O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a38pt

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Desenho Universal para Aprendizagem, Inclusão

Resumo

O artigo aborda o contexto da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, partindo da análise das Conferências Internacionais de Educação na perspectiva inclusiva. O objetivo foi investigar se a utilização da abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem no processo de aprendizagem dos alunos da EJA, seria uma prática pedagógica promissoras, diminuindo a evasão e proporcionando a inclusão dos alunos. É uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e caráter exploratório. O trabalho justifica-se pelo alto índice de evasão dos alunos da EJA e pela melhoria do ensino. Os resultados apontam que o uso da abordagem na modalidade é inicial, promisor e satisfatório, diminuindo a evasão e proporcionando a inclusão dos alunos. 

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Biografia do Autor

Elaine Alves Leite, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn). Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF - 2022). Possui licenciatura em Letras: Português/ Francês/ Literaturas pela UERJ (2010).

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Pós-doc no programa de pós- graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências e Biotecnologia, do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) . 

Sérgio Coelho Crespo da Silva Pinto, Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF.  Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). 

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

LEITE, Elaine Alves; BRAZ, Ruth Maria Mariani; PINTO, Sérgio Coelho Crespo da Silva. O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE: uma revisão sistemática de literatura. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a38, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a38pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16726. Acesso em: 1 abr. 2025.

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