EDUCAÇÃO E LIBERDADE: AUTONOMIA EM SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

  • Ana Laura de Miranda e Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Neila Nunes de Souza

Resumo

O presente estudo traz contribuições para o desenvolvimento da educação, tendo como base o pensamento de Paulo Freire. Com relação à problemática, partimos do seguinte questionamento: como revolucionar a educação nos moldes da metodologia freiriana? O objetivo do trabalho foi refletir sobre colaboração de Paulo Freire para a educação, apresentadas nos livros Pedagogia da autonomia (2020) e A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (2011). A pesquisa é qualitativa em forma de análise documental, tendo como base dois temas centrais: Pedagogia da Autonomia (2020) e A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (2011). A análise evidenciou a identidade do pensamento de Paulo Freire com uma concepção crítica de Educação revolucionaria, valorizando a curiosidade, dos educandos e as práticas educacionais, além disso, verificou-se que a pedagogia da autonomia não se trata apenas de transmitir conhecimentos, mas de inserção na realidade do educando e na criação de oportunidades e produção de conhecimento.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

de Miranda e Silva, A. L., & Nunes de Souza , N. . (2022). EDUCAÇÃO E LIBERDADE: AUTONOMIA EM SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA FREIREANA. Revista Interface (Porto Nacional), 22(22), 6–18. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/14710