DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM BIOLOGIA: uma revisão da literatura com foco nos podcasts
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a58ptPalavras-chave:
Biologia, Divulgação Científica, Podcast, Revisão de LiteraturaResumo
A divulgação científica, atualmente, se faz indispensável e pode ser realizada através de diversos meios de comunicação, como os podcasts. Podcast é um programa em formato de áudio ou vídeo distribuído em agregadores através de feed. Os conteúdos ficam gravados em diversas plataformas e/ou em websites de forma gratuita para que os ouvintes tenham conhecimento daquele programa diretamente ou através de download em computadores e smartphones. Ao inserirmos pautas científicas em podcasts, possibilitamos uma abordagem acessível na linguagem e nos acessos aos episódios. Este trabalho realizou uma revisão da literatura sobre Divulgação Científica em Biologia com foco nos podcasts. A metodologia utilizou-se das palavras-chave correspondentes à pergunta da pesquisa nas seguintes plataformas de busca: Periódicos Capes, Scielo e Web of Science, além de critérios específicos de inclusão e exclusão dos artigos para análise. Sete artigos foram selecionados e avaliados quanto à sua relevância ao assunto do trabalho. Apesar de serem poucos os trabalhos que relacionam a Divulgação Científica sobre Biologia em podcasts. Concluímos que essa mídia demonstra potencial para variadas aplicações como ferramenta pedagógica tanto no ensino básico quanto no superior; disseminação de informação em massa e combate a fake news; e aproximação da academia com o público leigo aos jargões da Ciência.
Downloads
Referências
ABPOD - Associação Brasileira de Podcasters. Podpesquisa 2018. Disponível em: <https://abpod.org/podpesquisa/>. Acesso em: 27 de mar. 2023. 2018.
ABPOD - Associação Brasileira de Podcasters. Podpesquisa 2019-2020. Disponível em: <https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-2019-Resultados.pdf>. Acesso em: 27 de mar. 2023. 2020.
ALBAGLI, S. Divulgação científica: Informação científica para cidadania. Ciência da Informação, [S. l.], v. 25, n. 3, 1996. DOI: 10.18225/ci.inf.v25i3.639. Disponível em: <https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639>. Acesso em: 27 mar. 2023.
ALMEIDA, M. O. A vulgarização do saber. Editora Ariel, Rio de Janeiro. 239 p. 1931.
ALVARENGA, C.E.A. Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas? Informática na educação: teoria e prática. Porto Alegre, v.21, n.3, p. 10-37. Set./Dez. 2018.
BEIGEL, J.H.; TOMASHEK, K.M.; DODD, L.E.; MEHTA, A.K.; ZINGMAN, B.S.; KALIL, A.C. et al. Remdesivir for the treatment of Covid-19 - final report. The New England Journal of Medicine, v. 383, p. 1813-1826. 2020.
BOTTENTUIT JUNIOR, J.B. Aplicativos de interação em sala de aula: análise de três possibilidades pedagógicas com recursos digitais. Revista Cocar, v. 14, n. 30, p. 1-16. Set./Dez./2020.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 16/01/2023. 2017.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1, p. 1-12. 2010.
BUENO, W. C. Jornalismo científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.
BURKETT, W. Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
CAIRES, Luiza Helena Gonçalves. Jornal da USP e Ciência USP: a universidade como espaço privilegiado para divulgação de ciências. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, v. 21, n. 1, p. 121-127, 2020.
CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica para o público leigo no Brasil. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 320 p. 2011.
CAVALCANTI, A.B.; ZAMPIERI, F.G.; ROSA, R.G.; AZEVEDO, L.C.P.; VEIGA, V.C.; AVEZUM, A. et al. Hydroxychloroquine with or without azithromycin in mild-to-moderate Covid-19. The New England Journal of Medicine, v. 383, p. 2041-2052. 2020.
CUNHA, M. B.; GIORDAN, M. A divulgação científica como um gênero de discurso: implicações em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 7. 2009. Florianópolis, 2009.
DANTAS, L.F.S.; DECCACHE-MAIA, E. Divulgação Científica no combate às Fake News em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p.1-18. 2020.
DANTAS, L.F.S.; DECCACHE-MAIA, E. O retorno da era do rádio: analisando os podcasts de divulgação científica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-25. 2022.
FONSECA, A. A.; BUENO, L. M. Breve panorama da divulgação científica brasileira no youtube e nos podcasts. Cadernos de Comunicação, v. 25, n. 2, 19 p. 2021.
