Anúncios

Open Science

2023-04-24

Agora também queremos incentivar os autores a fornecerem os dados de suas pesquisas para assim atender aos Dados Abertos (Open Data), e permitir que qualquer pessoa possa verificar os resultados, reproduzi-los, compartilhá-los e ainda fazer novas análises levando a talvez novas descobertas. Nesse sentido, incentivamos que os autores nos enviem seus dados de pesquisa. Esses dados serão disponibilizados de maneira pública no repositório GitHub da AJCEAM no link: https://github.com/AJCEAM.

Os autores são convidados a enviar os dados já no processo de avaliação do manuscrito, por meio do envio do arquivo .ZIP ou .RAR pelo sistema da AJCEAM, ou por meio de link para um repositório externo (github, gitlab, entre outros). Adicionalmente, os artigos com dados abertos receberão um selo para destacar a importância dessa contribuição.

Saiba mais sobre Open Science

Edição Atual

v. 5 n. 1 (2024)
Publicado: 2024-02-06

Sessão Especial

Artigos de Pesquisa

Ver Todas as Edições

O Academic Journal on Computing, Engineering and Applied Mathematics (AJCEAM) é um periódico semestral da Universidade Federal do Tocantins, Brasil, que visa proporcionar um canal de comunicação e divulgação de trabalhos acadêmicos nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia e Matemática Aplicada. Visto a necessidade de divulgação de novas pesquisas voltadas para os ramos das ciências centradas em computação e sabendo que tecnologias surgem somente com o desenvolvimento de métodos científicos sólidos e amplamente experimentados, o AJCEAM fomenta a pesquisa científica nas Ciência da Computação, Engenharia e Matemática Aplicada em sua natureza e em suas diversas especificidades. 

Os trabalhos científicos serão aceitos nas modalidades: Artigo de Pesquisa, Comunicação Breve, Relatório Técnico e Sessão Especial. Nessa direção, o periódico AJCEAM aceitará contribuições originais, em fluxo contínuo, nas seguintes áreas de interesse, separadas por grandes áreas:

  • Computação: Sistemas de Computação; Teoria da computação; Sistemas de informação; e Matemática da computação.
  • Engenharia de Alimentos: Fenômenos dos transportes e operações unitárias; Biotecnologia aplicada à indústria de alimentos; e Cadeias produtivas e eco-desenvolvimento.
  • Educação em Computação, Engenharia e Matemática.

Open Science

A equipe AJCEAM acredita em boas práticas e na ética na produção de conhecimento para o desenvolvimento e progresso da ciência, do ensino e da extensão acadêmica. Acreditamos que a Ciência Aberta (Open Science) é um catalizador importante para que o conhecimento seja acessível a todas as pessoas, sem distinção. Ciência Aberta, é construída por meio três pilares fundamentais: Acesso Aberto (às publicações), Dados Abertos (incluindo dados brutos, modelos, especificações e documentação) e Processos Computacionais Abertos (como software e algoritmos). Desde a criação da AJCEAM trabalhamos no primeiro pilar, de maneira que todos os artigos já publicados são completamente abertos e disponíveis para download no site da AJCEAM.

Agora também queremos incentivar os autores a fornecerem os dados de suas pesquisas para assim atender ao segundo pilar. O segundo pilar, Dados Abertos (Open Data), permite que qualquer pessoa possa verificar os resultados, reproduzi-los, compartilhá-los e ainda fazer novas análises levando a talvez novas descobertas. Nesse sentido, incentivamos que os autores nos enviem seus dados de pesquisa. Esses dados serão disponibilizados de maneira pública no repositório GitHub da AJCEAM no link: https://github.com/AJCEAM.

Os autores são convidados a enviar os dados já no processo de avaliação do manuscrito, por meio do envio do arquivo .ZIP ou .RAR pelo sistema da AJCEAM, ou por meio de link para um repositório externo (github, gitlab, entre outros). No segundo caso, de maneira a garantir o processo double-blind, sugerimos o sistema https://anonymous.4open.science/ para converter o repositório pessoal (ou institucional) dos autores em um repositório anônimo.

Adicionalmente, os artigos com dados abertos receberão um selo para destacar a importância dessa contribuição.

No site do artigo, haverá tanto o link para a versão final do artigo em PDF, quanto para o link com os dados a pesquisa. Deixamos claro que o envio dos dados de pesquisa é opcional aos autores.

Entendemos que sistemas computacionais criados podem gerar patentes e produtos e, portanto, o terceiro pilar do Ciência Aberta é uma meta para o futuro da AJCEAM. Mais informações sobre Ciência Aberto e Dados Abertos podem ser encontrados nos seguintes links: