AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE DOS ESTUDANTES DA UFRRJ
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P248Palavras-chave:
Ensino superior; Fatores ansiogênicos; BAI; IDATE.Resumo
Os objetivos deste estudo foram avaliar os níveis e identificar os possíveis geradores de ansiedade em universitários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no período letivo. Utilizou-se um questionário estruturado e os Inventários Beck de Ansiedade (BAI) e da Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Efetuou-se a análise de variância, análises de freqüências e comparações de variáveis (teste de Qui-Quadrado). De um total de 533 estudantes entrevistados, as três situações mais citadas como possíveis desencadeadoras da ansiedade, foram: provas e seminários (98 citações); expectativa para/ao terminar o curso (87 citações); e, estar diante de muitas tarefas (50 citações). As mulheres demonstraram maior interesse em submeter-se a um acompanhamento psicológico do que os homens (72,1% e 58,5%, respectivamente) e apresentaram, também, níveis mais elevados de ansiedade BAI - Grave (30,3% e 16,5%, respectivamente) e Ansiedade Traço - Alta Sintomatologia (47,4% e 35,0%, respectivamente).
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