ANÁLISE ESPACIAL DA PRODUÇÃO E RENDA DO SETOR AGROPECUÁRIO NA REGIÃO CENTRO NORTE DO BRASIL DE 2000 a 2015.
Resumo
Este artigo tem o intuito de apresentar a dinâmica da produção econômica com base na atividade agropecuária da região Centro Norte do Brasil. É apresentado de forma quantitativa o perfil da produção agropecuária da região Centro Norte por meio dos dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Relação Anual de Informação Social (RAIS). A agropecuária apresentou um aumento nas taxas de crescimento anuais a partir de 2010, sendo bastante representativa em todo o período no oeste da Bahia, leste do Pará e sul do Maranhão, e com perceptível o crescimento no sul do Piauí, sudoeste e centro-sul do Tocantins e nordeste do Mato Grosso. O crescimento constante da produção econômica do setor da agropecuária não é correlacionado com um crescimento semelhante na renda dos trabalhadores deste setor.Assim, a agropecuária tem avançado tanto pelo bioma amazônico quanto pelosremanescentes de cerrado, transformando a paisagem e destacando áreas de seus contextos regionais anteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).