jacqueline de Farias Barros , Universidade Lusófona

Graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Pós-Doutora em Estudos de Linguagem, Educação e Filosofia da Linguagem, pela UFF (2013/2014). Estudando Clínica e Psicanálise, pelo SEPAI. Atuou como Coordenadora Pedagógica da E.E. São Domingos Sávio, do Instituto de Educação de Niterói e do CEM Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China onde também exerceu a função de Diretora Adjunta Pedagógica. Hoje, atua como docente da Língua Portuguesa e da Literatura, no Estado, como Professora Titular do Ensino Superior (desde 2008), ministrando as disciplinas de Linguística, Latim, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Narrativa Brasileira, Poesia, Literatura Africana, Literatura Infanto-Juvenil, Metodologia da Pesquisa, História da Língua e Literatura Portuguesa na Graduação da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro, situada em São Gonçalo, onde exerceu, também, a função de Coordenadora do Instituto de Educação da Faculdade de Letras, de 2016 até 2017. Na Lusófona do RJ, ministra a todos os cursos (Direito, Letras, Pedagogia, Tecnólogos e Administração). Professora Especialista do Ensino Especial do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, FME, onde compõe a equipe de Educação e Cultura (CECULT). Em 2013, foi professora conteudista da Faculdade Unyleya (AVM) desenvolvendo material pedagógico para as disciplinas de Teoria da Literatura, Latim e Filologia Românica. De 2011 a 2013, exerceu atividade como bolsista conteudista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, (CECIERJ/CEDERJ), realizando as revisões curriculares estaduais dos Currículos Mínimos de Língua Portuguesa e Literatura. Ainda produziu o Currículo Mínimo de Produção Textual do Ensino Regular e foi Articuladora Acadêmica do Currículo de Língua e Literatura do Ensino Normal, Formação de Professores. Permaneceu como conteudista, elaborando materiais pedagógicos para a Nova Eja e todo o material de Orientação Pedagógica Curricular para o ensino médio e fundamental da SEEDUC. Hoje, permanece no quadro contratado do CEDERJ como tutora/mediadora dos Cursos de Atualização para Professores das redes. Teve sua tese de doutorado selecionada para publicação em livro pela EDUFF, Niterói, publicada, em 2017, sob o título TRILOGIA DE SOMBRAS: Saramago, Santo Agostinho e Heidegger. Publicou, recentemente, nova obra, agora, ficcional, sob o título "Contos de resistência". Tem experiência nas áreas de: Letras, Pedagogia, Turismo e Direito, com ênfase em Língua Portuguesa, Produção Textual, História da Língua, Literatura Portuguesa, História da Educação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, análise, José Saramago, conto, arte, poesia, educação e cinema.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Sou Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tenho pós-doc no programa de pós- universitário em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolvo pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordeno o projeto Galileu Galilei, faço parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, sou um dos membros da Associação Internacional de Inclusão.

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Published

2023-12-31

How to Cite

FURTADO DE OLIVEIRA, Alessandra; DE FARIAS BARROS , Jacqueline; MARIANI BRAZ, Ruth Maria. REDEFINING THE PROPOSALS OF THE TEACHING BOOK UNDER THE LIGHT OF THE VII CONFINTEA. Observatory Journal, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a27pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15768. Acesso em: 19 dec. 2024.