Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Observe se você seguiu o modelo estrutural do artigo, de acordo com a Seção que está propondo.
  • Observe se atendeu todas as solicitações constantes na Aba SOBRE/SOBRE A REVISTA da pagina principal da Revista, sobretudo as POLÍTICAS DE SEÇÃO.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas DIRETRIZES PARA AUTORES, disponível no item SOBRE, link SUBMISSÕES.
  • O Título e subtítulo (se houver), o Resumo e as Palavras chave estão apresentados em 2 idiomas: Português e Inglês (e no idioma original do artigo, se estrangeiro)? Lembre-se de colocar esta informação em METADADOS (na hora da submissão), em TODOS OS IDIOMAS.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF?
  • URLs para as referências foram informadas quando possível (deixá-las no modo ativo para consultas no referido site).
  • O texto está em fonte: Times New Roman, tamanho 12, incluindo Referências, Notas de Rodapé.
    Margens: Superior e Esquerda: 3cm; inferior e Direita: 2 cm;
    Espaçamento entre linhas: 1,5cm ao longo de todo o texto.
    Espaçamento antes e depois: zero
    Parágrafo: 1,25cm
    As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Cuidados Éticos nas Pesquisas que Envolvem Seres Humanos: Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e discuti-los, se necessário (na parte de Métodos do manuscrito). Em todos os casos de estudo/pesquisa empírica (Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência) é necessário apresentar informações sobre o processo de Consentimento, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do(s) sujeito(s) em consentir participar do estudo e os cuidados éticos adotados para o procedimento. Apresentar, na submissão do artigo, se os autores possuírem, parecer do Comitê de Ética da Universidade/Instituição ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no caso de estudo individual/grupal.
  • Para as citações e referências usou as normas APA 7 Ed. Consultou os exemplos de normas disponibilizadas.
  • Em Metadados inserir CORRETAMENTE: Filiação Institucional na ordem decrescente: Universidade, Faculdade e Departamento (de cada autor)
  • Em metadados inserir: ORCID ID de cada autor (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org/).
  • Em Metadados, inserir: Endereço Postal profissional do primeiro autor (rua, número, bairro, cidade, estado, país)
  • Retirar informações do autor nas propriedades do documento, vá em “Arquivo” - “Informações” – “Propriedades”- “Verificar Se Há Problemas” – “Inspecionar Documento”, para Microsoft Office Word 365). Para versões anteriores, consultar “Arquivo” – “Propriedades”.
  • Inserir as palavras chave uma a uma no campo específico, na submissão (não em bloco)
  • Colocou no Final do artigo as contribuições de cada autor?

Diretrizes para Autores

Recomenda-se que, no cadastro dos autores, sejam informados dados referentes a:

1- Filiação Institucional na ordem decrescente: Universidade, Faculdade e Departamento (de cada autor) no campo minibliografia

2- ORCID ID de cada autor - pen Researcher and Contributor ID - CRIAR ORCID ID

3- Endereço Postal profissional do primeiro autor (rua, número, bairro, cidade, estado, país) - Adicione esta informação junto a minibiografia

4- Financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado (caso haja)

5- Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Recomenda-se que os manuscritos submetidos citem e referenciem todos os dados, códigos de programas e outros materiais que foram utilizados ou gerados na pesquisa.

Normas para Tabelas, Figuras, Citações e Referências (7a Ed APA): Adotam-se as normas de publicação da Sétima Edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA, 2019). Os autores devem seguir rigorosamente as normas descritas no manual da APA. Algums exemplos podem ser acessados no final desta página

 

Normas estruturais do Artigo

Titulo em Português/Ingles (Minúscula com a inicial maiúscula, em Negrito, centralizados)

Resumo em Português/Ingles

Palavras-Chave em Portugês/Inglês (adicioná-las uma a uma na submissão do artigo)

obs.: Se escrito em língua estrangeira, apresentar título/resumo e palavras-chave no idioma original e em português/inglês.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo Referências, Notas de Rodapé.

