AS NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM UM CENÁRIO PÓS-MODERNO: reflexões sobre o ato de ler em novas plataformas

  • Rose Mara Pinheiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caio Teruel UFMS
Palavras-chave: leitura, pos-modernidade, educação, jornalismo, educomunicação

Resumo

O presente artigo busca situar a prática jornalística e a leitura de notícias em meio ao conceito de pós-modernidade e plataformas móveis. Com base em autores como Kumar (1997), Featherstone (1991), Freire (2000) e Citelli (2016), e o resultado de um questionário sobre o hábito de leitura entre estudantes do ensino superior, propõe reflexões acerca do sujeito-leitor e a sua relação com a leitura de notícias em meios digitais. A educomunicação e sua relação com o jornalismo surgem como uma proposta para resgatar o diálogo, a formação crítica e a alfabetização midiática numa sociedade cada vez mais mediada pelos dispositivos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Mara Pinheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora do curso de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: rose.pinheiro@ufms.br.

Referências

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.

BORGES, A. G. S. Televisão e Educação: um estudo sobre o Projeto Televisando o Futuro na escola. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CAMPOS, Magno. Diálogo entre pós-modernidade, sujeito e leitura: o processo discursivo e o virtual. In: Hipertextus Revista Digital. n.6, Ago. 2011.

CITELLI, Adilson Odair. Educomunicação, temporalidades e sujeitos. In: XXXIX CONGRESSO DA INTERCOM. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1, p 2114-2201.

CURADO, Olga. A notícia na TV – o dia-a-dia de quem faz Telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1991.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1989.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo. Ed. Ática, 2ª edição, 2000.

KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1997

MELLO, Patrícia Campo. Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp: Com contratos de R$ 12 milhões, prática viola a lei por ser doação não declarada. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 out. 2018. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml> Acesso em 07/01/2019.

ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Espanha: Labcom books, 2014. p. 53-88.

SCHWINGEL, Carla. Sistemas de produção de conteúdos no ciberjornalismo : a composição e a arquitetura da informação no desenvolvimento de produtos jornalísticos / Carla Schwingel. - 2008.

SOARES, Ismar de Oliveira (Org.). Caminhos da Educomunicação. São Paulo: Editora Salesiana, 2001.

SOUSA, Jorge Pedro. Tobias Peucer: progenitor da Teoria do Jornalismo. In: Estudos em Jornalismo e Mídia, Vol. I Nº 2 - 2º Semestre de 2004.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume 2. Florianópolis: Insular, 2004.

VENAGLIA, Guilherme. Rosa Weber: fake news são problema mundial contra o qual não há ‘milagre’: Segundo ministra, Corte priorizará combater acusações de fraude contra o processo eleitoral; Investigação sobre Bolsonaro e Haddad será sigilosa. Veja. São Paulo, 21 out. 2018. Disponível em <https://veja.abril.com.br/politica/rosa-weber-fake-news-sao-problema-mundial-contra-o-qual-nao-ha-milagre/> Acesso em 07/01/2019.

Publicado
2020-10-01
Como Citar
PINHEIRO, R. M.; TERUEL, C. AS NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM UM CENÁRIO PÓS-MODERNO: reflexões sobre o ato de ler em novas plataformas. Revista Observatório , v. 6, n. 6, p. a11pt, 1 out. 2020.