CARTOGRAFIA LITERÁRIA: A CONSTRUÇÃO DO BRASIL ATRAVÉS DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS E NARRATIVAS.
DOI:
https://doi.org/10.20873/n29202511Resumo
Este trabalho explora a inter-relação entre literatura e história, utilizando documentos históricos como a Carta de Pero Vaz de Caminha, o Tratado de Tordesilhas e o Tratado de Madri para investigar a formação da identidade nacional brasileira. Tendo por base o texto de Jacques Derrida, Otobiografia, a análise desses textos revela como narrativas literárias e políticas contribuíram para a criação e ocupação de territórios, legitimando o domínio das coroas europeias sobre o “Novo Mundo”. A pesquisa utiliza uma metodologia que combina análise documental e teórica, destacando a influência desses documentos na formação cultural e geopolítica do Brasil. Conclui-se que tanto a literatura quanto os discursos oficiais tiveram um papel fundamental na configuração territorial e na construção da identidade nacional brasileira, antecipando e moldando a realidade social e política do país. Dessa forma, o estudo demonstra a importância dessas fontes históricas na compreensão do processo de colonização e desenvolvimento da nação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interface (Porto Nacional)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).