FOX, M. P.; CARR, K.; MCGOWAN, L. D.; MURRAY, E. J.; HIDALGO, B.; BANACK, H. R. Will Podcasting and Social Media Replace Journals and Traditional Science Communication? No, but… American Journal of Epidemiology, v. 90, n. 8. 2021.
FRANCESCO, N. N.; LEONE, S. D. Educação midiática contra “fake news”. Revista científica UMC (Universidade Mogi das Cruzes), v. 5, n. 1, 15 p. 2020.
FREIRE, E. P. A. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 35-51. 2013.
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Rádio Sociedade: a primeira emissora de ciência no Brasil. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/radiosociedade/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=2>. Acesso em: 29/09/2022. Publicado em 2004. Página da internet.
GONZALES, M. I. A divulgação científica: uma visão de seu público leitor. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação), Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 142 p., 1992.
GUAZINA, L. O conceito de mídia na comunicação e na ciência política: desafios interdisciplinares. Revista Debates, vol. 1, n. 1, p. 49-64. 2007.
GUILLEMANE, X. Podcast Addict - Podcast/Radio (Aplicativo). 2023.
GUMS, E.; IOSCOTE, F.; SPENASSATTO, G.; JOHN, V.M. Pesquisa exploratória de podcasts brasileiros voltado à Divulgação Científica. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Porto Alegre. 14 p. 2019.
HORBY, P.; MAFHAM, M.; LINSELL, L.; BELL.J.L.; STAPLIN, N.; EMBERSON, J.R. et al. Effect of hydroxychloroquine in hospitalized patients with Covid-19. The New England Journal of Medicine, v. 383, p. 2030-2040. 2020.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Divulgação Científica. Disponível em: <http://houaiss.uol.com.br/gramatica.jhtm>. Acesso em: 28 set. 2022.
INOMATA, D. O.; SILVA JUNIOR, C. L.; SAMPAIO, T. B.; SILVA, M. F. Divulgação científica. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 5, n. 2, p. 107-119. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores: 2015. Rio de Janeiro, 101 p. 2016.
LOPES, L. Podcast: guia básico. Marsupial, Nova Iguaçu, RJ. 125 p. 2015.
MARANDINO, M.; SILVEIRA, R. V. M.; CHELINI, M. J.; FERNANDES, A. B.; RACHID, V.; MARTINS, L. C.; LOURENÇO, M. F.; FERNANDES, J. A.; FLORENTINO, H. A. A educação não formal e a divulgação científica: o que pensa quem faz? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C. 1920s Rádio Sociedade (Society Radio), tuning science into Brazilian homes. Public Understanding of Science, vol. 30, n. 2, p. 229-234. 2021.
MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES (MCOM). Primeira transmissão oficial, em 1922, marcou o início do rádio no Brasil. Disponível em: <https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2022/setembro/primeira-transmissao-oficial-em-1922-marcou-o-inicio-do-radio-no-brasil#:~:text=CENTEN%C3%81RIO%20DO%20R%C3%81DIO-,Primeira%20transmiss%C3%A3o%20oficial%2C%20em%201922%2C%20marcou%20o,in%C3%ADcio%20do%20r%C3%A1dio%20no%20Brasil&text=No%20dia%207%20de%20setembro,presidente%20da%20Rep%C3%BAblica%2C%20Epit%C3%A1cio%20Pessoa.>. Acesso em: 29/09/2022. Publicado em: 07/09/2022.
MITJÀ, O.; CORBACHO-MONNÉ, M.; UBALS, M.; ALEMANY, A.; SUÑER, C.; TEBÉ, C. et al. A cluster-randomized trial of hydroxychloroquine for prevention of Covid-19. The New England Journal of Medicine online. 2020.
MOTA, M. L.; RODRIGUES, I. C. S.; FONSECA, W. S.; FRAIHA-MARTINS, F. Narrativas docentes em podcast: alternativas de inserção de tecnologias digitais em contextos educativos amazônidas. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico, v. 6, 13 p. 2020.
MOURA, A. Aplicativos para Aprendizagem Baseada em Projetos. In: COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (org.). App-Learning: experiências de pesquisa e formação. experiências de pesquisa e formação. Salvador: Edufba, p. 163-178. 2016.
MUELLER, S. P. M.; CARIBÉ, R. C. V. Comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, Londrina, vol. 15, n.esp., p.13-30, 2010.
NASCIMENTO, T. G. Definições de Divulgação Científica por jornalistas, cientistas e educadores em ciências. Ciência em Tela, v. 1, n. 2, p. 1-8. 2008 Em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/index.html.
