O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Modelo de artigo (template): Observe se você seguiu o modelo estrutural do artigo, disponibilizado no link (recorte e cole o link a seguir ou acesse direto no item 2.1 em DIRETRIZES PARA AUTORES): http://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/77gQ4lPuQuGt_QN7jM6Iwg/content/Modelo%20de%20Artigo%20-%20RevistaTrabalho%20EnCena.docx
  • Observe se atendeu todas as solicitações constantes na Aba SOBRE/SOBRE A REVISTA da pagina principal da Revista, sobretudo as POLÍTICAS DE SEÇÃO.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas DIRETRIZES PARA AUTORES, disponível no item SOBRE, link SUBMISSÕES. Titulo, Resumo e Descritores (Palavras chave) devem constar no arquivo em word em Português, Inglês, Espanhol e Francês (e também cadastrados no momento da submissão nos 4 idiomas).
  • O Título e subtítulo (se houver), o Resumo e as Palavras chave estão apresentados em 4 idiomas: Português, Inglês, Francês e Espanhol? Lembre-se de colocar esta informação em METADADOS (na hora da submissão), em TODOS OS IDIOMAS e também manter no artigo em submissão nesta ordem (NOS 4 IDIOMAS seguindo a ordem: Português, Inglês, Francês e Espanhol): TÍTULOS ; RESUMOS (palavras chave logo apos cada resumo)
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF?
  • URLs para as referências foram informadas quando possível (deixá-las no modo ativo para consultas no referido site).
  • O texto está em espaço duplo; usa times 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Cuidados Éticos nas Pesquisas que Envolvem Seres Humanos: Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e discuti-los, se necessário (na parte de Métodos do manuscrito). Em todos os casos de estudo/pesquisa empírica (Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência) é necessário apresentar informações sobre o processo de Consentimento, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do(s) sujeito(s) em consentir participar do estudo e os cuidados éticos adotados para o procedimento. Apresentar, na submissão do artigo, se os autores possuírem, parecer do Comitê de Ética da Universidade/Instituição ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no caso de estudo individual/grupal.

Diretrizes para Autores

A Revista Trabalho (En)Cena publica artigos relacionados ao trabalho, com foco em abordagens críticas e clínicas. Os artigos publicados e as referências citadas na Revista Trabalho (En)Cena são de inteira responsabilidade de seus autores. Ao submeter qualquer texto à Revista o autor se compromete a identificar e creditar todos os dados, imagens e referências. Deve ainda declarar que os materiais apresentados estão livres de direito de autor, não cabendo, portanto, à Revista Trabalho (En)Cena e a seus editores, quaisquer responsabilidades jurídicas. 

As Submissões são GRATUITAS.

Os artigos, recebidos exclusivamente por meio de nosso sistema eletrônico, serão submetidos à apreciação e seleção do Conselho Editorial e avaliação por pares desde que se enquadrem no Foco e Escopo da revista e respeitem os seguintes critérios e normas para submissões:

1. Os artigos teóricos e empíricos podem ser produzidos preferencialmente por doutores ou por doutores em co-autoria com doutorandos, mestrandos, mestres, graduados e alunos de iniciação científica; Os relatos de Experiência e as resenhas/ensaios podem ser produzidas por alunos de gradução e de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico ou profissional e doutorado), mestres e doutores. Respeitando o limite máximo de 4 (quatro) autores para todas as modalidades.

2. Os manuscritos podem ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês, sendo publicadas suas versões originais. 

2.1 Neste Link você acessa o MODELO ESTRUTURAL DO ARTIGO (template)

3. O trabalho deve ser enviado a uma das seções da revista (artigos teóricos ou empíricos; Relatos de Experiência Profissional; Resenha/Ensaio e Dossiê), exclusivamente por meio do sistema, mediante cadastro prévio do autor, atendendo as exigências explícitas em cada Seção.

