Foco e Escopo

Diante das transformações ocorridas no mundo do trabalho na contemporaneidade, constata-se que os trabalhadores estão sendo afetados e isto merece atenção da Ciência Psicologia e áreas afins. A Revista Trabalho (En)Cena publica artigos relacionados ao trabalho, com foco em abordagens críticas e clínicas. Publica artigos escritos por autores brasileiros e também de outros países.

Trabalho (En)Cena é uma revista semestral vinculada ao Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília. Este projeto nasceu em 2016 e é fruto das seguintes parcerias: Laboratórios de Psicodinâmica do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFAM (Universidade Federal do Amazonas), além do ESCOPO - Estudos dos Coletivos de Trabalho e de Práticas Organizacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF); Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Tocantins – UFT; Portal (En)Cena e Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.

                                                                    -- Submissões GRATUITAS -- 

Políticas de Seção

Artigos Teóricos e Empíricos / Artículos Teóricos y Empíricos / Articles Théoriques et Empiriques

Trata-se de relatos de pesquisa original. Sua estrutura consiste na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para condução da pesquisa - fazer adaptações caso o artigo seja somente teórico); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (interpretação e implicações dos resultados diante da literatura estudada). Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês.  Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescidível que seja indicada a fonte.  Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo.

 Relato de Experiência Profissional / Relato de Experiencia Profesional / Rapport d'Expérience Professionnelle

 Artigo contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo o trabalho e o trabalhar como eixo central. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo os resumos, figuras, tabelas e referências. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção aberta para o público em geral. Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo.

Resenha ou Ensaio / Reseña / Commentaire

 Revisão crítica de obra publicada até 1 ano, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo todos os seus elementos. Aceita-se também Resenha críticas de Filmes dentro do escopo da Revista. Assim como Ensaios que contemplem a exposição lógica e reflexiva com uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento do autor. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção aberta para o público em geral.

Dossiê / Dossier / Dossier

A convite das Editoras Gerais, em comum acordo com os Editores Associados, cada número da revista poderá conter um Dossiê temático ou o lançamento de um número especial. As normas são as mesmas para Artigos Teóricos ou Empíricos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo submetido é avaliado por dois Editores Associados, ou membros do Conselho Editorial Nacional/Internacional ou pareceristas ad hoc, de acordo com a política de avaliação cega, em que omite-se aos pareceristas as informações de identificação dos autores, garantindo-se uma avaliação neutra e isonômica das contribuições enviadas. Cada manuscrito tem parecer elaborado por um  membro do Conselho Editorial Nacional/Internacional ou pareceristas ad hoc, também de acordo com a política de avaliação cega. Os pareceristas avaliarão a adequação do trabalho às normas da revista e também observarão os seguintes critérios: 1- Aderência e originalidade da contribuição para área do Trabalho. 2- Consistência e pertinência das referências (nacionais e internacionais). 3- Qualidade da discussão (ou tratamento/análise) da pesquisa apresentada. 4- Adequação de resumos e título ao conteúdo. 5- Qualidade da redação e organização do texto.

Periodicidade

Trabalho (En)Cena é uma revista semestral (julho e dezembro)

 Cuidados Éticos nas Pesquisas que Envolvem Seres Humanos

Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e discutí-los, se necessário (na parte de Métodos do manuscrito). Em todos os casos de estudo/pesquisa empírica (Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência) é necessário apresentar informações sobre o processo de Consentimento, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do(s) sujeito(s) em consentir participar do estudo e os cuidados éticos adotados para o procedimento. Apresentar, na submissão do artigo, se os autores possuírem, parecer do Comitê de Ética da Universidade/Instituição ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no caso de estudo individual/grupal.

Processo de Avaliação

Ao submeter o artigo o autor receberá um email confirmando a submissão. O processo editorial só terá início se os manuscritos encaminhados obedecerem às condições das Instruções (desk review dos Editores gerais). Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, antes mesmo de serem submetidos à pré-análise da Comissão Editorial e à posterior avaliação pelos revisores ad hoc. Na sequência inicia-se a Avalição Cega de Pares (procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quando dos revisores. É responsabilidade dos autores garantirem que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto):

(1) encaminhá-lo para os avaliadores ad hoc.
(2) devolver o manuscrito aos autores, solicitando modificações.
(3) aceite ou recusa, especificando os motivos.
(4) o manuscrito poderá ter uma segunda rodada de avaliação, caso tenha sido solicitado "submeter novamente para avaliação"

As correções devem ser devolvidas no prazo de 30 dias (pequena reformulação) e 60 dias (extensa reformulação)..

Os pareceres dos revisores comportam quatro possibilidades de recomendação: (a) Aceitar; (b) correções obrigat´órias; (c) submeter novamente para avaliação (d) Submeter para outra revista.; (e) Rejeitar. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

São necessários dois pareceres favoráveis para a aceitação final da publicação. Caso ocorra um desacordo, o original será enviado para mais um revisor, para nova avaliação.

O processo de avaliação dos manuscritos terminará na segunda rodada. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Editorial da revista, de acordo com critérios e normas de revisão internas.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

  Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 Agências de Fomento

Agradecemos o Curso de Psicologia da UFT, Portal (En)Cena; Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA; Laboratórios de Psicodinâmica do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFAM (Universidade Federal do Amazonas), além do ESCOPO – Estudos dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais (UFF), Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão (UFT), Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília.