EDUCAÇÃO CRÍTICA A SERVIÇO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A NECESSIDADE DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL
Resumo
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo, dialogar sobrea relação acerca das contribuições do afamado teórico, pedagogo brasileiro Paulo Freire para uma educação crítica a serviço da transformação social, a pesquisa foi desenvolvida a partir da leitura dos livros Pedagogia do oprimido; Freire(1974; 2001), A importância do ato de ler: em três artigos que se completam; Freire (2008; 2011) e o artigo: Educação Numa Perspectiva Crítica: Pensar a docência revolucionaria freiriana; Souza, Ferraz e Souza (2020), publicado na revista Universidade e Sociedade. Para tal propósito trazemos indagações sobre o porquê de a criticidade ser um fator de suma importância quando se objetiva alcançar uma educação revolucionária nos moldes da metodologia freiriana, através do estudo destes referenciais teóricos buscamos responder estas indagações apontando o panorama atual da educação do ensino fundamental anos finais no Brasil sinalizando as práticas educacionais que contemplam essa educação crítica e também as que dificultam este processo de transformação social através da educação.
Palavras-chave: Educação revolucionária, Prática educacional, Educação Crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).