RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PÚBLICOS E PRIVADOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P227Palavras-chave:
Risco psicossocial; Docentes; Ensino superior.Resumo
Este estudo objetivou avaliar os riscos psicossociais no trabalho em programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) públicos em comparação com PPGs privados. Participaram 230 docentes de PPGs do Brasil, que responderam a um instrumento de coleta de dados online, composto por um questionário sociodemográfico e laboral e três escalas do Protocolo de Avaliação de Riscos Psicossociais: Escala de Organização Prescrita do Trabalho, Escala de Sofrimento Patogênico no Trabalho e Escala de Danos Físicos e Psicossociais no Trabalho. Os dados foram tabulados e análises estatísticas foram conduzidas. O estudo revelou que os docentes de PPGs públicos apresentaram maior risco psicossocial na organização prescrita do trabalho (divisão das tarefas e divisão social do trabalho), maior sofrimento patogênico (falta de reconhecimento) e mais danos sociais e físicos. Os achados implicam na necessidade de viabilizar propostas de intervenções e/ou políticas públicas que propiciem ambientes saudáveis de trabalho nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros.
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