SPOTIFY E SEUS ESTÍMULOS ALGORÍTMICOS: Escolhemos o que ouvimos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a5pt

Palavras-chave:

Lógica algorítmica; estímulo; Spotify; Consumo.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a lógica algorítmica que transforma o modo como consumimos música. Partimos do conceito de nudge (THALER & SUNSTEIN, 2008; YEUNG, 2016) para compreender as mediações algorítmicas do aplicativo (COULDRY; HEPP, 2020) que moldam o consumo de música a partir dos estímulos algorítmicos do aplicativo. Metodologicamente, apresentamos uma análise das funcionalidades do Spotify a fim de identificar onde se apresentam esses estímulos nas funções. Concluímos que a lógica algorítmica do app protagoniza as escolhas de músicas como forma de prestação de serviço ao usuário.

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Biografia do Autor

Alessandra Barros Marassi, Faculdade Cásper Líbero / ECA-USP

Pós-doutora em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP), Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Docente na Faculdade Cásper Líbero

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

MARASSI, Alessandra Barros. SPOTIFY E SEUS ESTÍMULOS ALGORÍTMICOS: Escolhemos o que ouvimos?. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a5, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a5pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16365. Acesso em: 15 dez. 2025.

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