SERVICIO EDUCATIVO ESPECIALIZADO PARA ALTAS CAPACIDADES: um estudio de caso de pensamento computacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a36pt

Palabras clave:

Altas Habilidades o Superdotación, Asistencia Educativa Especializada, Pensamiento Computacional

Resumen

Los estudiantes con Altas Habilidades/Superdotación constituyen un número significativo en las clases escolares, aunque son invisibilizados por la comunidad escolar. Con el objetivo de ampliar las reflexiones sobre este tema, este trabajo presenta un estudio de caso sobre un adolescente diagnosticado con Altas Habilidades y que presenta Pensamiento Computacional. Se trata de una investigación bibliográfica y cualitativa, en la que se aplicó al adolescente un cuestionario que contenía siete preguntas y un campo de observaciones. Los resultados obtenidos apuntan a una carencia sensible de Atención Educativa Especializada para alumnos con Altas Capacidades/Superdotación en los espacios escolares. Esto nos lleva a concluir que estamos perdiendo la posibilidad de encontrar, estimular y desarrollar talentos y potencialidades en estos estudiantes.

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Biografía del autor/a

Thiago Corrêa Lacerda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Física das Radiações Aplicada (Radioecologia). Tem experiência na área de Radioatividade Aplicada, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. Na área de Radioatividade trabalho com espectrometria e entendimento de fenômenos ambientais usando radionuclídeos como rastreadores. Já em Ensino me dedico a novas metodologias e práticas experimentais que permitam o melhor acesso do aluno às ciências, o que reflete em temas sobre inclusão e integração do corpo discente de forma geral e ampla. Sou, atualmente, professor de Física Básica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro no campus Niterói, onde atuo no nível superior e em cursos técnicos de nível médio, e estou credenciado no Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (Nível doutorado acadêmico) da Universidade Federal Fluminense com ênfase em ambientes inclusivos em todos espaços escolares dos estudantes e altas habilidades e notório saber, sendo, também, colaborador do Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais.

Neyse de Carvalho Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF). neyse.ribeiro@iff.edu.br.

Ivani da Silva Soares, Universidade Federal Fluminense

Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF). ivanisoares@id.uff.br

Kátia Arruda Dias, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (PGCTIn/UFF). katia.dias@ifrj.edu.br.

Citas

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

CORRÊA LACERDA, Thiago; DE CARVALHO RIBEIRO, Neyse; DA SILVA SOARES, Ivani; ARRUDA DIAS, Kátia. SERVICIO EDUCATIVO ESPECIALIZADO PARA ALTAS CAPACIDADES: um estudio de caso de pensamento computacional. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a36pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a36pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15578. Acesso em: 16 may. 2024.