O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.

Autores

  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Denise Lima Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Marco Vinicius Gomes Dutra Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt

Palavras-chave:

Ensino de Física, Recursos Educacionais Digitais, Arduino, Atividades Experimentais.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar a produção literária sobre o uso da plataforma Arduino como um recurso tecnológico digital (RED)[1] para o ensino de conceitos da Física no ensino médio. Trata-se de um estudo exploratório realizado em bases de dados de periódicos científicos reconhecidos nas áreas de ensino e ciências exatas. A partir do levantamento de 32 trabalhos que se caracterizavam ao escopo deste estudo, destacaram-se quatorze artigos que traziam os resultados de projetos experimentais desenvolvidos para o ensino de conceitos científicos com o auxílio do Arduino. Os resultados desses estudos indicaram que o uso deste RED no desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula, além de propiciar a autonomia e o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo do estudante, também se revelou como um recurso tecnologicamente viável e economicamente sustentável por ser de baixo custo, mas com qualidade e versatilidade iguais ou superiores às opções comerciais.

 

[1] Conforme definição da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP), um recurso educacional digital é, na prática, um arquivo digital utilizado como ferramenta de ensino para apoiar o aprendizado. Pode ser um arquivo de imagem (vídeo, foto, ilustração, animação; ou um arquivo de áudio (música, uma gravação, um som, um toque, audiolivro, podcast, etc); ou um tipo específico de documento (texto, planilha, uma apresentação) ou, ainda, um tipo específico de arquivo associado a uma aplicação especializada (aplicativos de simulação matemática, física, anatomia, etc.). Cf.: http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/cotedu/recursos-educacionais-digitais/tipos-de-recursos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Atualmente é professor do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Professor do curso do curso de Licenciatura em Física.

Denise Lima Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutora em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Ciência com área de concentração em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialista em Gestão Escolar e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -Campus Palmas e técnica pedagógica na Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Atuou como coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Programa Pibid no IFTO de 2011 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional e escolar, gestão democrática, prática educacional, estágio supervisionado, planejamento educacional, formação de professores e metodologia de pesquisa.

Marco Vinicius Gomes Dutra, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Licenciando em Física pelo IFTO - Campus Palmas. Professor de reforço- Colégio São Francisco de Assis

Referências

ATKIN, K. Investigating the Torricelli law using a pressure sensor with the Arduino and MakerPlot. Physics Education, v. 53, n. 6, p. 65, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 16/04/2020.

CARVALHO NETO, J. T. de; APOLINARIO, F. R.; SOARES, A. A. Sistema photogate de seis canais analógicos para laboratórios didáticos de física. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 40, n. 1, 2017.

CARVALHO, L. R. M.; AMORIM, H. S. Observando as marés atmosféricas: uma aplicação da placa Arduino com sensores de pressão barométrica e temperatura. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 36, n. 3, p. 1-7, Sept. 2014.

CAVALCANTE, M. A.; TAVOLARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 33, n. 4, p. 4503, Dec. 2011.

CORDOVA, H. P., AGUIAR, C. E., AMORIM, H. S. D., SATHLER, K. S. O., & SANTOS, A. C. F. D. Audiotermômetro: um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 40, n. 2, e2505, 2018.

CORDOVA, H.; TORT, A. C. Medida de g com a placa Arduino em um experimento simples de queda livre. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 38, n. 2, 2016.

D’AUSILIO, A. Arduino: A low-cost multipurpose lab equipment. Behavior Research, [S.l.], n. p. 25 out. 2011.

DWORAKOWSKI, L. A. HARTMANN, L., MASSAYUKI Â. KAKUNO, M., E., & TEIXEIRA DORNELES, P. F Uso da plataforma Arduino e do software PLX-DAQ para construção de gráficos de movimento em tempo real. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 38, n. 3, 2016.

ESPINDOLA, P. R.; Cena, C. R.; Alves, D. C.; Bozano, B. D. F., Goncalves, A. M. B.; Use of an Arduino to study buoyancy force. Physics Education, v. 53, n. 3, p. 035010, 2018.

GALERIU, Calin; EDWARDS, Scott; ESPER, Geoffrey. An Arduino investigation of simple harmonic motion. The Physics Teacher, v. 52, n. 3, p. 157-159, 2014.

GALVAO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, Mar. 2014. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222014000100183&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 de setembro de 2020. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101543>. Acesso em: 16/04/2020.

KITCHENHAM, B. A. 2004 Procedures for Performing Systematic Reviews, Tech. report TR/SE-0401, Keele University, 2004.

LEITE, L. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, Wendel. (org). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008. p. 61-78.

LIBÂNEO, J. C.. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Goiânia: Cortez, 2011. 51 p.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa. São Paulo: Editora Centauro, 2002.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2017.

MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO. O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/O-que-pensam-os-professores-brasileiros-sobre-a-tecnologia-digital-em-sala-de-aula/?pag=2. Acesso em: 16/04/2020.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 35-76.

MOYA, A. A. Connecting Time and Frequency in the RC Circuit. The Physics Teacher, v. 55, n. 4, p. 228-230, 2017.

NASCIMENTO JUNIOR, J. F.; BORGES, V. E. S.; NASCIMENTO, R. M. M. F. Descrição temporal de forças de colisão: um modelo didático para laboratório de física assistido por sistema embarcado. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 41, n. 3, 2018.

SAMPAIO, RF; MANCINI, MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos , v. 11, n. 1, p. 83-89, Feb. 2007.

SILVEIRA, M. V.; BARTHEM, R. B.; SANTOS, A. C.: Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 41, n. 1, 2018.

SOUZA, A. D., PAIXÃO, A. C., UZÊDA, D. D., DIAS, M. A., DUARTE, S., & AMORIM, H. D. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 2011, 1702, 2011.

SZMOSKI, R. M., DOFF, A., LENART, V. M., SCHWIDERKE, S. K., & FACHINI, L. V. Desenvolvimento de um aparato experimental de baixo custo para o estudo de objetos em queda: análise do movimento de magnetos em tubos verticalmente orientados. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 40, n. 1, 2017.

TUNYAGI, A.; Kandrai, K.; Fülöp, Z.; Kapusi, Z.; Simon, A.; Friction coefficient determination by electrical resistance measurements. Physics Education, v. 53, n. 3, p. 28, 2018.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

SILVA CASTILHO, Weimar; LIMA OLIVEIRA, Denise; GOMES DUTRA, Marco Vinicius. O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a2pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237. Acesso em: 22 nov. 2024.