Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades

Autores

Palavras-chave:

intensificação do trabalho docente, estratégias de mediação, sofrimento e prazer, Educação Básica e Superior

Resumo

O artigo aborda a intensificação do trabalho do professor sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. Apresenta análises sobre sofrimento, prazer, reconhecimento e estratégias de mediação. Aponta-se para confluências e especificidades no trabalho dos professores da Educação Básica e Superior. O contexto comum é o das políticas orientadas pelo gerencialismo e inscritas em um processo de precarização social e do trabalho. Procura-se demonstrar similitudes e distinções da reconfiguração e intensificação do trabalho do professor. São relacionados os aspectos sócio-institucionais e psicodinâmicos. Aponta-se para a prevalência da dimensão patogênica das estratégias defensivas e malversação do reconhecimento. O espaço público da palavra é apontado como estratégia necessária para o enfrentamento do individualismo e da competitividade forjados pela sociabilidade produtivista e pragmática.

Biografia do Autor

Carla Vaz dos Santos Ribeiro, UFMA

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão.

Denise Bessa Léda, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora associada da Graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão

Eduardo Pinto e Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação pela Unicamp. Pós-doutorado pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana/ UERJ. Professor associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)  

Lêda Gonçalves de Freitas, Universidade Católica de Brasília

 

Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pela UNB. Professora titular da Universidade Católica de Brasília 

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Publicado

2016-11-01

Como Citar

Ribeiro, C. V. dos S., Léda, D. B., Silva, E. P. e, & Freitas, L. G. de. (2016). Trabalho intensificado de professores da educação básica e superior: confluências e especificidades. Trabalho (En)Cena, 1(1), 50–68. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2398

Edição

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Artigo de Pesquisa

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