EDUCAÇÃO E LIBERDADE: AUTONOMIA EM SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Resumo
O presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da educação, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Com relação à problemática, partimos do seguinte questionamento: como revolucionar a educação nos moldes da metodologia freiriana? O objetivo do trabalho foi refletir sobre colaboração de Paulo Freire para a educação, apresentadas nos livros Pedagogia da autonomia (2020) e A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (2011). A pesquisa é qualitativa em forma de análise documental, tendo como base dois temas centrais: Pedagogia da Autonomia (2020) e A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (2011). A análise evidenciou a identidade do pensamento de Paulo Freire com uma concepção crítica de Educação revolucionaria, valorizando a curiosidade, dos educandos e as práticas educacionais, além disso, verificou-se que a pedagogia da autonomia não se trata apenas de transmitir conhecimentos, mas de inserção na realidade do educando e na criação de oportunidades e produção de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).