ANTÍGONA, de Sófocles, coloca-se no espaço público como expoente e defensora dos direitos individuais e coletivos, heroína do direito natural, da ética, do desejo, da resistência e da subversão. Por seu nome e sua inspiração, a Revista ANTÍGONA deve vivificar propostas que questionam doutrinas pré-estabelecidas, levantando novas problematizações, novas abordagens, novos temas e novas metodologias. Seus dossiês, artigos, resenhas e traduções devem contribuir para o aprofundamento e consistência da História e da Historiografia, da Licenciatura em História, das Ciências Humanas e Áreas afins, bem como para o debate sobre o Direito dos Povos, desenvolvidos nesse campus.

Anúncios

Chamada para submissão: América Latina: em dois séculos de Estados independentes, como estão as relações entre as nações?

2023-10-19

Neste início do século XXI os Estados americanos completam dois séculos de existência como entes políticos independentes. Em duzentos anos as relações entre eles passaram por diversas transformações: se no início do XIX Bolívar sonhava com uma Grã-Colômbia e as fronteiras internacionais não passavam de rascunhos, agora no início do XXI temos desde mercados comuns como o Mercosul até aproximações justificadas pela solidariedade política como ALBA. Nos últimos tempos, tem se destacado as relações entre e com os países amazônicos. Desde a assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica em 1979 até sua última cúpula em agosto de 2023, muitas mudanças ocorreram nas relações entre os países da região.
Este dossiê da Revista Antígona visa publicar artigos sobre as relações interamericanas, entendendo-as de forma ampla. Serão bem-vindos textos sobre as relações políticas entre os Estados, bem como sobre as trocas econômicas, culturais e sociais entre os povos da região.
O tema das relações entre Estados possibilita múltiplas abordagens teórico-metodológicas, desde o olhar para as regiões de fronteiras, as questões transnacionais, a comparação entre diferentes formas de abordar problemas semelhantes e a conexão entre os diferentes países.

Organizadores:

Profa. Tereza Dulci UNILA/ UFOP

Prof. Gabriel Passetti UFF

PRAZO 15 DE ABRIL DE 2024 

Saiba mais sobre Chamada para submissão: América Latina: em dois séculos de Estados independentes, como estão as relações entre as nações?