EDUCAÇÃO CRÍTICA A SERVIÇO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A NECESSIDADE DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL

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DOI:

https://doi.org/10.20873/interface.v26i26.17771

Resumo


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo, dialogar sobrea  relação acerca das contribuições do afamado teórico, pedagogo brasileiro Paulo Freire para uma educação crítica a serviço da transformação social, a pesquisa foi desenvolvida  a partir da leitura dos livros Pedagogia do oprimido; Freire(1974; 2001), A importância do ato de ler: em três artigos que se completam; Freire (2008; 2011) e o artigo: Educação Numa Perspectiva Crítica: Pensar a docência revolucionaria freiriana; Souza, Ferraz e Souza (2020), publicado na revista Universidade e Sociedade. Para tal propósito trazemos indagações sobre o porquê de a criticidade ser um fator de suma importância quando se objetiva alcançar uma educação revolucionária nos moldes da metodologia freiriana, através do estudo destes referenciais teóricos buscamos responder estas indagações apontando o panorama atual da educação do ensino fundamental anos finais no Brasil  sinalizando as práticas educacionais que contemplam essa educação crítica e também as que dificultam este processo de transformação social através da educação.  

 

Palavras-chave: Educação revolucionária, Prática educacional, Educação Crítica.

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Publicado

2024-04-03

Como Citar

Batista Galvão, G., & Nunes de Souza, N. (2024). EDUCAÇÃO CRÍTICA A SERVIÇO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A NECESSIDADE DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL. Revista Interface (Porto Nacional), 26(26), 50–60. https://doi.org/10.20873/interface.v26i26.17771