Margens: Superior e Esquerda: 3cm; inferior e Direita: 2 cm;

Espaçamento entre linhas: 1,5cm ao longo de todo o texto (As referências são em espaço simples com deslocamento na segunda linha de 0,75)

Espaçamento antes e depois: zero

Citações longas:No caso de citação de trecho com 40 ou mais palavras, este deve ser apresentado em parágrafo próprio sem aspas, iniciando com 2 cm de recuo e terminando com a margem direita igualmente recuada a 2 cm (espaço simples)

Parágrafo: 1,25cm

Títulos dentro do Manuscrito: Minúscula com a inicial Maiúscula, em Negrito, alinhados a esquerda

Subtítulos: Minúscula com a inicial Maiúscula, Negrito, em itálico, alinhados a esquerda

Informar no cabeçalho a Seção para a qual está submetendo (ver políticas de seção). 

Informar após as referências as Contribuições de Cada Autor (apresentar um quadro, com duas colunas: Coluna 1: Autores identificados por números, de acordo com a ordem de autoria; Coluna 2: as contribuições de cada um (ver políticas de seção).

O material encaminhado não deverá conter nenhum traço de identificação de autoria que possa identificar o processo de avaliação cega por pares. Para retirar informações do autor nas propriedades do documento, vá em “Arquivo” - “Informações” – “Propriedades”- “Verificar Se Há Problemas” – “Inspecionar Documento”, para Microsoft Office Word 365). Para versões anteriores, consultar “Arquivo” – “Propriedades”.

Boas práticas éticas: Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e discuti-los, se necessário (na parte de Métodos do manuscrito). Em todos os casos de estudo/pesquisa empírica (Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência) é necessário apresentar informações sobre o processo de Consentimento, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do(s) sujeito(s) em consentir participar do estudo e os cuidados éticos adotados para o procedimento. Apresentar, na submissão do artigo, se os autores possuírem, parecer do Comitê de Ética da Universidade/Instituição ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no caso de estudo individual/grupal.

Informar ao Editor, no ato da submissão, se há algum conflito de interesse para a avaliação do manuscrito e especificar as contribuições de cada autor no final do texto.

 Processo de Avaliação pelos Pares: Ao submeter o artigo o autor receberá um e-mail confirmando a submissão. As Editoras Gerais e o Grupo de Editores Assistentes são os responsáveis pela seleção dos pareceristas e do acompanhamento dos processos de avaliação.

A primeira avaliação é realizada por uma das Editoras Gerais que ao receber o manuscrito verificará se atende ao escopo da Revista Trabalho EnCena, se atende as instruções para os autores e se atende as normas da APA. Caso não atenda a tramitação será interrompida. Caso atenda ao solicitado segue para a segunda avaliação.

A segunda avaliação é direcionada por uma das editoras gerais, com o suporte dos Editores Assistentes, para dois avaliadores ad hoc (avaliação duplo cega de pares). Os pareceristas terão acesso a um formulário de avaliação, próprio da Revista Trabalho EnCena.

Os autores sempre terão acesso ao estado de avanço da avaliação e serão notificados sobre o resultado final da avaliação, que poderá ser: (a) Aceitar; (b) correções obrigatórias; (c) submeter novamente para avaliação (d) Submeter para outra revista.; (e) Rejeitar. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado. As correções devem ser devolvidas no prazo de 30 dias (pequena reformulação) e 60 dias (extensa reformulação). A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores assistentes junto as editoras gerais. O nome dos Editores envolvidos no acompanhamento do processo de avaliação será publicado no artigo. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão internas.

Direitos de Responsabilidade do autor sobre o artigo publicado: Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.

 

=================================================================================

                                          Modelos de Tabelas, Figuras, Citações e Referências (7a Ed APA)[1]

Os títulos das Tabelas e Figuras são neste modelo:

Tabela 1. (tipo e numeração sempre em negrito)

Taxa de informalidade da população ocupada (título sempre em itálico)

Logo abaixo da Tabela ou da Figura vem a nota (em itálico)

Nota: Adaptado de IBGE (2020). Dados em percentual   considerando a taxa de informalidade do Brasil nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019.

