Saúde Mental do Trabalha(dor) na Educação: Um relato de experiência a partir da Clínica Psicodinâmica do Trabalho
Resumo
Apresenta-se um relato de experiência a partir da escuta clínica individual de trabalhadores da educação pública municipal. Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de potencializar a saúde mental, a partir da escuta qualificada realizada. Os relatos apontam: dificuldades nos relacionamentos socioprofissionais, esgotamento, insegurança, desvalorização e impotência como potencializadores do adoecimento mental. A Clínica do Trabalho além de proporcionar a ressignificação do sofrimento psíquico dos educadores, possibilitou a problematização acerca das práticas de atuação na Psicologia, mostrando-se potente alternativa de intervenção.
Palavras-chave: Saúde Mental no Trabalho. Clínica Psicodinâmica do Trabalho. Educação Pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.