A escola como espaço dos saberes e da educação em direitos humanos pelo respeito às diversidades

Autores

  • Jacqueline Lopes Freire Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Laísa Francisco Silva Universidade de Uberaba (UNIUBE)
  • Mario Borges Netto UFT

Resumo

O presente trabalho trata da escola como lócus privilegiado da Educação em Direitos Humanos e do respeito e promoção a Diversidade. A partir da perspectiva teórica do multiculturalismo consideramos a escola como meio social para o desenvolvimento das identidades dos sujeitos, na qual o aluno ocupa o centro do debate considerando o respeito às diversidades culturais. Utilizamos da pesquisa bibliográfica para compreender a escola como espaço de construção dos saberes na promoção de ações possíveis dentro de um contexto de diversidade cultural. Os resultados indicam a Educação em Direitos Humanos como alternativa para solucionar conflitos escolares em razão das questões envoltas às diversidades culturais. A escola tornou-se o principal ambiente de formação para a cidadania, cujo grande desafio é dissipar, ou pelo menos, amenizar as várias situações de discriminação. Isso nos leva a considerar que a formação para cidadania passa pelo respeito às diferenças e à diversidade cultural, temas que devem ser tratados no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Jacqueline Lopes Freire, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Laísa Francisco Silva, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Mario Borges Netto, UFT

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Tocantinópolis.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Freire, J. L., Silva, L. F., & Netto, M. B. (2017). A escola como espaço dos saberes e da educação em direitos humanos pelo respeito às diversidades. Revista Interface (Porto Nacional), (14), 53–63. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/4776