 Observações sobre tabelas e figuras:

  • Quadros comparativos são classificados como figuras;
  • Todas siglas utilizadas em tabelas ou figuras, mesmo que já definidas no texto, necessitam ser explicadas nas notas ao final;
  • Tabelas e figuras elaboradas pelos autores, mesmo as oriundas de softwares, não necessitam de legenda indicando “elaboração própria” ou “autoria própria”;
  • Tabelas ou figuras adaptadas de outros estudos ou criadas a partir do texto de outros autores devem trazer esta indicação nas notas;
  • Os valores numéricos apresentados, preferencialmente, devem ser grafados com duas casas decimais, exceção de valores que para compreensão necessitam de maior detalhamento (p-valor, quiquadrado, etc.);
  • Tabelas e figuras não devem repetir informações já indicadas no texto;
  • As notas devem conter todos os demais elementos explicativos necessários a compreensão das informações expostas, como parâmetros estatísticos ou base conceitual.

NORMAS PARA CITAÇÕES

  • Os autores devem ser apresentados pelo sobrenome e seguidos pelo ano da publicação. Nas citações com dois autores os sobrenomes quando citados entre parênteses devem ser ligados por “&”; quando citados no texto devem ser ligados por “e”: (Mendes & Araujo, 2012) ou Mendes e Araujo (2012).
  • No caso de citações com três a cinco autores, a primeira vez em que aparecem no texto são citados todos os autores; nas citações seguintes cita-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão latina “et al.”.. Já em citações com seis ou mais autores, cita-se sempre o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão “et al.”. (nas referências, ao final do texto, devem aparecer os nomes de todos os autores, sejam quantos forem): (Silva, Santos & Souza, 2020) ou Silva, Santos e Souza, 2020; Nas citações seguintes: (Silva et al., 2020) ou Silva et al. (2020).
  • Em citações de vários autores e uma mesma ideia, deve-se obedecer à ordem alfabética de seus sobrenomes e não à ordem cronológica: (Antunes, 2020; Pereira, 2015; Souza, 2018; Tavares, 2020) ou Antunes (2020), Pereira (2015), Souza (2018), Tavares (2020).
  • No caso de citações de autores com mesmo sobrenome indicar as iniciais dos prenomes abreviados: (A. C. Merlo, 2013; A. M. Mendes, 2014) ou A. R. C. Merlo (2013) e A. M. Mendes (2014).
  • No caso de documentos com diferentes datas de publicação e um mesmo autor, citam-se o sobrenome do autor e os anos de publicação em ordem cronológica. Quando se tratam de publicações diferentes com a mesma data, acrescentam-se letras minúsculas após o ano de publicação: (Silva, 1973, 1985a, 1985b, 1985c, 1989) ou Souza (1973, 1985a, 1985b, 1985c, 1989).
  • Documentos cujo autor é uma entidade coletiva, devem ser citados pelo nome da entidade por extenso, seguido do ano de publicação: (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, 2020) ou Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (2020).
  • Para citações de informações obtidas através de canais informais (aula, conferência, comunicação pessoal, e-mail etc.), acrescenta-se a informação entre parênteses após a citação: (Comunicação pessoal, 05 de maio de 2020).
  • Obras antigas e reeditadas: citar a data da publicação original seguida da data da edição consultada quando isso for importante de ser informado ao leitor: Silva (1959/1985) ou (Silva, 1959/1985).
  • No caso de transcrição literal de um trecho de um texto, esta deve ser delimitada por aspas duplas, seguida do sobrenome do autor, data e página citada: (Mendes, 2018, p. 22) ou Mendes (2018, pp. 12-13). No caso de citação de trecho com 40 ou mais palavras, este deve ser apresentado em parágrafo próprio sem aspas, iniciando com 2 cm de recuo e terminando com a margem direita igualmente recuada a 2 cm
  • Na citação indireta, ou seja, aquela cuja ideia é extraída de outra fonte, utilizar a expressão “citado em”: Moraes (2018, citado em Freitas, 2020) ou Moraes (2018) citado em Freitas (2020). Nas referências mencionar apenas a obra consultada, no caso: Freitas (2020). Sugere-se evitar o uso.

NORMAS PARA REFERêNCIAS (7a Ed APA)

Recomenda-se que os manuscritos submetidos citem e referenciem todos os dados, códigos de programas e outros materiais que foram utilizados ou gerados na pesquisa.

