Uso de mapas e bases georreferenciadas como suporte ao ensino sobre as transformações do espaço urbano
Palavras-chave:
Espaço urbano, Educação, Bases georreferenciadas, Mapeamento.Resumo
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa sobre o uso de mapas e bases georreferenciadas no ensino da Geografia para o ensino básico. A escala de trabalho aborda materiais disponíveis em nível nacional e aponta exemplos de aplicações a serem adotados e abordados em sala de aula pelos docentes em atividades diversas. Os dados foram coletados por pesquisa aos principais centros de produção de bases georreferenciadas no país, entre eles: o Ministério do Meio Ambiente, Ministério dos Transportes e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Como principais resultados destacam-se: a concepção de temas, assuntos e atividades a serem abordadas com o uso do material coletado na web, bem como a disponibilização de uma ficha explicativa com objetivos a serem alcançados, apresentação de mapas e formas de avaliação. Como conclusão cabe afirmar que é possível realizar intervenções adequadas à aprendizagem dos alunos a partir de materiais disponíveis na web, bem como criar mapas e desenvolver análise crítica.
Referências
ALMEIDA, F. J. Educação à distância: formação e professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem – Projeto NAVE. São Paulo: PUC/SP, 2001.
ALMEIDA, M.E.B. Prática e formação de Professores na Integração de Mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação SEED, 2005, p.39,45.
BANHARA, G. D. A Utilização das Novas Tecnologias no Ensino de Geografia. Disponível em: . Acesso em 21 Jun. 2014.
CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 83-134.
CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
HAESBAERT, R. Territórios alternativos. Niterói: EdUFF/São Paulo: Contexto, 2006.
OLIVEIRA, M. M. O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário? GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 609-623, 2014.
PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).