Foco e Escopo

Diante das transformações ocorridas no mundo do trabalho na contemporaneidade, constata-se que os trabalhadores estão sendo afetados e isto merece atenção da Ciência Psicologia e áreas afins. A Revista Trabalho (En)Cena publica artigos relacionados ao trabalho, com foco em abordagens críticas e clínicas. Publica artigos escritos por autores brasileiros e também de outros países.

Trabalho (En)Cena é uma revista semestral do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Este projeto é fruto das seguintes parcerias: Laboratórios de Psicodinâmica do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFAM (Universidade Federal do Amazonas), além do ESCOPO - Estudos dos Coletivos de Trabalho e de Práticas Organizacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF); Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Tocantins – UFT; Portal (En)Cena e Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.

                                                                    -- Submissões GRATUITAS -- 

Políticas de Seção

Artigos Teóricos e Empíricos / Artículos Teóricos y Empíricos / Articles Théoriques et Empiriques

Trata-se de relatos de pesquisa original. Sua estrutura consiste na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para condução da pesquisa - fazer adaptações caso o artigo seja somente teórico); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (interpretação e implicações dos resultados diante da literatura estudada). Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês.  Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescidível que seja indicada a fonte.  Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo.

 Relato de Experiência Profissional / Relato de Experiencia Profesional / Rapport d'Expérience Professionnelle

 Artigo contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo o trabalho e o trabalhar como eixo central. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo os resumos, figuras, tabelas e referências. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção aberta para o público em geral. Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo.

Resenha ou Ensaio / Reseña / Commentaire

 Revisão crítica de obra publicada até 1 ano, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo todos os seus elementos. Aceita-se também Resenha críticas de Filmes dentro do escopo da Revista. Assim como Ensaios que contemplem a exposição lógica e reflexiva com uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento do autor. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção aberta para o público em geral.

Dossiê / Dossier / Dossier

A convite das Editoras Gerais, em comum acordo com os Editores Associados, cada número da revista poderá conter um Dossiê temático ou o lançamento de um número especial. As normas são as mesmas para Artigos Teóricos ou Empíricos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo submetido é avaliado por dois Editores Associados, ou membros do Conselho Editorial Nacional/Internacional ou pareceristas ad hoc, de acordo com a política de avaliação cega, em que omite-se aos pareceristas as informações de identificação dos autores, garantindo-se uma avaliação neutra e isonômica das contribuições enviadas. Cada manuscrito tem parecer elaborado por um  membro do Conselho Editorial Nacional/Internacional ou pareceristas ad hoc, também de acordo com a política de avaliação cega. Os pareceristas avaliarão a adequação do trabalho às normas da revista e também observarão os seguintes critérios: 1- Aderência e originalidade da contribuição para área do Trabalho. 2- Consistência e pertinência das referências (nacionais e internacionais). 3- Qualidade da discussão (ou tratamento/análise) da pesquisa apresentada. 4- Adequação de resumos e título ao conteúdo. 5- Qualidade da redação e organização do texto.

Periodicidade

Trabalho (En)Cena é uma revista semestral.

 Cuidados Éticos nas Pesquisas que Envolvem Seres Humanos

Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e discutí-los, se necessário (na parte de Métodos do manuscrito). Em todos os casos de estudo/pesquisa empírica (Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência) é necessário apresentar informações sobre o processo de Consentimento, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do(s) sujeito(s) em consentir participar do estudo e os cuidados éticos adotados para o procedimento. Apresentar, na submissão do artigo, se os autores possuírem, parecer do Comitê de Ética da Universidade/Instituição ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no caso de estudo individual/grupal.

 Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

  Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Indexadores

Su´mários.org

ResearchBib

Google Scholar

DOAJ

Diadorim

 

Agências de Fomento

Agradecemos o Curso de Psicologia da UFT, Portal (En)Cena; Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA; Laboratórios de Psicodinâmica do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFAM (Universidade Federal do Amazonas), além do ESCOPO – Estudos dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais (UFF) e Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão (UFT).