NUZUM, E. The story of the first podcast. Podnews. Disponível em: https://podnews.net/article/first-podcast-feed-history. Acesso em: 08/11/2022. 2021.
OLIVEIRA, F. Jornalismo científico. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, Coleção Comunicação, 2002.
PALAVALLI-NETTIMI, R.; FIELDSEND, T. W.; ACOSTA, A.; CATENAZZI, A.; MCCARTNEY, M. Papers to Podcasts: Curriculum for Developing Scientific Practices in Undergraduates through Annotating Primary Scientific Literature & Creating Podcasts. The American Biology Teacher, v. 84, n. 7, p. 428-437. 2022.
PIZZANI, L.; SILVA, R.C.; BELLO, S.F.; HAYASHI, M.C.P.I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66. Jul/Dez de 2012.
REIS, J. A divulgação da ciência e o ensino. Ciência & Cultura, São Paulo, SBPC, v. 16, n. 4. 1964.
ROCHA, M.B.; MARQUES, R.V.; LEAL, M.A. Divulgação científica e meio ambiente: mapeamento da temática ambiental em jornais e revistas de grande circulação. Ensino, Saúde e Ambiente, vol. 5 (2), p. 69-78. 2012.
SALLES, M.M.A.; CESTARO, D.C.; ALLE, L.F. Uma perspectiva para divulgação Científica em Biologia em mídias digitais brasileiras. Revista EducaOnline, v. 14, n. 2, p. 90-119. 2020.
SHANNON, C. E. A mathematical theory of communication. The Bell System Technical Journal, v. 27, p. 379-423. 1949.
SHRADER, A. M.; LOUW, I. Using a social media project as a way to get students to communicate conservation messages to the general public. Journal of Biological Education, 12 p. 2021.
SIEMIENIUK, R.A.C.; BARTOSZKO, J.J.; GE, L.; ZERAATKAR, D.; IZCOVICH, A.; KUM, E. et al. Drug treatments for covid-19 living systematic review and metanalysis. British Medical Journal, v. 370. 2020.
SILVA, F. C. C.; D ANDREA, G. S. Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação. A to Z: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 9, n. 2, p. 139-147. 2020.
SILVA, H.C.; ALMEIDA, M.J.P.M. O deslocamento de aspectos do funcionamento do discurso pedagógico pela leitura de textos de divulgação científica em aulas de física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 4, n. 3, 25 p. 2005.
SPOTIFY AB. Spotify (aplicativo). 2023.
TEFFÉ, C. S.; MORAES, M. C. B. Redes sociais virtuais: privacidade e responsabilidade civil. Análise a partir do Marco Civil da Internet. Pensar: Revista de Ciências Jurídicas, v. 22, n. 1, p. 108-146. 2017.
THOMAS, Gavin; SHAW, M. Supporting Champions Podcast (Podcast Review). The Sport and Exercise Scientist, n. 60, p. 10-10, 2019.
TOSTES, Raimundo Alberto. A importância da divulgação científica. Revista Acadêmica, Curitiba, v. 4, n. 4, p. 73–74, out./dez. 2006. YOUGOV. Cleaning, commuting and cooking: when do americans listen to podcast? Disponível em: <https://business.yougov.com/content/45191-what-situations-do-americans-listen-podcasts?utm_source=podnews.net&utm_medium=email&utm_campaign=podnews.net:2023-02-09>. Acesso em: 05/03/2023. 2023.
UTZ, S.; GAISER, F.; WOLFERS, L. N. Guidance in the chaos: Effects of science communication by virologists during the COVID-19 crisis in Germany and the role of parasocial phenomena. Public Understanding of Science, v. 31, n. 6, p. 799-817. 2022.
WEAVER, W. Recent contributions to the mathematical theory of communication. Special Issue on Information Theory, v. 10, n. 4, p. 261-281. 1949.
WEIẞ, K.; KÖNIG, L. M. Does the medium matter? Comparing the effectiveness of videos, podcasts and online articles in nutrition communication. Applied Psychology: Health and Well-being, 17 p. 2022.
YOUGOV. Cleaning, commuting and cooking: when do Americans listen to podcasts? Disponível em: <https://business.yougov.com/content/45191-what-situations-do-americans-listen podcasts?utm_source=podnews.net&utm_medium=email&utm_campaign=podnews.net:2023-02-09>. Acesso em: 27 de mar. 2023. 2023. Página da internet
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Observatório

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.