PLATAFORMAS EDUCOMUNICATIVAS EN LÍNEA:el caso de las radios infantiles en España y Portugal
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p279Palavras-chave:
Rádio, infância, digital, educomunicação, Espanha, PortugalResumo
Este artigo explora a oferta de áudio e de conteúdos complementarios das rádios espanholas e portuguesas para crianças que desenvolven a sua actividade na Internet. A pesquisa investiga o estudo de um fenômeno em expansão na Espanha -apenas ter visto a luz quatro operadores de seu tipo desde 2011- e avalia em que medida essas radiowebs estão se tornando plataformas educomunicativas online. A análise revela um uso acentuado do podcast, e evidências de como a música e a ficção – na forma de contos e histórias curtas- tornam-se os principais bandeiras de umas redes alternativas a la programação convencional.
Downloads
Referências
ALBARRAN, Alan B. et al. What happened to our audience? Radio and New Technology Uses and Gratifications Among Young Adult Users. Journal of Radio Studies. Vol. 14 (2), p. 92-101, 2007.
BALSEBRE, Armand et al. The Hidden Radio Audience in Spain: Study on Children’s Relationship with the Radio. Journal of Radio & Audio Media. Vol. 18 (2), p. 212-230, 2011.
BARBEITO, Mª Luz, FERNÁNDEZ SOUTO, Ana Belén y PERONA, Juan José. Ciencia, sonido y niños: las radios infantiles como transmisoras de contenidos científicos a través de Internet. En Libro de Actas. I Congreso Internacional de Cine e Imagen Científicos. Ronda (España), p. 121-133, 2016.
BUCKINGHAM, David. Children and televisión. En QVORTRUP, J. WILLIAM A. CORSARO, W.A. AND HONIG, M-S. (eds). The Palgrave Handbook of Childhood Studies. London: Palgrave MacMillan, 2009.
BULL, M. ‘iPod: un mundo sonoro personalizado para sus consumidores. Comunicar. Revista Científica Iberoamericana de Comunicación y Educación. Vol. 34, p. 55-63, 2010.
GUNTER, Barrie. & McALEER, Jill. Children and television. London and New York: Routledge (second edition), 1997.
GUTIÉRREZ, María. Researching the young radio audience. En KRAMP, L. et al. (eds). Politics, Civil Society and Participation: Media and Communications in a Transforming Environment. Bremen: Edition Lumière, 2016.
LEMISH, Dafna. (2007) Children and television. A global perspective. Malden (USA): Blackwell Publising, 2007.
LIVINGSTONE, Sonia. Young people and new media, London: Sage Publications, 2002.
MCCLUNG, Steven, POMPPER, Donnalyn & KINNALLY, Willyan. The functions of radio for teens: Where radio fits among youth media choices. Atlantic Journal of Communication. Vol. 15 (2), p. 103-119, 2007.
MENDONÇA TEIXEIRA, M. y DUARTE DA SILVA, B. Rádio web & podcast: conceitos e aplicações no ciberespaço educativo. En Actas del I Congreso Publiradio: El poder creativo de la palabra. Madrid: Icono 14, p. 253-261, 2010.
PERONA, Juan José, BARBEITO, Mª Luz y FAJULA, Anna. Los jóvenes ante la sono-esfera digital: medios, dispositivos y consumo sonoro. Comunicación y Sociedad. Navarra (España), Vol. XXVII (1), p. 205-224, 2014.
PERONA, Juan José. Edu-webs radiofónicas: experiencias españolas de educación en medios. Comunicar. Revista Científica Iberoamericana de Comunicación y Educación. Vol. 33, p. 107-114, 2009.
PERONA, Juan José y BARBEITO, Mª Luz. Modalidades educativas de la radio en la era digital. Icono 14. Revista de Comunicación y Nuevas Tecnologías. Vol. 9, p. 12-37, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.