Revistas
-
Revista de Estudos Anglo-Brasileiros
A Revista de Estudos Anglo-Brasileiros / Journal of Anglo-Brazilian Studies é uma publicação semestral digital, com double-blind peer reviewing, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar resenhas e artigos inéditos sobre relações anglo-brasileiras em diversos períodos oriundos de várias áreas de saber, nomeadamente: estudos literários e culturais, história, filosofia, ciência, ciências políticas, sociologia, antropologia, tradução, linguística e economia, entre outras. O principal enfoque da revista são as relações anglo-brasileiras, nomeadamente as representações de regiões e países anglófonos nas expressões culturais e literatura brasileiras, as representações do Brasil nas literaturas e culturas de língua inglesa, bem como os vários tipos de intercâmbio entre o Brasil e países e regiões de língua inglesa desde o século XVI.
Os artigos, redigidos em inglês ou português, de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), serão avaliados às cegas - double-blind peer reviewing.
Linha editorial
Representações de espaços anglófonos nas literaturas brasileira e de outros espaços pós-coloniais de língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Macau, Goa, Timor Leste, Cabo Verde e Guiné Bissau.
Representações do Brasil e de outros espaços pós-coloniais de língua portuguesa nas literaturas e em expressões culturais anglófonas.
Literaturas da diáspora.
História das relações anglo-brasileiras
Estudos de tradução em inglês e português.
-
DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins
Desafios é uma publicação científica quadrimestral da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins, dirigida à produção acadêmica interdisciplinar com interesse nas áreas de: Ciências Humanas e Contemporaneidade; Saúde e Sociedade; Eduação; Ciência, Tecnologia e Ciências Agrárias. Recebe artigos em fluxo contínuo e trabalha com publicação no formato contínuo. ISSN - 2359-3652
-
Caderno Brasileiro de Educação, Saúde e Lazer
O Caderno Brasileiro de Educação, Saúde e Lazer é um espaço multidisciplinar que
abrange temas cruciais e contemporâneos nas áreas de educação, saúde e lazer. Nossa
missão é fornecer uma plataforma para pesquisadores, acadêmicos e profissionais
compartilharem suas descobertas e contribuir para o avanço do conhecimento em seus
respectivos campos. Por meio de nossa publicação em fluxo contínuo, garantimos que
os leitores tenham acesso imediato às mais recentes pesquisas e discussões,
promovendo uma troca dinâmica e enriquecedora de ideias. Valorizamos a excelência
acadêmica e o rigor científico, e nossa equipe editorial é composta por especialistas
renomados que garantem a qualidade e relevância dos trabalhos publicados. Estamos
comprometidos com a diversidade e a inclusão, refletindo nossa dedicação a uma
abordagem global e colaborativa. Convidamos você a explorar nossas edições e a
contribuir para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas de educação, saúde e
lazer. -
Capim Dourado: Diálogos em Extensão
[PT] A Revista Capim Dourado: Diálogos em Extensão (ISSN nº 2595-7341) é uma publicação de periodicidade quadrimestral, considerando chamadas extraordinárias, associada às políticas de promoção das diretrizes da extensão universitária brasileira, em especial às suas vivências e aplicabilidade no contexto amazônico.
[EN] The Capim Dourado: Dialogues in Extension (ISSN nº 2595-7341) is a quarterly periodical publication, considering extraordinary calls, associated to the policies to promote the guidelines of the Brazilian university extension, especially to its experiences and applicability in the Amazonian context.
[ES] La Revista Capim Dorado: Diálogos en Extensión (ISSN nº 2595-7341) es una publicación de periodicidad cuatrimestral, considerando llamadas extraordinarias, asociada a las políticas de promoción de las directrices de la extensión universitaria brasileña, en especial a sus vivencias y aplicabilidad en el contexto amazónico.
-
ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA
https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/9000
Acta Semiotica et Linguistica (ASEL) é um periódico cientifico internacional, com publicação de três números de fluxo contínuo e, ocasionalmente, uma edição especial. Tem por objetivo favorecer o intercâmbio entre docentes e pesquisadores de ciências humanas, interessados nos problemas da Semiótica e da Linguística, considerando tendências teóricas diversas. Atende, também, a estudiosos de Literatura, libras e braile que utilizem a Semiótica e a Linguística como proposta teórica. Fundada na USP de São Paulo, em 1977, em 2009, passou a ser publicada pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba-Br. A partir do segundo semestre de 2023, está sendo publicada pela Universidade Federal do Tocantins. Suas produções são distribuídas em três seções: artigos, traduções/versões e entrevistas (com pesquisadores que atuam na linha de proposta da revista).
