AS NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM UM CENÁRIO PÓS-MODERNO: reflexões sobre o ato de ler em novas plataformas

Autores

  • Rose Mara Pinheiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caio Teruel UFMS

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a11pt

Palavras-chave:

leitura, pos-modernidade, educação, jornalismo, educomunicação

Resumo

O presente artigo busca situar a prática jornalística e a leitura de notícias em meio ao conceito de pós-modernidade e plataformas móveis. Com base em autores como Kumar (1997), Featherstone (1991), Freire (2000) e Citelli (2016), e o resultado de um questionário sobre o hábito de leitura entre estudantes do ensino superior, propõe reflexões acerca do sujeito-leitor e a sua relação com a leitura de notícias em meios digitais. A educomunicação e sua relação com o jornalismo surgem como uma proposta para resgatar o diálogo, a formação crítica e a alfabetização midiática numa sociedade cada vez mais mediada pelos dispositivos digitais.

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Biografia do Autor

Rose Mara Pinheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: rose.pinheiro@ufms.br.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

PINHEIRO, Rose Mara; TERUEL, Caio. AS NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM UM CENÁRIO PÓS-MODERNO: reflexões sobre o ato de ler em novas plataformas. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a11pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a11pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10030. Acesso em: 5 nov. 2024.