O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM PORTO NACIONAL - TOCANTINS: REALIDADE OU APENAS TEORIA?

Autores

Resumo

Esse trabalho visa investigar a abordagem educacional voltada para uma educação inclusiva destinada a estudantes com Transtornos Globais do Desenvolvimento, especificamente, no que se refere ao Transtorno do Espectro Autista com psicose infantil e crianças com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH, com dificuldade de aprendizagem. O objetivo é compreender como as práticas pedagógicas, a estrutura de apoio e as estratégias inclusivas são implementadas para promover o desenvolvimento e aprendizado desses estudantes. O levantamento de dados dessa investigação, com o objetivo de obter informações prévias referente ao atendimento educacional especializado, deu-se a partir de pesquisa bibliográfica, sendo esta, de fonte secundária, para análise dos estudos já realizados sobre esse tema por outros estudiosos a exemplo das autoras Mori e Cerezuela (2021) e por meio de entrevistas com professores responsáveis pelo atendimento especializado a estudantes com necessidades especiais da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Dom Pedro II, de Porto Nacional – Tocantins, uma referência de prática da educação inclusiva, nesta cidade, principalmente, para a comunidade autista . Os estudos realizados foram relevantes para o entendimento sobre uma educação inclusiva, de fato e para ampliar as discussões entre a comunidade discente e docente, a respeito do direito a uma educação que proporcione oportunidades igualitárias a estudantes com necessidades especiais de aprendizado.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Necessidades educacionais especiais. Atendimento educacional especializado.

 

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Dutra da Silva, T., & Nunes de Souza, N. (2025). O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM PORTO NACIONAL - TOCANTINS: REALIDADE OU APENAS TEORIA?. Revista Interface (Porto Nacional), 28(28), 62–75. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/20623