EDUCAÇÃO CRÍTICA A SERVIÇO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A NECESSIDADE DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL

Autores

Resumo


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo, dialogar sobrea  relação acerca das contribuições do afamado teórico, pedagogo brasileiro Paulo Freire para uma educação crítica a serviço da transformação social, a pesquisa foi desenvolvida  a partir da leitura dos livros Pedagogia do oprimido; Freire(1974; 2001), A importância do ato de ler: em três artigos que se completam; Freire (2008; 2011) e o artigo: Educação Numa Perspectiva Crítica: Pensar a docência revolucionaria freiriana; Souza, Ferraz e Souza (2020), publicado na revista Universidade e Sociedade. Para tal propósito trazemos indagações sobre o porquê de a criticidade ser um fator de suma importância quando se objetiva alcançar uma educação revolucionária nos moldes da metodologia freiriana, através do estudo destes referenciais teóricos buscamos responder estas indagações apontando o panorama atual da educação do ensino fundamental anos finais no Brasil  sinalizando as práticas educacionais que contemplam essa educação crítica e também as que dificultam este processo de transformação social através da educação.  

 

Palavras-chave: Educação revolucionária, Prática educacional, Educação Crítica.

Downloads

Publicado

2024-04-03

Como Citar

Batista Galvão, G., & Nunes de Souza, N. (2024). EDUCAÇÃO CRÍTICA A SERVIÇO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A NECESSIDADE DA PERSPECTIVA FREIRIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA TRADICIONAL. Revista Interface (Porto Nacional), 26(26), 50–60. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/17771