REDEFINING THE PROPOSALS OF THE TEACHING BOOK UNDER THE LIGHT OF THE VII CONFINTEA.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27ptKeywords:
Diversity, Inclusion, CONFINTEAS, RepresentativenessAbstract
The purpose of this article was to analyze a collection of high school books from the convergences and divergences of the VII International Conference of Adults, referring to the role of the person with disabilities. The methodology used was a qualitative bibliographic review carried out in databases and in three books that are part of the Diálogos collection. The results show that people with disabilities lack representation and we conclude that books should bring more narratives about these people.
Downloads
References
BIGATE, T. F; WILLE LIMA, N. R.; REDOVALIO FERREIRA, R. M.; MARIANI BRAZ, R. M. Museu Do Amanhã: Recursos de Acessibilidade para eficientes Visuais. RevistAleph, n. 29, 13 dez. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3zg9T4n
BRAGA, Paola Gianotto; GOMES, Vera Lucia. A historicidade da pessoa com Deficiência: da Invisibilidade à inclusão. Revista Diálogos Interdisciplinares, v. 2,n. 6, p. 51-62, 2018. Disponível em: https://bityli.com/PrGYKJeo
Brasil - Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil – www.forumeja.org.br. 2008 Disponível em https://bityli.com/YCduACca
BRASIL Cartilha do Censo 2010 – Pessoas com Deficiência / Luiza Maria Borges Oliveira / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília : SDH-PR/SNPD, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3nz79Zg
BRASIL- LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Presidência da República,
Secretária-geral, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: (https://bityli.com/QGrcCP)
DE ALBUQUERQUE, Roberto Chacon. A lei de prevenção de doenças hereditárias e o programa de eutanásia durante a Segunda Guerra Mundial. Revista CEJ, p.43-51, 2008. Disponível em: https://bityli.com/faJWWoVD
DE LIMA, Luciene M.; HUR, Domenico Uhng. As inscrições corporais no diagrama das alianças. Lugar Comum–Estudos de mídia, cultura e democracia, n. 50, p. 174-193. Disponível em: https://bityli.com/nyExZmsXF
FERNANDES, João Eduardo dos Santos et al. Importância do braille no início do ciclo ensino-aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão. 2014. Dissertação de Mestrado, Universidade Portucalense. Disponível em: https://bit.ly/3v1M8e5
IRELAND, Timothy D. 3. Sessenta anos de CONFINTEAs: uma retrospectiva. Educação de adultos em retrospectiva , p. 31. Disponível em: https://bityli.com/WZMsGzEn
GUEDES, Carine Schenekenberg; LOUREIRO, Armando de Paulo Ferreira. Educação de adultos: de onde viemos e para onde vamos?. Laplage em revista , v. 2, n. 1, pág. 7-21, 2016.Disponível em: https://bityli.com/bfIcMDlH
LAURENTI, Ruy; MELLO JORGE, Maria Helena Prado de; GOTLIEB, Sabina Léa Davidson. Características da mortalidade infantil e da natimortalidade da Baixada Santista. 1982. p. 28-28. Disponível em: https://bit.ly/3RO1hsW
OLIVEIRA, Alessandra Furtado, A História que na História não consta: Um livro de História para contar as trajetórias e narrativas das pessoas com deficiências. Dissertação de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, UFF, 2022.
PINTO, Fabiana de Souza et al. Rubéola congênita: aspectos audiológicos e a importância da vacinação. Anais, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3PjmXM0
SILVA; Ana Beatriz Ribeiro Barros. Acidentes, adoecimento e morte no trabalho como tema de estudo da História. Oliveira TB, org. Trabalho e trabalhadores no Nordeste: análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas, Pernambuco e Paraíba [Internet]. Campina Grande: EDUEPB, p. 215-40, 2015.Grande: EDUEPB, 2015, pp. 215-240. ISBN 978-85-7879-333-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org Disponível em: https://bityli.com/qvtLMwUS
SILVA, O. M. A Epopéia Ignorada- A pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: Cedas, 1986.Disponível em: https://bityli.com/uTdxLEuD
SILVA JUNIOR, G. E.; FERRAZ, D. P. de À. O uso dos Recursos em Tecnologia Assistiva para a Permanência de Servidores com Deficiência no Ambiente de Trabalho. Trabalho & amp; Educação, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 89–104, 2020. DOI: 10.35699/2238-037X.2020.9892. Disponível em:https://bit.ly/3OdKahq . Acesso em: 13 maio. 2022.
UNESCO, CONFINTEA VII Marco de Acción de Marrakech Aprovechar el poder transformador del aprendizaje y la educación de adultos, 2022). Disponivel em: https://bityli.com/RWZSvcgh
VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019. Disponível em: https://bityli.com/UJBFX
WANZINACK, Clóvis. Bullying e Cyberbullying: faces silenciosas da violência. In: Diversidade e educação: Intersecções entre corpo, gênero e sexualidade, raça e etnia, WANZINACK, C.; SIERRA, J.; SIGNORELLI, M. p. 67-81, 2014. Disponível em: https://bityli.com/vQkVzSjY
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Observatory Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.