Fungos: o uso de modelo didático para o Ensino de Ciências

Autores

  • Crisllayne Pereira Bezerra UFT
  • Welloyane Páttila Barros de Souza Gomes UFT
  • Kleiton Dias Meireles UFT
  • Cleyton Corrêa Souza UFT
  • Carla Simone Seibert UFT

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de modelo didático na abordagem do conteúdo de Fungos. A atividade foi desenvolvida pela equipe do PIBID/Biologia/UFT (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), em duas turmas do 7º ano, do Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, Porto Nacional – TO, Brasil. Foi elaborada maquete ilustrativa, com massa de biscuit e EVA, para representar a diversidade dos fungos e seu habitat. Também foram coletados fungos na natureza, para demonstração prática. A atividade de ensino foi iniciada com exposição teórica, seguida pela demonstração da maquete e exposição dos fungos, onde os alunos puderam visualizar e manipular o material. As questões que surgiram foram elucidadas e ao final da atividade, foram organizados grupos com 4 alunos para produzirem redação e esquematizar a estrutura dos fungos. Com esse material foi possível avaliar o nível de aprendizado dos alunos, que foi considerado satisfatório pela qualidade do material produzido.

Biografia do Autor

Carla Simone Seibert, UFT

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de modelo didático na abordagem do conteúdo de Fungos. A atividade foi desenvolvida pela equipe do PIBID/Biologia/UFT (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), em duas turmas do 7º ano, do Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira, Porto Nacional – TO, Brasil. Foi elaborada maquete ilustrativa, com massa de biscuit e EVA, para representar a diversidade dos fungos e seu habitat. Também foram coletados fungos na natureza, para demonstração prática. A atividade de ensino foi iniciada com exposição teórica, seguida pela demonstração da maquete e exposição dos fungos, onde os alunos puderam visualizar e manipular o material. As questões que surgiram foram elucidadas e ao final da atividade, foram organizados grupos com 4 alunos para produzirem redação e esquematizar a estrutura dos fungos. Com esse material foi possível avaliar o nível de aprendizado dos alunos, que foi considerado satisfatório pela qualidade do material produzido.

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Bezerra, C. P., Gomes, W. P. B. de S., Meireles, K. D., Souza, C. C., & Seibert, C. S. (2017). Fungos: o uso de modelo didático para o Ensino de Ciências. Revista Interface (Porto Nacional), (14), 79–89. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/4773

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