Foco e Escopo

Diante das transformações ocorridas no mundo do trabalho na contemporaneidade, constata-se que os trabalhadores estão sendo afetados e isto merece atenção da Ciência Psicologia e áreas afins. A Revista Trabalho (En)Cena publica artigos relacionados ao trabalho, com foco em abordagens críticas e clínicas. Publica artigos escritos por autores brasileiros e também de outros países.

Trabalho (En)Cena é uma revista semestral do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Este projeto é fruto das seguintes parcerias: Laboratórios de Psicodinâmica do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFAM (Universidade Federal do Amazonas), além do ESCOPO - Estudos dos Coletivos de Trabalho e de Práticas Organizacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF); Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Tocantins – UFT; Portal (En)Cena e Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.

-- Submissões GRATUITAS --

Políticas de Seção

Artigos Teóricos e Empíricos / Artículos Teóricos y Empíricos / Articles Théoriques et Empiriques

Trata-se de relatos de pesquisa original. Sua estrutura consiste na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para condução da pesquisa - fazer adaptações caso o artigo seja somente teórico); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (interpretação e implicações dos resultados diante da literatura estudada). Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 120 palavras e assim como o título e as palavras chave precisam ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês. Seção exclusiva para autores doutores.

Relato de Experiência Profissional / Relato de Experiencia Profesional / Rapport d'Expérience Professionnelle

Artigo contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo o trabalho e o trabalhar como eixo central. Este tipo de contribuição está limitado a 21 páginas incluindo os resumos, figuras, tabelas e referências. O título, resumo (máximo 80 palavras) e palavras chave devem ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês. Seção aberta para o público em geral.

Resenha ou Ensaio / Reseña / Commentaire

Revisão crítica de obra publicada até 1 ano, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Este tipo de contribuição está limitado a 6 páginas incluindo todos os seus elementos. Não há Resumo. Aceita-se também Resenha críticas de Filmes dentro do escopo da Revista. Assim como Ensaios que contemplem a exposição lógica e reflexiva com uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento do autor. É importante que o título seja apresentado em: Portugues, ingles, espanhol e francês. Seção aberta para o público em geral.

Dossiê / Dossier / Dossier

A convite das Editoras Gerais, em comum acordo com os Editores Associados, cada número da revista poderá conter um Dossiê temático ou o lançamento de um número especial. As normas são as mesmas para Artigos Teóricos ou Empíricos.

Cada artigo submetido é avaliado por dois Editores Associados, ou membros do Conselho Editorial Nacional/Internacional ou pareceristas ad hoc, de acordo com a política de avaliação cega, em que omite-se aos pareceristas as informações de identificação dos autores, garantindo-se uma avaliação neutra e isonômica das contribuições enviadas. Cada manuscrito tem parecer elaborado por um Editores Associados ou membro do Conselho Editorial Nacional/Internacional ou pareceristas ad hoc, também de acordo com a política de avaliação cega. Os pareceristas avaliarão a adequação do trabalho às normas da revista e também observarão os seguintes critérios: 1- Aderência e originalidade da contribuição para área de comunicação midiática. 2- Consistência e pertinência das referências. 3- Qualidade da discussão (ou tratamento/análise) da pesquisa apresentada. 4- Adequação de resumos e título ao conteúdo. 5- Qualidade da redação e organização do texto.

Trabalho (En)Cena é uma revista semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...