RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PÚBLICOS E PRIVADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P227

Palavras-chave:

Risco psicossocial; Docentes; Ensino superior.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar os riscos psicossociais no trabalho em programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) públicos em comparação com PPGs privados. Participaram 230 docentes de PPGs do Brasil, que responderam a um instrumento de coleta de dados online, composto por um questionário sociodemográfico e laboral e três escalas do Protocolo de Avaliação de Riscos Psicossociais: Escala de Organização Prescrita do Trabalho, Escala de Sofrimento Patogênico no Trabalho e Escala de Danos Físicos e Psicossociais no Trabalho. Os dados foram tabulados e análises estatísticas foram conduzidas. O estudo revelou que os docentes de PPGs públicos apresentaram maior risco psicossocial na organização prescrita do trabalho (divisão das tarefas e divisão social do trabalho), maior sofrimento patogênico (falta de reconhecimento) e mais danos sociais e físicos. Os achados implicam na necessidade de viabilizar propostas de intervenções e/ou políticas públicas que propiciem ambientes saudáveis de trabalho nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros.  

Biografia do Autor

Vanessa Rissi, IMED

Doutora em Psicologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da IMED. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde e Adoeimento no Trabalho do PPG em Psicologia da IMED.

Janine Kieling Monteiro, UNISINOS

Doutora em Psicologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNISINOS. Coordenadora do LABORClínica da UNISINOS.

Vinicius Renato Thomé Ferreira, IMED

Doutor em Psicologia. Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da IMED. Coordenador do grupo de pesquisas em análise do comportamento e avaliação psicológica.

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Rissi, V., Monteiro, J. K., & Ferreira, V. R. T. (2020). RISCOS PSICOSSOCIAIS NO TRABALHO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PÚBLICOS E PRIVADOS. Trabalho (En)Cena, 5(1), 227–247. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P227

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Dossiê Saúde Mental nas IES II

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