A partir da 7ª edição do Manual de. Publicação da APA (American Psychological Association, 2020) não são mais necessárias as informações referentes da localidade da editora no caso dos livros. A expressão “recuperado de” também foi abolida, necessitando assim apenas da indicação da URL no caso de trabalhos online sem DOI.

 IMPORTANTE: Deixar links de páginas consultadas ATIVOS. Exemplo:

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/8093

LIVROS E FOLHETOS:

Sobrenome, Nome completo abreviado (ano de publicação). Título: Subtítulo (se houver) (informações adicionais - se houver). Editora.

LIVRO COMPLETO:

Ornelas, M. M. G. (2000). Perícia contábil (3a ed.). Atlas.

LIVRO COMPLETO COM DOI:

Spielberger, C. D., Sarason, I. G., Strelau, J., & Brebner, J. M. (2014). Stress and anxiety. Taylor & Francis. https://doi.org/10.4324/9781315800851

LIVRO COMPLETO COM EDITORES:

Sobrenome, Nome completo abreviado (Ed. Ou Eds.) (ano de publicação). Título: subtítulo, se houver (informações adicionais, se houver). Editora.

LIVRO COMPLETO COM UM AUTOR:

Ornelas, M. M. G. (2000). Perícia contábil (3a ed.). Atlas.

COM AUTOR INSTITUCIONAL

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. (2014). Carta de opinião: Cotas para mulheres em conselhos de administração. Autor. http://www.ibgc.org.br/download/manifestacao/IBGC_Carta%20de%20Opiniao_CotaMulheres.pdf.

COM DOIS AUTORES

Alhashim, D. D., & Arpan, J. S. (1992). International dimensions of accounting (3ª. ed.). PWS–KENT.

COM TRÊS A SETE AUTORES

Ford, E. W., Duncan, W. J., Bedeian, A. G., Ginter, P. M., Rousculp, M. D., & Adams, A. M. (2003). Mitigating risks, visible hands, inevitable disasters, and soft variables: Management reasearch that matters to managers. Academy of Management Executive, 17(1), 46-60.

MAIS DE SETE AUTORES

Gilbert, D. G., McClernon, J. F., Rabinovich, N. E., Sugai, C., Plath, L. C., Asgaard, G., Botros, N. (2004). Effects of quitting smoking on EEG activation and attention last for more than 31 days and are more severe with stress, dependence, DRD2 A1, allele, and depressive traits. Nicotine and Tobacco Research, 6, 249-267. https://doi.org/10.1080/146222004100011676305

LIVRO EM VERSÃO ELETRÔNICA

Lawrence, P. R. (2001). Changing of organizational behavior patterns. Piscataway: Transaction Publishers. http://search.epnet.com/direct.asp?an=7511860&db=buh

COM NOTA, INDICANDO TRADUÇÃO

Coyle, D. (2003). Sexo, drogas e economia: Uma introdução não-convencional à economia do século 21 (M. Kassner, Trad.). Futura.

NÃO PUBLICADOS OU EM PROCESSO DE PUBLICAÇÃO

Mendonça, R. F., & Ogando, A. C. (no prelo). Discurso sobre o feminino: ética do cuidado e essencialismo estratégico nos programas do HGPE de Dilma. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2013.

COM INFORMAÇÃO DE VOLUMES

International Accounting Standards Board. (2009). Normas internacionais de relatório financeiro (IFRSs) 2008: Incluindo as normas internacionais de contabilidade (IASs) e as interpretações tal como aprovadas em 1º de janeiro de 2008 (Vols. 1-2).: Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

COM INFORMAÇÃO DE SÉRIES E COLEÇÕES

Figueiredo, K. F., Fleury, P. F., & Wanke, P. (2006). Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: Planejamento do fluxo de produtos e dos recursos (Coleção COPPEAD de administração). Atlas.

COM EDIÇÃO REVISADA

Bryson, J. (1995). Strategic planning for public and non-profit organization (Rev. ed.). Jossey-Bass Publishers.