ISSN Eletrônico: 2446-7006. ISSN Impresso: 0102-4264. Qualis/CAPES 2020: B3.
-
Revista Amazônia Moderna
A REVISTA AMAZÔNIA MODERNA é uma publicação em fluxo contínuo, com a finalidade de divulgar e difundir artigos científicos inéditos e relevantes com pesquisadoras e pesquisadores de variadas origens sobre a Arquitetura e Urbanismo na Amazônia. O objetivo da revista é estimular o debate, por meio de artigos, resenhas e entrevistas, sobre arquitetura, vilas, cidades e territórios na região Pan-amazônica, formada por diversos países da América do Sul que partilham o mesmo bioma. O recorte temporal preferencial para submissão de publicações é o século XX e XXI, sem prejuízo de revisitar períodos anteriores. A revista é uma publicação da Universidade Federal do Tocantins. O acesso à revista é livre e gratuito.
ISSN n° 2594-7494
O arquivo do trabalho submetido não deverá, em hipótese alguma, conter o nome dos seus autores.
-
Journal of Biotechnology and Biodiversity
O Journal of Biotechnology and Biodiversity foi criado em 2010 e publica artigos originais, artigos de revisão, estudos de caso e comunicações breves sobre os fundamentos, aplicações e gestão da biodiversidade. O objetivo da revista é avançar e disseminar o conhecimento em todas as áreas afins de Ciências Agrárias, Química, Biotecnologia e Biodiversidade.
-
Revista Observatório
[PT] A Revista Observatório é um periódico trimestral, com foco na discussão acadêmica e em estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo e da Educação. A revista nasce internacionalizada, possuindo editores no Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Recebe em fluxo contínuo, textos em português, espanhol, inglês e francês para as seções artigos, dossiê temático, ensaios, entrevista, resenha e temas livres. (ISSN nº 2447-4266) [Qualis 2017-2020: A2]
[EN] The Observatório Journal is a quarterly journal, focusing on academic discussion and advanced interdisciplinary studies in the field of Communication, Journalism and Education. The magazine is born internationalized, having publishers in Brazil, Cape Verde, Mozambique and Portugal. It receives in continuous flow, texts in Portuguese, Spanish, English and French for the sections articles, thematic dossier, essays, interview, review and free themes. (ISSN nº 2447-4266) [Qualis 2017-2020: A2]
[ES] El Observatorio Magazine es una revista trimestral, se centra en la discusión académica y estudios interdisciplinarios avanzados en el campo de la Comunicación, Periodismo y Educación. La revista nace internacionalizado, teniendo editoriales en Brasil, Cabo Verde, Mozambique y Portugal. Recibe el streaming, texto en portugués, español, Inglés y Francés secciones de artículos, dossier temático, ensayos, entrevistas, revisión y temas libres. (ISSN nº 2447-4266) [Qualis 2017-2020: A2]
[FR] L'Observatoire Journal est une revue trimestrielle, en mettant l'accent sur la discussion académique et les études interdisciplinaires avancées dans le domaine de la communication, du journalisme et de l'éducation. Le magazine est né internationalisé, ayant des éditeurs au Brésil, Cap-Vert, le Mozambique et le Portugal. Reçoit le streaming, le texte en portugais, espagnol, anglais et français sections pour des articles, dossier thématique, des essais, interviews, revue et thèmes gratuits. (No ISSN 2447-4266). [Qualis 2017-2020: A2]
-
REVISTA ANTÍGONA
A ANTÍGONA nasce da necessidade de ampliar a abrangência e atuação do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Porto Nacional. A revista projeta, a partir deste ano de sua criação, montar um Corpo Editorial, realizar publicações semestrais, com dossiês organizados pelos professores desse campus ou por professores convidados, recebendo artigos de autores nacionais e estrangeiros. O objetivo inicial é organizar a documentação necessária e alcançar sua indexação e qualificação.
-
Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics
O Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics (AJCEAM) é um periódico semestral da Universidade Federal do Tocantins, Brasil, que visa proporcionar um canal de comunicação e divulgação trabalhos acadêmicos nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia e Matemática Aplicada. Visto a necessidade de divulgação de novas pesquisas voltadas para os ramos das ciências centradas em computação e sabendo que tecnologias surgem somente com o desenvolvimento de métodos científicos sólidos e amplamente experimentados, o AJCEAM fomenta a pesquisa científica nas Ciência da Computação, Engenharia e Matemática Aplicada em sua natureza e em suas diversas especificidades.
