A qualidade de vida de docentes do ensino superior em um contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487e024006Palavras-chave:
Qualidade de vida, Docentes do Ensino Superior, Pandemia de COVID-19Resumo
O mundo contemporâneo do trabalho vem sofrendo constantes mudanças, e a pandemia de Convid-19 contribui para o alargamento da precarização das condições e organização do trabalho, mostrando um cenário que compromete a qualidade de vida – QV dos trabalhadores. Neste sentido, esse estudo envolve a seguinte problemática: qual é a percepção sobre QV de docentes do ensino superior efetivos da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA com o ensino remoto emergencial? Tem-se como objetivos analisar a percepção em relação à QV dos docentes efetivos da UEMA e avaliar os indicadores de QV dos professores. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem quantitativa. Outrossim, esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A análise dos dados apontou que a pandemia afetou significativamente à QV dos docentes nos domínios Meio Ambiente (64,99); Psicológico (63,04); Geral (62,50); Físico (59,88); e Social (65,39). Logo, conclui-se que a percepção de QV dos pesquisados durante a pandemia foi impactada negativamente em todos os domínios do WHOQOL-breef.
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