CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA PROPOSTAS DE ENSINO/INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS COM TEATRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a33pt

Palavras-chave:

Neurociência; Linguagem; Tecnologia; Aprendizagem; Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

O presente estudo apresenta resultados empíricos que apontam que a linguagem digital, se constitui um meio mais favorável à aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do que a linguagem analógica. Desse modo, o debruce na Neurociência Cognitiva contribuiu como fonte de conhecimento para o aprofundamento e elucidação desta análise. Portanto, o fato de tomar como objeto de estudo a criança com TEA e processos de intervenção/ensino-aprendizagem favoráveis ao seu desenvolvimento global; é uma das formas de redimensionar posições teórico-metodológicas com vistas a contribuir com novos estudos para a área acadêmica.

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Biografia do Autor

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação/SFP, professora permanente dos programas de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-graduação de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn).

Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Curso de Pós-graduação em Didática e Práticas de Ensino pela UFVJM, Tutora da graduação dos Cursos de Segunda Licenciatura em Educação Especial pela UFSCar e de Pedagogia pela UERJ/CEDERJ e do Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Especial pela UFLA.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

DE MELLO E SILVA, Dagmar; DOMINGUES DA SILVA, Leiliane. CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA PROPOSTAS DE ENSINO/INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS COM TEATRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A PARTIR DAS TECNOLOGIAS . Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a33pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a33pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15958. Acesso em: 19 dez. 2024.