-
Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação
[PT] A Aturá - Revista Pan-Amazônica de Comunicação (ISSN nº 2526-8031) é um periódico quadrimestral, com foco na discussão acadêmica e em estudos interdisciplinares avançados no campo da Comunicação, do Jornalismo e da Educação. A revista nasce internacionalizada, possuindo editores nos países que compõem a Amazônia Legal. Recebe em fluxo contínuo, textos em português, espanhol e inglês para as seções artigos, dossiê temático, ensaios, entrevista, resenha e temas livres.
[EN] Aturá - Pan-Amazonian Journal of Communication (ISSN nº 2526-8031) is a quarterly journal, focusing on academic discussion and advanced interdisciplinary studies in the field of Communication, Journalism and Education. The magazine is born internationalized, having editors in the countries that compose the Legal Amazon. It receives in continuous flow, texts in Portuguese, Spanish and English for the sections articles, thematic dossier, essays, interview, review and free themes.
[ES] La Aturá - Revista Pan-Amazónica de Comunicación (ISSN nº 2526-8031) es un periódico cuatrimestral, con foco en la discusión académica y en estudios interdisciplinarios avanzados en el campo de la Comunicación, del Periodismo y de la Educación. La revista nace internacionalizada, poseyendo editores en los países que componen la Amazonía Legal. Recibe en flujo continuo, textos en portugués, español e inglés para las secciones artículos, expediente temático, ensayos, entrevista, reseña y temas libres.
-
Revista Vertentes do Direito
A Revista Vertentes do Direito é uma iniciativa do Curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins, com interesse na divulgação de trabalhos científicos nas diversas subáreas do Direito, tendo como objetivo a interdisciplinaridade. Recebe em fluxo contínuo, textos em português, espanhol e inglês para as seções artigos, ensaios e resenha. (ISSN 2359-0106)
Qualis 2017 - 2020 - B1
-
Revista de Patologia do Tocantins
Criada em 2013, a Revista de Patologia do Tocantins é um periódico de fluxo contínuo, que publica resultados de investigação na área da saúde, artigos originais, revisões de literatura, casos clínicos ou relatos de casos, comunicações breves, cartas ao editor e editoriais, sobre uma grande variedade de temas de importância para ciência da saúde.Tendo como público alvo todos os profissionais de saúde, a missão desse periódico é difundir as produções científicas que trazem algum impacto à saúde da população.
-
Porto das Letras
A revista Porto das Letras é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional, com Qualis A3 (2017-2020). A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.
-
Revista Interface (Porto Nacional)
Com duas edições anuais, acesso livre e imediato ao seu conteúdo, a Revista Interface tem objetivo a publicação resenhas de livros, artigos originais e inéditos, sobre assuntos de interesse científico da Geografia e ciências afins, que tratem das temáticas: educação, meio ambiente e desenvolvimento, respeitando os princípios da diversidade teórica, metodológica e epistemológica.
-
Perspectivas
A Revista Perspectivas é um periódico eletrônico semestral especializado na divulgação de trabalhos científicos no domínio da Filosofia e Ensino de Filosofia. O seu objetivo é divulgar trabalhos inéditos em português , inglês, francês, italiano e espanhol que contribuam para o debate filosófico, sejam eles artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções. Os textos podem ser enviados conforme o formato de sua natureza, considerando as normas da revista para avaliação rigorosa dos pares, aceite, indexação e publicação. A Revista Perspectivas recebe textos de Mestres, Mestrandos, Doutores e Doutorandos.
-
Espaço e Tempo Midiáticos
A revista Espaço e Tempo Midiáticos é uma publicação multidisciplinar semestral, aberta à divulgação de artigos científicos das áreas de ciências sociais, exatas e da terra. Destina-se estudos empíricos, históricos, teóricos e conceituais, revisões críticas, resenha de livros, entrevistas. Coordenada pelo Grupo de Pesquisa "Mídias e Territorialidades Ameaçadas", da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
-
PRODUÇÃO ACADÊMICA
O periódico "Revista Produção Acadêmica" já possui quatro edições impressas e ISSN 1809-2756. Atualmente, a revista esta totalmente eletrônica com ISSN 2448-2757. Os trabalhos a serem encaminhado a revista deverão contemplar as linhas de pesquisas do Núcleo de Estudos Urbanos Regionais e Agrários - NURBA/UFT, abrangendo também outras temáticas das ciências humanas e sociais. É uma publicação semestral com o objetivo de propalar conhecimentos pertinentes à Geografia Humana, dando atenção para os trabalhos de cunho marxista com intuito de contribuir para a formação de geógrafos e cidadãos críticos. Dessa forma, receberemos, mediante parecer, artigos, resumos, resenhas e relatos de experiências, a partir de procedimentos teórico-metodológicos da ciência geográfica.
