A FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO E SUAS REPERCUSSÕES NA DINÂMICA PRAZER E SOFRIMENTO DO TRABALHADOR DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P53

Palavras-chave:

Professor; Financeirização; Prazer e sofrimento

Resumo

Este artigo é fruto da dissertação de mestrado intitulada “A financeirização do ensino superior privado e suas repercussões na dinâmica prazer e sofrimento do trabalhador docente”. Utilizou como referencial teórico-metodológico a Psicodinâmica do Trabalho em articulação com o Materialismo Histórico-dialético. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas sob o enfoque da Análise Crítica do Discurso, e questionários socioeconômicos, com 08 professores atuantes em uma Instituição de Ensino Superior pertencente ao grupo Kroton no Maranhão, campo empírico do estudo. No cotidiano desses trabalhadores foi possível verificar: tecnologização dos processos produzindo o aumento do trabalho em extensão e intensidade; regime de tensão frequente; diminuição da rede de apoio aos professores pela Instituição; salas de aula muito cheias por meio do processo de “ensalamento”; salários que não valorizam o aperfeiçoamento profissional; intenso uso de estratégias de defesa individuais e coletivas; sofrimentos, mas, também, transgressões de regras e normas, resistências e enfrentamentos por parte dos docentes e discentes e relações prazerosas. Conclui-se pela defesa do trabalho docente, permeado por dignidade, sentido e reconhecimento.

Palavras-chave: Professor; Financeirização; Prazer e sofrimento.

Biografia do Autor

Rafaelle Sanches Cutrim, Universidade Federal do Maranhão

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Foi bolsista pelo Projeto Rede Universitas/Br - Observatório da Educação (OBEDUC) - CAPES-INEP durante o período do Mestrado. Realiza estudos sobre o trabalho docente na dinâmica prazer e sofrimento, com foco na expansão do ensino superior privado. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Administração pela Universidade Estadual do Maranhão (2010). Também possui pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá - Instituto Laboro (2010) e MBA em Desenvolvimento e Gestão com Pessoas pela Faculdade Escola de Negócios Excellence (2012). Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e já desenvolveu trabalhos de Recrutamento e Seleção de pessoas para empresas privadas na cidade de São Luís. Atua na área de Psicologia Social por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social-SEMCAS, realizando também supervisão de estágios curriculares na área.

Denise Bessa Leda, Universidade Federal do Maranhão

Psicóloga pelo Centro de Ensino Celso Lisboa/RJ (1988), Mestrado em Educação (Universidade Federal do Maranhão/1998) Doutorado em Psicologia Social (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/2009), docente da Universidade Federal do Maranhão desde 1992, atualmente nível Associado III. Líder do grupo de pesquisa Sociedade contemporânea, mundo do trabalho e processos de subjetividade. Principais temas de pesquisa: mundo do trabalho, trabalho docente e educação superior. Integra a coordenação colegiada do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) no Maranhão. Membro da Rede Universitas/BR

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Cutrim, R. S., & Leda, D. B. (2020). A FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO E SUAS REPERCUSSÕES NA DINÂMICA PRAZER E SOFRIMENTO DO TRABALHADOR DOCENTE. Trabalho (En)Cena, 5(1), 53–74. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P53

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa