ANÁLISE DE MEDIDAS DE CONTROLE E PREVENÇÃO DA DENGUE
Resumo
Dengue é uma arbovirose com transmissão através da picada de insetos, um fator primordial para as elevadas cargas epidêmicas da dengue no Brasil é o rápido crescimento e urbanização populacional, com associação a falta de profilaxias no controle do vetor. Essa urbanização apresenta-se de maneira desorganizada, muitas vezes sem um projeto estrutural adequado e onde assetam-se moradores das mais baixas rendas financeiras, em que convivem em situações de extrema pobreza com locais sem adequados abastecimentos de agua, esgotamento sanitários e onde a coleta e lixo muitos vezes é quase inexistente. É necessária uma intervenção no ambiente coletivo que a doença está condicionada, no intuito de se obter o real controle da doença. Como proposta de intervenção para essa situação, analisa-se a destinação de recursos para a construção de aterros sanitários, saneamento e tratamento do esgoto sanitário. Portanto para um eficaz controle da endemia da dengue, considera-se como primordiais abordagens em âmbito ambiental com mudanças no meio ambiente que reduzam a propagação do vetor, eliminando os potenciais criadouros do Aedes aegypti.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).