“Se você se aposentar e não continuar tendo prazer na vida, você vai se aposentar pra quê?": um estudo sobre o trabalho de docentes aposentados de uma IFES
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P323Resumo
O presente artigo buscou investigar aspectos que influenciam docentes inativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no retorno ao trabalho. Foram entrevistados sete docentes que regressaram à Instituição depois da aposentadoria e, dentre eles, seis voltaram ao labor sem nenhuma vantagem financeira. Procurou-se analisar o significado dessa fase de transição para os entrevistados, e como se deu a decisão de retornar ou permanecer na Instituição após a aposentadoria. Constatou-se que, apesar de afirmarem que atualmente possuem uma rotina mais autônoma, alguns descrevem um cotidiano laboral bastante intensificado. Ao enfatizarem que a docência ocupa um lugar crucial em suas vidas, confirmam a relevância deste trabalho na constituição de suas subjetividades e a dificuldade de ruptura do vínculo laboral e de aceitação da aposentadoria.
Palavras-chave: Psicodinâmica do Trabalho; Sentido do Trabalho. Aposentadoria; Subjetividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.