4. Para assegurar a avaliação cega dos trabalhos, solicitamos que toda identificação autoral (nomes no corpo do texto e marcas de autoria nas propriedades do documento) seja retirada do arquivo. O autor deve informar nome completo, titulação, instituição de origem e resumo da biografia de até três linhas (este resumo será publicado na identificação do autor na publicaçao do artigo) em seu perfil no cadastro (METADADOS). Pedimos atenção para o registro do ORCID (um link que pode ser gerado em: https://orcid.org/signin)

5. Adota-se as normas de publicação da Sexta Edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 2010) . No concernente aos tipos de contribuição, conforme as normas da APA, a Revista Trabalho (En)Cena aceita textos que se enquadrem nas seguintes categorias: Artigos Teóricos e Empíricos; Relatos de Experiência e Resenha.

Diretrizes Gerais

É importante observar no link POLÍTICAS DE SEÇÃO que o título, resumo e palavras chave precisam estar nos seguintes idiomas: portugues, inglês, espanhol e francês. Assim como o cadastro dos autores na revista precisa estar completo, para quem nao sabe  que é ORCID, basta acessar o site: https://orcid.org/signin e fazer seu cadastro (é bem simples). Acesse o MODELO DE ARTIGO NO LINK:  http://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/77gQ4lPuQuGt_QN7jM6Iwg/content/Modelo%20de%20Artigo%20-%20RevistaTrabalho%20EnCena.docx

A. Papel: Tamanho A4 (21 x 29,7cm). Observar quantidade de páginas conforme o tipo de manuscrito.

B. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo Referências, Notas de Rodapé, Tabelas, etc.

C. Margens: 3,0 Superior e Esquerda e 2,0  Inferior e Direita 

D. Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito. Exceto no Resumo (espaço simples). 

E. Alinhamento: Justificado

F. Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm

G. Numeração das páginas: no canto direito na altura da primeira linha de cada página.

H. Cabeçalho de página: as primeiras duas ou três palavras do título devem aparecer cinco espaços à esquerda do número da página. O cabeçalho é usado para identificar as páginas do manuscrito durante o processo editorial. Usando MS Word, quando o número da página e o cabeçalho são inseridos em uma página, automaticamente aparecem em todas as outras.

I. Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos.

J. Referências: Inicie uma nova página para a seção de Referências, com este título centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção. Continue utilizando espaço duplo e não deixe um espaço extra entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA (veja alguns exemplos abaixo). Em casos de referência a múltiplos estudos do(a) mesmo(a)autor(a), utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

Exemplos de referências:

1. Artigo de revista científica Sobrenome, A. B. C., Sobrenome, A. L., & Sobrenome, R. S. (ano). Título do artigo. Nome da Revista em itálico, volume(número), página inicia-pagina final. Inserir número DOI

2. Artigo de revista científica editada apenas em formato eletrônico Sobrenome, A. B. C. (ano, Mês). Título do artigo. Nome da Revista em Itálico, volume, Retrieved in mês, dia, ano, from especificar o site http://

3. Livros Sobrenome, A. B. C. (ano). Título do Livro em itálico. Cidade: Editora.

4. Capítulo de livro Sobrenome, A. B. C., & Sobrenome, A. B. C. (ano). Título do Capítulo. In A. B. Sobrenome (Ed.), Título do Livro em itálico (pp. especificar inicial-final do capítulo). Cidade: Editora.

5. Obra antiga e reeditada em data muito posterior Sobrenome, A. B. C. (ano). Título do Livro em itálico. Cidade: Editora. (Original published in 1979 (especifique o ano da primeira edição)).

6. Autoria institucional Nome da Instituição (ano). Título (número da ed. revisada ou não). Cidade: Autor.

Política de Privacidade

[PT]

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

[ES]

Los nombres y direcciones informados en esta revista serán usados exclusivamente para los servicios prestados por esta publicación, no estando disponibles para otras finalidades o a terceros. 

[FR]

Les noms et adresses informés  dans cette revue seront utilisés exclusivement pour les services fournis par cette publication et ne sont pas disponibles à d'autres finalités  ou à des tiers.