Sobre a Revista

Foco e Escopo (atualizado em março 2023)

Diante das transformações ocorridas no mundo do trabalho na contemporaneidade, constata-se que os trabalhadores estão sendo afetados e isto merece atenção da Ciência Psicologia e áreas afins. A Revista Trabalho (En)Cena publica artigos relacionados ao trabalho, com foco em abordagens críticas e clínicas. Publica artigos escritos por autores brasileiros e também de outros países.

Trabalho (En)Cena é uma revista vinculada ao Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília.

Missão da Revista Trabalho (En)Cena: Publicar Artigo de Pesquisa, Artigo de Revisão de Literatura, Relato de Experiência, Resenha (de livro ou filme), Ensaio e Entrevista, sobre as questões que afetam o mundo do trabalho, numa perspectiva crítica.

Cobertura temática de acordo com a classificação do CNPq: Ciências Humanas; Psicologia; Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Resumo histórico: Este projeto nasceu em 2015, com a construção coletiva de um nome para uma futura revista, deste modo um coletivo de pesquisadores da área, via e-mail, sugeriu nomes e votou. O nome Revista Trabalho EnCena foi escolhido dia 24 de maio de 2015. O Colegiado do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins, acolheu o projeto e aprovou em Reunião de Colegiado dia 15/02/2016. Importante salientar que no Tocantins não há programa de Pós-Graduação em Psicologia.  Mesmo vinda da graduação, a revista Trabalho EnCena já nascia com as parcerias estabelecidas pelo antigo GT da ANPEPP - Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (atual GT 47 - Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas), além dos Laboratórios de Psicodinâmica do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), além do ESCOPO - Estudos dos Coletivos de Trabalho e de Práticas Organizacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF); do Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Tocantins – UFT; do Portal (En)Cena e do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA.

O primeiro número foi publicado dia 01 de novembro de 2016. Em 2018 a Revista faz sua primeira mudança no Corpo Editorial e vincula-se, a partir do dia 01/08/2018, ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília, integrando assim a lista de periódicos vinculados a PPGs da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

A Revista Trabalho EnCena possui as seguintes indexações: ABEC BRASIL; CiteFactor; DIADORIM; Directory of Research Journals Indexing – DRJI; EBSCO; Google Scholar; OpenAIRE; REDIB; SUMARIOS.ORG, Directory of Open Access Journals (DOAJ).

Conformidade do manuscrito com as boas práticas da ciência aberta: Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Utiliza-se a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.1.2.1), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

A revista Trabalho EnCena não cobra nenhum tipo de taxa para submissão ou publicação.

Periodicidade: A partir de julho de 2020 (Volume 5) a revista Trabalho EnCena passa a fazer a publicação contínua dos artigos (após o processo de avaliação ter se encerrado, o artigo aprovado é imediatamente publicado).

Arquivamento: Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Política de Privacidade: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Estrato Qualis Capes: B1 (Qualis Novos 2023)