SPOTIFY: mediadores de escuta e arranjos algorítmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a1pt

Palavras-chave:

Spotify, plataformas, algorítmos, mediação

Resumo

Este ensaio desenvolve uma breve história das práticas de produção e da fruição no processo de plataformização da experiência musical e procura entender como os novos ambientes digitais alteram as condições de experiência com a música no mundo contemporâneo. O foco da análise é a plataforma digital de streaming Spotify, como mediador de escuta, no contexto de transformações trazidas pelos modos de registro, distribuição e consumo de música por meio de plataformas digitais – e seus complexos processos de dataficação e orientação pela lógica algorítmica. O ensaio pretende apresentar os momentos iniciais desse processo, a partir da construção de um modelo de negócio, baseado na experiência de captura da atenção, na curadoria humana e algorítmica que orienta a fruição musical no Spotify.

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Biografia do Autor

Liráucio Girardi Júnior, Faculdade Cásper Líbero

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Professor titular (Sociologia e Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero e da Escola de Comunicação/Escola da Indústria Criativa USCS.

Heitor Ribeiro, Faculdade Cásper Líbero

Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.

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Publicado

2022-02-20

Como Citar

GIRARDI JÚNIOR, Liráucio; RIBEIRO, Heitor. SPOTIFY: mediadores de escuta e arranjos algorítmicos . Revista Observatório , [S. l.], v. 8, n. 1, p. a1pt, 2022. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11361. Acesso em: 14 nov. 2024.