Edição Atual

v. 9 n. 13 (2023): 13ª Edição - Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial
					Visualizar v. 9 n. 13 (2023): 13ª Edição - Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial

Prezados(as) Leitores(as), apresentamos a 13ªEdição (Fluxo Contínuo) da Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial, referente aos trabalhos submetidos durante o ano de 2023. Nesta edição, os oito trabalhos que a compõem, reforçam a importância da Retomada das Políticas Públicas de Territórios, de Direitos e da Curricularização da Extensão Universitária como formas de fortalecimento da Gestão Social e do processo de Desenvolvimento Territorial Sustentável brasileiro.
Os quatro primeiros trabalhos trazem à tona a relação direta das políticas públicas participativas multidimensionais, e seus instrumentos diversos de aplicação no processo de desenvolvimento regional pela ótica dos territórios, ou seja, a ampliação da gestão social na aplicação das políticas como fator necessário ao desenvolvimento. O primeiro trabalho discorre sobre a Intersetorialidade e Territorialidade nas Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional. O segundo, dista sobre a Institucionalização da Gestão Social na Política Pública Municipal, com foco no Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA). O terceiro fala sobre os espaços participativos no empoderamento de pessoas e organizações, com o caso específico do Conselho da Cidadania de Belterra-PA. O quarto discorre sobre o Centro de Promoção e Defesa de Direitos da População LGBTQIAPN+ do Estado da Bahia como modelo de Gestão Social entre governo e sociedade civil.
Do quinto ao oitavo trabalhos, há uma lógica de desenvolvimento de ações de extensão atreladas à aplicação de políticas públicas participativas, gerando o fortalecimento de ações sociais e colaborativas, e relacionado com temáticas como agricultura, sociedade, turismo, dentre outros. O quinto trabalho discorre sobre a Avaliação da Atuação do Extensionista Rural no Fomento as atividades coletivas e colaborativas. O sexto trabalho fala sobre a visão dos professores sobre dificuldades de implementação de projetos de extensão. O sétimo trabalho discorre sobre o Desenvolvimento Inclusivo em Jaibaras (Sobral-CE), a partir da experiência docompartilhamento de histórias no Projeto café com Inclusão. O oitavo trabalho fala sobre o papel da ação antrópica na manutenção dos serviços ecossistêmicos no litoral do Paraná, a partir dos paradigmas de agricultura e turismo.
Importante salientar que realizamos algumas alterações no que concerne à organização da revista, estando essa no processo de transição para o Instituto de Gestão
Social (IGS). Logo, as próximas edições da revista passarão a ser publicadas pelo IGS. A partir da 14ª edição seguiremos com a publicação de dois volumes por ano, sendo uma sempre em meados de março/abril e outra em meados de novembro/dezembro. O recebimento de trabalhos seguirá em fluxo contínuo, conforme instruções encontradas no site da revista e na política editorial (ao final deste volume). Importante ressaltar que a passagem da Revista CSDT para o IGS não exclui a participação da UFRRJ, da UFT, da FGV, e das demais instituições e seus respectivos professores, pesquisadores e alunos que compõem e compuseram a CSDT até hoje. Entretanto, a partir da 14ª Edição, o trabalho será centrado no IGS, uma vez que estes pesquisadores se vincularão também ao Instituto.
Nas edições 13 e 14, a Revista CSDT contou com apoio organizacional do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, e apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), com recursos transferidos ao PEPEDT/UFRRJ.
Boa leitura!
Nicholas Augusto Mendes da Rocha Lima, Pesquisador PEPEDT/UFRRJ e Doutorando do PPGCTIA/UFRRJ.

Publicado: 2024-04-25
Ver Todas as Edições

A Revista Controle Social e Desenvolvimento Territorial (ISSN 2527-1253), tem o apoio do programa Pró-Integração da CAPES (edital n.55/2013 (CAPES/MI)) promovendo a difusão das pesquisas elaboradas nas temáticas que envolvem as questões concernentes ao Desenvolvimento Territorial, Regional e Políticas Públicas no que tange ao controle social e novos instrumentos de participação política, bem como arranjos sociais e institucionais. Sendo um periódico semestral editado conjuntamente através da parceria interinstitucional de três programas de pós-graduação Stricto Sensu no Brasil. O Programa de Estudos em Gestão Social PEGS, vínculado a Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas EBAPE/FGV; A área de concentração denominada de Políticas Públicas Comparadas do PPGCTIA/UFRRJ e UNRC – Programa de Pós-Graduação e Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária da Universidades Federal Rural do Rio de Janeiro, também conhecido como Binacional pela sua parceria com a Universidade de Rio Cuarto da província de Córdoba-Argentina, o PPGDT/UFRRJ – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Universidade Federal do Tocantins.

A revista aceitará para submissão artigos, ensaios, casos de ensino e resenhas de obras, todos dentro da área de Controle Social e Desenvolvimento Territorial e temáticas afins, incluindo também propostas nas áreas de Gestão Social, Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável, Igualdade Participativa, Cidadania, políticas públicas, etc. Essas temática guarda em sua lógica um amplo e dinâmico espectro de teorias construídas com a finalidade analítica e/ou instrumental de transformação das realidades locais. Neste sentido teoria e prática se contrapõem dialeticamente como em uma espiral que evolui e acumula conhecimentos sobre os modelos de governança, de controle social, de gestão social e participação, de novas modelagens de políticas públicas, de consórcios, de planos diretores, entre outras perspectivas que contemplem a análise territorial.