REDEFINIENDO LAS PROPUESTAS DEL LIBRO DOCENTE A LA LUZ DE LA VII CONFINTEA.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27pt

Palabras clave:

Diversidad, Inclusión, CONFINTEAS, Representatividad

Resumen

El propósito de este artículo fue analizar una colección de libros de secundaria a partir de las convergencias y divergencias de la VII Conferencia Internacional de Adultos, referentes al rol de la persona con discapacidad. La metodología utilizada fue una revisión bibliográfica cualitativa realizada en bases de datos y en tres libros que forman parte de la colección Diálogos. Los resultados muestran que las personas con discapacidad carecen de representación y concluimos que los libros deberían traer más narrativas sobre estas personas.

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Biografía del autor/a

Jacqueline de Farias Barros , Universidade Lusófona

Graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Pós-Doutora em Estudos de Linguagem, Educação e Filosofia da Linguagem, pela UFF (2013/2014). Estudando Clínica e Psicanálise, pelo SEPAI. Atuou como Coordenadora Pedagógica da E.E. São Domingos Sávio, do Instituto de Educação de Niterói e do CEM Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China onde também exerceu a função de Diretora Adjunta Pedagógica. Hoje, atua como docente da Língua Portuguesa e da Literatura, no Estado, como Professora Titular do Ensino Superior (desde 2008), ministrando as disciplinas de Linguística, Latim, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura, Narrativa Brasileira, Poesia, Literatura Africana, Literatura Infanto-Juvenil, Metodologia da Pesquisa, História da Língua e Literatura Portuguesa na Graduação da Faculdade Lusófona do Rio de Janeiro, situada em São Gonçalo, onde exerceu, também, a função de Coordenadora do Instituto de Educação da Faculdade de Letras, de 2016 até 2017. Na Lusófona do RJ, ministra a todos os cursos (Direito, Letras, Pedagogia, Tecnólogos e Administração). Professora Especialista do Ensino Especial do quadro permanente da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, FME, onde compõe a equipe de Educação e Cultura (CECULT). Em 2013, foi professora conteudista da Faculdade Unyleya (AVM) desenvolvendo material pedagógico para as disciplinas de Teoria da Literatura, Latim e Filologia Românica. De 2011 a 2013, exerceu atividade como bolsista conteudista da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, (CECIERJ/CEDERJ), realizando as revisões curriculares estaduais dos Currículos Mínimos de Língua Portuguesa e Literatura. Ainda produziu o Currículo Mínimo de Produção Textual do Ensino Regular e foi Articuladora Acadêmica do Currículo de Língua e Literatura do Ensino Normal, Formação de Professores. Permaneceu como conteudista, elaborando materiais pedagógicos para a Nova Eja e todo o material de Orientação Pedagógica Curricular para o ensino médio e fundamental da SEEDUC. Hoje, permanece no quadro contratado do CEDERJ como tutora/mediadora dos Cursos de Atualização para Professores das redes. Teve sua tese de doutorado selecionada para publicação em livro pela EDUFF, Niterói, publicada, em 2017, sob o título TRILOGIA DE SOMBRAS: Saramago, Santo Agostinho e Heidegger. Publicou, recentemente, nova obra, agora, ficcional, sob o título "Contos de resistência". Tem experiência nas áreas de: Letras, Pedagogia, Turismo e Direito, com ênfase em Língua Portuguesa, Produção Textual, História da Língua, Literatura Portuguesa, História da Educação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, análise, José Saramago, conto, arte, poesia, educação e cinema.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Sou Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Reconhecimento de nível em Portugal pela faculdade de educação da Universidade do Minho. Tenho pós-doc no programa de pós- universitário em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente e no programa de pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Desenvolvo pesquisas à formação de professores, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, produção de materiais didáticos. Coordeno o projeto Galileu Galilei, faço parte do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atualmente, sou um dos membros da Associação Internacional de Inclusão.

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

FURTADO DE OLIVEIRA, Alessandra; DE FARIAS BARROS , Jacqueline; MARIANI BRAZ, Ruth Maria. REDEFINIENDO LAS PROPUESTAS DEL LIBRO DOCENTE A LA LUZ DE LA VII CONFINTEA. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a27pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a27pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15768. Acesso em: 16 may. 2024.