-
RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação
Revista do Curso de Pedagogia, do Câmpus "Professor Dr. Sérgio Jacintho Leonor" - Arraias - Universidade Federal do Tocantins. O colegiado conta com vários Grupos e Núcleos de Pesquisa nas mais diversas temáticas do campo educacional, realizando várias atividades extensionistas nas comunidades tradicionais da região, nas divisas do estado do Tocantins com Goiás e Bahia, principalmente. Nosso câmpus, conta ainda com um Curso de Especialização em Educação Infantil, em cárter permanente, que vem se solidificando com produção de conhecimento na região, com fim de organização de uma Linha de Pesquisa para o futuro curso de mestrado profissional. A ideia é que a Revista seja um veículo de divulgação tanto das pesquisas dos grupos e núcleos como também das orientações desenvolvidas de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil. A RELPE também se propõe a divulgar artigos de professores e pesquisadores externos a UFT. Aguardamos vossos trabalhos dos mais diversos locais regionais do nosso país e também do exterior.
-
Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial (ISSN 2527-1253)
A Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial (ISSN 2527-1253), tem o apoio do programa Pró-Integração da CAPES (edital n.55/2013 (CAPES/MI)), objetivando a realização de projetos conjuntos de pesquisa entre pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior - IES, as ações da revista CSDT tem como principal objetivo a difusão das pesquisas elaboradas nas temáticas que envolvem as questões concernentes ao Desenvolvimento Territorial, Regional e Políticas Públicas no que tange ao controle social e novos instrumentos de participação política, bem como arranjos sociais e institucionais. Sendo um periódico semestral editado conjuntamente através da parceria interinstitucional de três programas de pós-graduação Stricto Sensu, envolvendo Instituições de Ensino Superior no Brasil. O Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas EBAPE/FGV; A área de concentração denominada de Políticas Públicas Comparadas do PPGCTIA/UFRRJ e UNRC – Programa de Pós-Graduação e Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária da Universidades Federal Rural do Rio de Janeiro, também conhecido como Binacional pela sua parceria com a Universidade de Rio Cuarto da província de Córdoba-Argentina, o PPGDT/UFRRJ – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT – Universidade Federal do Tocantins.
-
Revista Brasileira de Educação e Diversidades/The Brazilian Scientific Journal of Education and Diversity
A Revista Brasileira de Educação e Diversidades (RBED), vinculada à Pós-graduação e ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis-TO, publica trabalhos nacionais e internacionais na área de ciências humanas, com ênfase em Educação, na forma de artigos, entrevistas, dossiês e resenhas de livros, nos seguintes eixos temáticos: Fundamentos da educação: discute as contribuições das áreas da história, filosofia, sociologia e psicologia para compreensão da educação, a partir de diferentes perspectivas teórico; Formação de professores: discute a questão da formação inicial e continuada de professores como um processo contínuo de desenvolvimento para a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e de políticas de formação; e Diferenças culturais, linguagens e práticas pedagógicas: discute a questão das diferenças culturais (raça, etnia, gênero, sexualidade, cultura, religião, classe social, idade, pessoas com deficiência, etc.), a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e práticas pedagógicas, que se expressam por meio de diferentes linguagens.
-
Trabalho (En)Cena
Diante das transformações ocorridas no mundo do trabalho na contemporaneidade, observa-se que os trabalhadores estão sendo afetados e isto merece atenção da Ciência Psicologia e áreas afins. A Revista Trabalho (En)Cena publica artigos relacionados ao trabalho, com foco em abordagens críticas e clínicas. Publica artigos escritos por autores brasileiros e também de outros países.
ISSN Eletrônico 2526-1487 - Submissões GRATUITAS - ESTRATO QUALIS CAPES: B1 (Qualis Novos 2023)
A Revista Trabalho EnCena está no instagram @trabalhoencena
-
Teatro: Criação e Construção de Conhecimento
TEATRO: criação e construção de conhecimento vem a público com o intuito de fomentar discussões a respeito da intrínseca relação entre experiência estética e construção de conhecimento no contexto teatral. A revista tem por foco apresentar estudos que reconheçam as especifidades do ensino e da prática de teatro em seus diferentes contextos, ao mesmo tempo em que permitam o delineamento de características comuns de sua ocorrência.
-
Portal de Livros da Editora
Vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq/UFT), a Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT) tem por objetivo editar ou coeditar e publicar material de qualidade e relevância científica, técnica, cultural e/ou didática de forma a atender aos interesses do ensino, da pesquisa e da extensão, e incentivar a sua produção.