OBRA ANTIGA E/OU TRADUZIDA

King, S. (2015). Joyland (R. Winarski, Trad.). Suma de Letras. (Obra original publicada em 2013)

AUTOR EDITOR

Organisation for Economic Co-Operation and Development. (2005). Improving financial literacy: Analysis of issues and policies. OCDE.

CAPÍTULO DE LIVRO

Martone, C. L. (2000). Modelo básico para economia fechada e aberta. In L. M. Lopes, & M.A. S. Vasconcellos (Eds.), Manual de macroeconomia: Nível básico e nível intermediário (2a ed., Cap. 13, pp. 299-311). Atlas.

Moraes, R. D. (2013). Estratégias defensivas. In F. O. Vieira, A. M. Mendes & A. R. C. Merlo (Eds.). Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho (pp. 153-157). Juruá.

Verbetes

Poshakwale, S. (2001). Eficiência de mercado. In D. Paxson, & D. Wood (Orgs.), Dicionário enciclopédico de finanças (J. E. Santos, Trad., pp. 84-87). Atlas.

TRABALHOS ACADÊMICOS

Dissertações e teses em formato impresso:

Alves, J. J. (2014). Mobilização Subjetiva para o Prazer-Sofrimento no Trabalho dos Taquígrafos Parlamentares: Uma Prática em Clínica Psicodinâmica da Cooperação [Dissertação de Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações]. Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Dissertações e teses em formato digital:

Lames, E. R. (2011). O perfil do conhecimento experimental do professor de gestão de custos que atua em um curso de Ciências Contábeis [Dissertação de mestrado]. Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, São Paulo, SP, Brasil. http://pergamum.fecap.br/biblioteca/imagens/000007/00000772.pdf

Eventos científicos

Darós, L. L., & Pereira, A. S. (2009, julho). Análise das normas brasileiras de contabilidade

aplicadas ao setor público – NBCASP: Mudanças e desafios para a contabilidade pública. Anais do Congresso USP Controladoria e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil. http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos92009/467.pdf

ARTIGOS DE PERIÓDICOS

Artigos impressos com DOI

Almeida, V. M. C., & Düsenberg, N. B. (2014). Envolvimento do consumidor com o produto: Comparação das escalas PII e NIP no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 16(50), 75-95. https://doi.org/10.7819/rbgn.v16¡50.959.

Artigos impressos sem DOI

Tres, T. G. F., & Rissardo, A. (2015). A reforma da contabilidade governamental brasileira: Análise da percepção dos profissionais da contabilidade da região do Corede Serra (RS). Revista Brasileira de Contabilidade, 44(216), 13-26.

Artigo online sem DOI

Amaral, J. A. G., & Barros, A. M. A. (2002). Políticas ambientais nas empresas brasileiras: Análise de conteúdo. Revista Escola de Minas, 55(3), 223-227. http://www.scielo.br/pdf/rem/v55n3/v55n3a10.pdf

Artigo online com DOI

Grenier, J. H., Pomeroy, B., & Stern, M. (2015). The effects of accounting standard precision, auditor task expertise, and judgment frameworks on audit firm litigation exposure. Contemporary Accounting Research, 32(1), 336-357. http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?sid=36cc60da-dd97-4656-bc7f-1822c0e53422%40sessionmgr120&vid=0&hid=115. doi:10.1111/1911-3846.12092

Suplemento de periódico impresso

Easton, P. D. (1998). Discussion of revalued financial, tangible, and intangible assets: Association with share prices and non market-based value estimates. Journal of Accounting Research, 36(Supl.), 235-247.

Artigo de revista com publicação mensal

Sharma, A., & Sheth, J. N. (2004, July). Web-based marketing: The coming revolution in marketing thought and strategy. Journal of Business Research, 57(7), 696-702.

Artigo de revista com publicação semanal

Rangel, R. (2015, janeiro 20). Pagamentos no exterior. Veja, 49(3), 36-43.

Artigo em jornal

Balarin, R. (2004, julho 23-25). Agnelli renegocia seu contrato com a Vale. Valor Econômico, Empresas & Tecnologia, p. B1.

DOCUMENTOS JURÍDICOS E NORMAS CONTÁBEIS

Constituição Federal

Constituição da República Federativa do Brasil: Promulgada em 5 de outubro de 1988. (2003). (32a ed.). São Paulo: Saraiva.

