CERRADO DO CENTRO NORTE DO BRASIL: EXPANSÃO DO AGROMINERAL E ESPOLIAÇÃO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/n2920254

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a evolução da expansão do agromineral na região do Centro Norte do Brasil. A metodologia utiliza foi o debate teórico sobre fronteira, território e espoliação. Utilizou-se, também, de dados secundários sobre a produção agropecuária municipal (2016 e 2019), contas regionais (2019) e do Índice Firjan (2006 e 2016). Os principais resultados sugerem que a nova área delimitada pelo Ministério do Planejamento em 2018, apresenta-se forte expansão do agronegócio, trazendo consigo as contradições do sistema capitalista, conflitos territoriais, degradação ambiental, acumulação e exploração, inerente ao próprio sistema. Verificou-se a expansão da extração do minério no Sudeste do Pará na região de Parauapebas, Carajás e Marabá. Quanto a expansão da soja destaca-se São Félix do Araguaia – MT), Oeste Baiano (Luís Eduardo Magalhães, Barreiras) Sul do Maranhão (Balsa e Tasso Fragoso) e no Tocantins (Porto Nacional, Campos Lindos, Formoso do Araguaia e Pedro Afonso. Em complemento à análise, utilizou-se o índice Firjam, que revelou as contradições do chamado dito “desenvolvimento”, alguns municípios apresentam-se produção de soja considerável, porém com indicadores sociais e econômico aquém do esperado, este índice apontou a necessidade de políticas públicas eficaz, capaz de gerar desenvolvimento local, regional e humano mais inclusivo.

 

Biografia do Autor

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Economista pela UEM, Mestre em Economia Aplicada pela UFV e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE, Toledo - PR. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômica da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Lider do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil (DRT - Centro Norte).

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

Oliveira, N. M. de. (2025). CERRADO DO CENTRO NORTE DO BRASIL: EXPANSÃO DO AGROMINERAL E ESPOLIAÇÃO. Revista Interface (Porto Nacional), 29(29), 33–46. https://doi.org/10.20873/n2920254