Notícias

Literaturas em Língua Inglesa: diversidades essenciais

2020-01-20

Kathryn Woodward (2000) defende que a identidade se configura na relação com o outro, indicando o conceito a partir de uma ideia de comparação e de realce de diferenças existente entre nacionalidades. Se a identidade pode ser um fator que evidencia diferenças culturais, também é possível considerar alguns outros fatores importantes que contribuem para ressaltar diversidades. Joël Candau (2016), defende que a memória é uma importante fonte de contribuição para a constituição (ou ressignificação) da identidade, o que salienta uma heterogeneidade identitária conforme as experiências individuais (ou coletivas) e culturais. A confluência desses dois elementos ocorre em “lugares privilegiados” (CANDAU, 2016), quer dizer, em espaços de interação humana. Assim, identidade, memória e espaço são três elementos essenciais que podem realçar a diversidade de interpretações das experiências humanas, traduzidas artística e filosoficamente pela literatura. A partir da relação entre esses elementos e considerando-se a variedade de países que produzem as suas literaturas em língua inglesa, é possível conceber um campo fértil e heterogêneo em relação à discussão desses três eixos temáticos.

 

Organização:

Profa. Dra. Sônia Torres – UFF

Prof. Dr. Adolfo José de Souza Frota – UEG

Profa. Dra. Rejane de Souza Ferreira – UFT

 

Envio dos trabalhos: até 01 de julho

Publicação: setembro de 2020

 

A revista Porto das Letras é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Linguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

A Revista Porto das Letras está indexada em:

Latindex

Diadorim

DOAJ

EZB

WorldCat

OpenAIRE

Livre!

JURN

Sumários.org

Google Acadêmico

PKP - Public Knowledge Project

Saiba mais sobre o Foco e Escopo, Periodicidade, Avaliação Cega pelos Pares e Livre acesso aqui.

Saiba mais sobre Literaturas em Língua Inglesa: diversidades essenciais

Edição Atual

v. 5 n. 3 (2019): Estudos Linguísticos e Literários

Estudos Linguísticos e Literários

Publicado: 2019-12-01

EXPEDIENTE

EDITORIAL

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

Ver Todas as Edições

A revista Porto das Letras é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

A Revista Porto das Letras obteve Qualis B1 na última avaliação da Capes (2017-2018).

 

 

Chamada de Fluxo Contínuo - Estudos Linguísticos e Literários

Al´ém das chamadas dos Dossiês Temáticos, a Revista Porto das Letras  está com chamada aberta para publicação de artigos e resenhas. A Revista conta com três seções: 1 - Dossiê Temático; 2 - Seção Livre e 3 - Resenhas. Recebemos artigos artigos nas a´reas de Estudos Linguísticos e Literários. Submissão em Fluxo Contínuo.

 

A Revista Porto das Letras está indexada em:

Latindex

Diadorim

DOAJ

EZB

WorldCat

OpenAIRE

Livre!

JURN

Sumários.org

Google Acadêmico

PKP - Public Knowledge Project

Saiba mais sobre o Foco e Escopo, Periodicidade, Avaliação Cega pelos Pares e Livre acesso aqui

 

Este periódico utiliza Licença Creative Commons 4.0 - CCBY 4.0.