Uso de mapas e bases georreferenciadas como suporte ao ensino sobre as transformações do espaço urbano

Autores

  • Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Monika Richter Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJT)

Palavras-chave:

Espaço urbano, Educação, Bases georreferenciadas, Mapeamento.

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa sobre o uso de mapas e bases georreferenciadas no ensino da Geografia para o ensino básico. A escala de trabalho aborda materiais disponíveis em nível nacional e aponta exemplos de aplicações a serem adotados e abordados em sala de aula pelos docentes em atividades diversas. Os dados foram coletados por pesquisa aos principais centros de produção de bases georreferenciadas no país, entre eles: o Ministério do Meio Ambiente, Ministério dos Transportes e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Como principais resultados destacam-se:  a concepção de temas, assuntos e atividades a serem abordadas com o uso do material coletado na web, bem como a disponibilização de uma ficha explicativa com objetivos a serem alcançados, apresentação de mapas e formas de avaliação. Como conclusão cabe afirmar que é possível realizar intervenções adequadas   à aprendizagem dos alunos a partir de materiais disponíveis na web, bem como criar mapas e desenvolver análise crítica.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta no Departamento de Geografia e professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

Monika Richter, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJT)

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Docente permanente e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRRJ.

Referências

ALMEIDA, F. J. Educação à distância: formação e professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem – Projeto NAVE. São Paulo: PUC/SP, 2001.

ALMEIDA, M.E.B. Prática e formação de Professores na Integração de Mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação SEED, 2005, p.39,45.

BANHARA, G. D. A Utilização das Novas Tecnologias no Ensino de Geografia. Disponível em: . Acesso em 21 Jun. 2014.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 83-134.

CAVALCANTI, L. S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

HAESBAERT, R. Territórios alternativos. Niterói: EdUFF/São Paulo: Contexto, 2006.

OLIVEIRA, M. M. O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário? GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 609-623, 2014.

PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2009.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

Souza, E. M. F. da R. de, & Richter, M. (2016). Uso de mapas e bases georreferenciadas como suporte ao ensino sobre as transformações do espaço urbano. Revista Interface (Porto Nacional), (09). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1909