“PAU PRA TODA OBRA”: AS VIVÊNCIAS DE PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores substitutos de uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N3P34Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores substitutos de uma universidade federal, a partir das peculiaridades desse vínculo. Adotou-se uma aproximação entre os fundamentos teórico-metodológicos da Psicodinâmica do Trabalho, do Materialismo Histórico-Dialético e da Sociologia do Trabalho, as quais compreendem o trabalhador enquanto dotado de subjetividade, agente na construção e transformação do seu trabalho. Realizou-se pesquisa de campo com amostra proposital de nove docentes substitutos da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, de áreas do saber variadas, em exercício, no ano de 2014, e dois chefes de departamento da mesma instituição. Os resultados apontam vivências de prazer e sofrimento com impactos na identidade docente e predomínio de estratégias de defesa individuais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.