DOSSIÊ TEMÁTICO: Gestão e Governança Pública
DOSSIÊ TEMÁTICO
Gestão e Governança Pública
CHAMADA DE ARTIGOS
O papel da Gestão Pública consiste em oferecer serviços em atendimento aos anseios da
sociedade, visando assegurar o desenvolvimento humano em todas as suas vertentes.
Nesse sentido, a qualidade dos serviços ofertados não é apenas almejada, mas requerida,
porquanto é na análise e avaliação da gestão pública e do desempenho das políticas
públicas que é possível comprovar a eficiência dos governos.
O papel da governança pública se torna fundamental nesse contexto. A
Governança analisa se a atuação da gestão pública está direcionada aos seus deveres
para com os cidadãos, a fim de criar um ambiente favorável à entrega dos resultados de
forma sustentável à população. São princípios da governança pública organizacional: 1.
Capacidade de resposta; 2. Integridade; 3. Transparência; 4. Equidade e participação; 5.
Accountability; 6. Confiabilidade; 7. Melhoria regulatória (TCU, 2020)¹.
Diante desse quadro, o Dossiê “Gestão e Governança Pública” tem por objetivo
selecionar e publicar artigos que contribuam para esse debate considerando os
diferentes desafios enfrentados pela gestão pública com relação à governança, gestão
das políticas públicas, transparência, gestão de dados e controle externo, bem como na
atuação da gestão social.
Esta chamada irá selecionar textos que apresentam estudos
empíricos com base em abordagens teórico-metodológicas qualitativas e quantitativas.
Data de abertura: 01/09/2023
Data de fechamento: 30/09/2023
Referência
¹ Brasil. Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança aplicável a
organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU / Tribunal de Contas
da União. Edição 3 - Brasília: TCU, Secretaria de Controle Externo da Administração
do Estado – SecexAdministração, 2020.
Instruções para envio dos artigos:
a) Acessar o site da revista e verificar as condições e diretrizes para autores;
b) Adequar o artigo às condições e diretrizes para autores, como consta no site da
revista, com especial atenção para as orientações sobre ESTRUTURA E
FORMATAÇÃO DO ARTIGO;
c) Realizar cadastro no site da revista, preenchendo todos os metadados para arealização do cadastro completo, incluindo o nome correto e completo de todos os autores;
d) Realizar submissão do artigo no site da revista e informar, no campo “comentários
para o editor”, que faz parte da chamada de artigos para o Dossiê Gestão e Governança Pública;
e) enviar e-mail para ipexdesenvolvimento@uft.edu.br com as informações da submissão, tais como: nome do artigo, autores e ID (número de submissão do manuscrito);
O prazo para submissão dos artigos se inicia em 01/09/202, e vai até 30/09/2023
impreterivelmente, até às 23h59.
A previsão de publicação do dossiê, após o processo editorial, será a partir do dezembro
de 2023.
O Dossiê conterá o mínimo 8 artigos. Caso não seja alcançando o quantitativo mínimo
os trabalhos poderão ser publicados nas edições regulares da Revista Desafios.
Organizadores:
Revista Desafios
Prof. Dr. Waldecy Rodrigues (UFT)
Prof. Dr. Airton Cardoso Cançado (UFT)
MsC. Michelle Araújo Luz Cilli (UFT)