Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Observe se você seguiu o modelo estrutural do artigo, de acordo com a Seção que está propondo.
- Observe se atendeu todas as solicitações constantes na Aba SOBRE/SOBRE A REVISTA da pagina principal da Revista, sobretudo as POLÍTICAS DE SEÇÃO.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas DIRETRIZES PARA AUTORES, disponível no item SOBRE, link SUBMISSÕES.
- O Título e subtítulo (se houver), o Resumo e as Palavras chave estão apresentados em 2 idiomas: Português e Inglês (e no idioma original do artigo, se estrangeiro)? Lembre-se de colocar esta informação em METADADOS (na hora da submissão), em TODOS OS IDIOMAS.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF?
- URLs para as referências foram informadas quando possível (deixá-las no modo ativo para consultas no referido site).
-
O texto está em fonte: Times New Roman, tamanho 12, incluindo Referências, Notas de Rodapé.
Margens: Superior e Esquerda: 3cm; inferior e Direita: 2 cm;
Espaçamento entre linhas: 1,5cm ao longo de todo o texto.
Espaçamento antes e depois: zero
Parágrafo: 1,25cm
As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. - Cuidados Éticos nas Pesquisas que Envolvem Seres Humanos: Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e discuti-los, se necessário (na parte de Métodos do manuscrito). Em todos os casos de estudo/pesquisa empírica (Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência) é necessário apresentar informações sobre o processo de Consentimento, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do(s) sujeito(s) em consentir participar do estudo e os cuidados éticos adotados para o procedimento. Apresentar, na submissão do artigo, se os autores possuírem, parecer do Comitê de Ética da Universidade/Instituição ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no caso de estudo individual/grupal.
- Para as citações e referências usou as normas APA 7 Ed. Consultou os exemplos de normas disponibilizadas.
- Em Metadados inserir CORRETAMENTE: Filiação Institucional na ordem decrescente: Universidade, Faculdade e Departamento (de cada autor)
- Em metadados inserir: ORCID ID de cada autor (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org/).
- Em Metadados, inserir: Endereço Postal profissional do primeiro autor (rua, número, bairro, cidade, estado, país)
- Retirar informações do autor nas propriedades do documento, vá em “Arquivo” - “Informações” – “Propriedades”- “Verificar Se Há Problemas” – “Inspecionar Documento”, para Microsoft Office Word 365). Para versões anteriores, consultar “Arquivo” – “Propriedades”.
- Inserir as palavras chave uma a uma no campo específico, na submissão (não em bloco)
- Colocou no Final do artigo as contribuições de cada autor?
Artigo de Pesquisa
ARTIGO DE PESQUISA: Trata-se de relato de pesquisa original. Sua estrutura consiste na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos, procedimentos utilizados para condução da pesquisa – incluindo os cuidados éticos adotadas, forma de análise dos dados); resultados (relato dos achados e análises); discussão (interpretação e implicações dos resultados diante da literatura estudada) e considerações finais. Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores). Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescindível que seja indicada a fonte. Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).
Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).
Artigo de Revisão de Literatura
Artigo de Revisão de Literatura: Trata-se de revisão sistemática, revisão de escopo, revisão integrativa ou metanálise. Deixar claro no artigo o tipo de revisão adotado. A estrutura é: Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais. Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores). Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescindível que seja indicada a fonte. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).
Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).
Relato de Experiência
Relato de Experiência: Trata-se de um artigo em que se descrevem estratégias de intervenção, contendo o trabalho e o trabalhar como eixo central. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo os resumos, figuras, tabelas e referências. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção aberta para o público em geral. Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).
Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).
Resenha (de livro ou filme)
Resenha (de livro ou filme): Trata-se de revisão crítica de obra publicada até 1 ano, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo todos os seus elementos. Aceita-se também resenha críticas de Filmes dentro do escopo da Revista. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção aberta para o público em geral. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores ao manuscrito, os autores precisam informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).
Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).
Entrevista
Entrevista: Trata-se de um texto em que contenha uma interação acadêmica de qualidade. O entrevistado e o entrevistador precisam abordar de forma crítica, reflexiva e provocativa opiniões que versem sobre o mundo do trabalho na contemporaneidade. É, portanto, uma conversa entre duas ou mais pessoas com um fim determinado com perguntas feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado, no escopo da revista. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitada a 20 páginas incluindo todos os seus elementos O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção exclusiva para doutores.
Apresentar ao final as formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).
Ensaio
Ensaio: Trata-se de um texto teórico, que problematiza, contemplando uma exposição lógica e reflexiva com uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento do autor. Por ser uma reflexão circunstanciada, traz maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante, vinculado ao escopo da revista. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 20 páginas incluindo todos os seus elementos O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção exclusiva para doutores. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores no ensaio, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).
Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).
Dossiê Saúde Mental nas IES
Segue de acordo com o tipo de publicação. Informar o Nome do Dossiê na Submissão.
DOSSIÊ SAÚDE MENTAL NO TRABALHO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Consultar as políticas de seção da revista no link:
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/about/submissions
Dossiê: Fatores Humanos: Saúde e Segurança no Trabalho
De acordo com as políticas da Revista. Recebemos Artigos de Pesquisa; Artigo de Revisão de Literatura; Relato de Experiência; Resenha (de livro ou filme); Entrevista; Ensaio (conferir regras de cada um em Políticas de Seção)
Dossiê: Trabalho, Subjetividades e Práticas Clínicas
Abrimos a chamada para um Dossiê Temático cujo tema é: Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas
- Cada autor(a) e/ou co-autor(a) poderá submeter apenas um artigo;
- Os artigos devem seguir todas as instruções e normas para Submissões constantes no site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/index
- Recebemos Artigos de Pesquisa; Artigo de Revisão de Literatura; Relato de Experiência; Resenha (de livro ou filme); Entrevista; Ensaio (conferir regras de cada um em Políticas de Seção)
- Ao fazer a submissão escolha a OPÇÃO: Dossiê Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas
Cronograma
Lançamento: 01/12/2023
Submissões: até 18 de março 2024
Avaliações: Previstas até 15 de maio de 2024
Correções pelos autores: Previstas até 20 de junho de 2024
Conferência dos Editores e Leiautes: Previstas até 01 de agosto de 2024
Conferência de Leiaute pelos autores: Previsto até 15 de agosto de 2024
Previsão de publicação: setembro de 2024 (integrando o volume 9 da Revista)
Declaração de Direito Autoral
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.