Leis

Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as sociedades por ações. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm.

Emendas constitucionais

Emenda constitucional, n. 1, de 31 de março de 1992. Dispõe sobre a remuneração dos Deputados Estaduais e dos Vereadores.  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc01.htm

Medidas provisórias

Medida provisória n. 2.186-16, de 23 de agosto de 2001. Regulamenta o inciso II do § 4o do art. 225 da Constituição, os arts. 1o, 8o, alínea "j", 10, alínea "c", 15 e 16, alíneas 3 e 4 da Convenção sobre Diversidade Biológica, dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado, a repartição de benefícios e o acesso à tecnologia e transferência de tecnologia para sua conservação e utilização, e dá outras providências.  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/mpv/2186-16.htm

 Decretos

Decreto-Lei n. 2.423, de 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de gratificações e vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos na administração federal direta e autárquicas e dá outras providências.  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del2423.htm

Resoluções do Senado

Resolução n.º 1, de 08 de maio de 2002. Dispõe sobre a apreciação, pelo Congresso Nacional, das Medidas Provisórias a que ser refere o art. 62 da Constituição Federal, e dá outras providências.  http://www2.camara.leg.br/legin/fed/rescon/2002/resolucao-1-8-maio-2002-497942- normaatualizada-pl.html.

Códigos jurídicos

Código civil. (1999). (50a ed., J. Oliveira, Org.). Saraiva.

Súmulas

Súmula n. 672. (2003). O reajuste de 28,86%, concedido aos servidores militares pelas Leis 8.622/93 e 8.627/93, estende-se aos servidores civis do Poder Executivo, observadas as eventuais compensações decorrentes dos reajustes diferenciados concedidos pelos mesmos diplomas legais.  http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=672.NUME.%20NAO%20S.FLSV.&base=baseSumulas

Pareceres, projetos e anteprojetos de lei, resoluções, trabalhos Interministeriais

Projeto de Lei do Senado n. 148, de 2007. Acrescenta dispositivos à Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995, para permitir a dedução, para apuração do lucro real e da base de cálculo da contribuição social sobre o lucro líquido, das despesas com a remuneração e formação de mão-de-obra prisional.  http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/80353

Normas Contábeis

Deliberação CVM n. 566, de 17 de dezembro de 2008. Aprova o Pronunciamento Técnico CPC 14 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata do reconhecimento, mensuração e evidenciação de instrumentos financeiros.  http://www.cvm.gov.br/export/sites/cvm/legislacao/deli/anexos/0500/deli566.pdf

Normas técnicas

ABNT NBR 14724, de 17 de março de 2011. Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – apresentação. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Working paper

Bollerslev, T. (2008). Glossary to ARCH (GARCH) [CREATES Research Papers, n. 2008-49]. Universidade de Copenhague, København, Dinamarca.  http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1263250

Imagem em movimento

DVD

Neustadter, S., & Weber, M. H. (Produtores) & Boone, J. (Diretor). (2014). A culpa é das estrelas [DVD]. Los Angeles: 20th Century Fox.

Youtube

Mendonça, C. (2014, Janeiro 2). Direito previdenciário: Aula 4. [Arquivo de vídeo].  http://www.youtube.com/watch?v=klP3bwes2Ok&list=PLkRYR- 9BdDJlAc9e-3VxcLYVVVgvy93SP&index=4

Gravações sonoras (entrevistas)

Meira, S. (2013, maio 15). Impactos das novas tecnologias na sociedade. Entrevistado por B. Largman. Canal Futura, Programa Entrevista.  http://www.youtube.com/watch?v=N_PXfrqgTUo

Documentos de acesso exclusivo em formato eletrônico

Programas de computador (softwares)

Business English (1997). (Versão 2) [Programa de computador]. Harper Collins.

Mensagens de Internet de mensagens, lista de discussão eletrônica, e outras comunidades online.

Biblioteca Fecap (2012, outubro 9). Palácio do comércio [Facebook].  https://www.facebook.com/photo.php?fbid=181818628621306&set=a.181817865288049.46585.176491682487334&type=1&theater.

