A escola como espaço dos saberes e da educação em direitos humanos pelo respeito às diversidades
Resumo
O presente trabalho trata da escola como lócus privilegiado da Educação em Direitos Humanos e do respeito e promoção a Diversidade. A partir da perspectiva teórica do multiculturalismo consideramos a escola como meio social para o desenvolvimento das identidades dos sujeitos, na qual o aluno ocupa o centro do debate considerando o respeito às diversidades culturais. Utilizamos da pesquisa bibliográfica para compreender a escola como espaço de construção dos saberes na promoção de ações possíveis dentro de um contexto de diversidade cultural. Os resultados indicam a Educação em Direitos Humanos como alternativa para solucionar conflitos escolares em razão das questões envoltas às diversidades culturais. A escola tornou-se o principal ambiente de formação para a cidadania, cujo grande desafio é dissipar, ou pelo menos, amenizar as várias situações de discriminação. Isso nos leva a considerar que a formação para cidadania passa pelo respeito às diferenças e à diversidade cultural, temas que devem ser tratados no âmbito escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).