INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE FAMÍLIAS COM BAIXA CONDIÇÃO ECONÔMICA RESIDENTES NA ZONA OESTE DE PIRACICABA-SP
Palavras-chave:
Insegurança Alimentar e Nutricional, Fome, BrasilResumo
Circunstâncias de Insegurança Alimentar e Nutricional (IAN) são encontradas em regiões brasileiras, por diversos fatores como a fome/desnutrição, doenças associadas à má alimentação e ingestão de alimentos de qualidade duvidosa que põe em risco a saúde. Diante dessa situação Políticas Públicas são necessárias para garantir os Direitos Humanos à Alimentação Adequada - DHAA da população brasileira, e também estudos nessa área são necessários para que se possa ter conhecimento de seus determinantes. O presente estudo foi realizado, através da metodologia de pesquisa qualitativa em saúde. Os sujeitos da pesquisa foram nove participantes, mães de crianças menores de dois anos de idade. Foram realizadas entrevistas dialogadas e descritivas para a elaboração dos resultados, que foram obtidos a partir da análise do conteúdo segundo Minayo (1999). Desenvolvidos pelo olhar de duas pesquisadoras, identificando significados e agrupando esses por semelhanças. Foi possível a identificação da riqueza de informações de dados, onde a presença de insegurança alimentar e a fome são reais, apresentando uma realidade que pode ser vista em tantos outros domicílios do Brasil afora. Podemos observar a importância do olhar para as políticas e mecanismos para que o DHAA possa acontecer corretamente. Conhecendo desta forma através de pesquisas, suas falhas, para assim melhorar as situações alimentares brasileiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).