[1] Atualização feita em 05 de junho de 2020 pelo Prof. Carlos Manoel Lopes Rodrigues com revisão de Liliam Deisy Ghizoni.

 

             POLÍTICAS DE SEÇÃO

Artigo de Pesquisa

ARTIGO DE PESQUISA: Trata-se de relato de pesquisa original. Sua estrutura consiste na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos, procedimentos utilizados para condução da pesquisa – incluindo os cuidados éticos adotadas, forma de análise dos dados); resultados (relato dos achados e análises); discussão (interpretação e implicações dos resultados diante da literatura estudada) e considerações finais. Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português e inglês.  Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescindível que seja indicada a fonte.  Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

Artigo de Revisão de Literatura

Artigo de Revisão de Literatura: Trata-se de revisão sistemática, revisão de escopo, revisão integrativa ou metanálise. Deixar claro no artigo o tipo de revisão adotado. A estrutura é: Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais. Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português e inglês.  Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescindível que seja indicada a fonte. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

Relato de Experiência

Relato de Experiência: Trata-se de um artigo em que se descrevem estratégias de intervenção, contendo o trabalho e o trabalhar como eixo central. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo os resumos, figuras, tabelas e referências. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção aberta para o público em geral. Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

Resenha (de livro ou filme)

Resenha (de livro ou filme): Trata-se de revisão crítica de obra publicada até 1 ano, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo todos os seus elementos. Aceita-se também resenha críticas de Filmes dentro do escopo da Revista. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção aberta para o público em geral. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores ao manuscrito, os autores precisam informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

Entrevista

Entrevista: Trata-se de um texto em que contenha uma interação acadêmica de qualidade. O entrevistado e o entrevistador precisam abordar de forma crítica, reflexiva e provocativa opiniões que versem sobre o mundo do trabalho na contemporaneidade. É, portanto, uma conversa entre duas ou mais pessoas com um fim determinado com perguntas feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado, no escopo da revista. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitada a 20 páginas incluindo todos os seus elementos O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção exclusiva para doutores.

Apresentar ao final as formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

Ensaio

Ensaio: Trata-se de um texto teórico, que problematiza, contemplando uma exposição lógica e reflexiva com uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento do autor. Por ser uma reflexão circunstanciada, traz maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante, vinculado ao escopo da revista. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 20 páginas incluindo todos os seus elementos O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção exclusiva para doutores. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores no ensaio, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

Dossiê Saúde Mental nas IES

Segue de acordo com o tipo de publicação. Informar o Nome do Dossiê na Submissão.

DOSSIÊ SAÚDE MENTAL NO TRABALHO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Consultar as políticas de seção da revista no link:

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/about/submissions

Dossiê: Fatores Humanos: Saúde e Segurança no Trabalho

De acordo com as políticas da Revista. Recebemos Artigos de Pesquisa; Artigo de Revisão de Literatura; Relato de Experiência; Resenha (de livro ou filme); Entrevista; Ensaio (conferir regras de cada um em Políticas de Seção)

Dossiê: Trabalho, Subjetividades e Práticas Clínicas

Abrimos a chamada para um Dossiê Temático cujo tema é: Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

 

- Cada autor(a) e/ou co-autor(a) poderá submeter apenas um artigo;

- Os artigos devem seguir todas as instruções e normas para Submissões constantes no site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/index

- Recebemos Artigos de Pesquisa; Artigo de Revisão de Literatura; Relato de Experiência; Resenha (de livro ou filme); Entrevista; Ensaio (conferir regras de cada um em Políticas de Seção)

- Ao fazer a submissão escolha a OPÇÃO: Dossiê Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

 

 

Cronograma

Lançamento: 01/12/2023

Submissões: até 18 de março 2024

Avaliações: Previstas até 15 de maio de 2024

Correções pelos autores: Previstas até 20 de junho de 2024

Conferência dos Editores e Leiautes: Previstas até 01 de agosto de 2024

Conferência de Leiaute pelos autores: Previsto até 15 de agosto de 2024

Previsão de publicação: setembro de 2024 (integrando o volume 9 da Revista)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.