“Foi como uma vela se apagando”: intervenção com trabalhadores bancários a partir de um suicídio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N2P17

Resumo

Este artigo trata de uma intervenção em saúde e trabalho realizada com um grupo de bancários, de um setor interno de um banco, localizado na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul. A demanda surgiu do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região em decorrência de um suicídio ocorrido no ambiente de trabalho no ano de 2012. Com o objetivo inicial de auxiliar os trabalhadores do setor na elaboração do trauma e do sofrimento provocado pela morte, buscando evitar sequelas psíquicas prolongadas e ao mesmo tempo de se aproximar das causas que levaram o trabalhador ao suicídio, foram realizadas entrevistas coletivas que forneceram subsídios para que fosse possível acessar a organização do trabalho dos bancários deste setor. Para a execução do trabalho foi estudada as questões que envolveram o suicídio no trabalho, observando fatores significativos do campo da atividade bancária, sendo este um dos setores que mais sofreu com as mudanças da reestruturação produtiva, nas últimas duas décadas. As entrevistas coletivas, realizadas no formato de grupo, foram coordenadas por integrantes do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho (LPdT/UFRGS) e composto pelos bancários dispostos a participarem voluntariamente dos encontros. Além disso, foi disponibilizado para todos os trabalhadores do setor a aplicação do Self Report Questionary (SRQ-20). Este estudo evidenciou a necessidade de se propor uma forma de atenção as situações de adoecimento no trabalho bancário, bem como um trabalho efetivo nos processos de delimitações funcionais que muitas vezes não são bem trabalhadas e podem gerar outras formas de sofrimento/adoecimento muitas vezes invisibilizadas pelos novos modos de gestão. É importante também evidenciar a necessidade de se propor estratégias que visem prevenir o adoecimento no trabalho, resultado de indiscriminadas mudanças no setor bancário.

Biografia do Autor

Carla Garcia Bottega, Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul

Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professora Adjunta em Saúde Coletiva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Karine Vanessa Perez, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

 Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Professora na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

Alvaro Crespo Merlo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Médico do Trabalho, Professor Médico-Assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Bottega, C. G., Perez, K. V., & Merlo, A. C. (2018). “Foi como uma vela se apagando”: intervenção com trabalhadores bancários a partir de um suicídio. Trabalho (En)Cena, 3(2), 17–33. https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N2P17

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)