EXTRAFISCALIDADE E MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2016.v3n2.p94-107Palabras clave:
Meio ambiente, Preservação, Tributação, Extrafiscalidade, Função ambiental do tributoResumen
A extrafiscalidade é apta para estímulo de atividades privadas de interesse social, inclusive a proteção do meio ambiente, fomentando condutas compatíveis e desestimulando as desconformes. Para além da seletividade que orienta impostos sobre a produção e o consumo sustentáveis, os impostos sobre a propriedade imobiliária devem valorizar, observados requisitos formais (competência tributária e reserva de lei formal, de iniciativa concorrente entre o Chefe do Poder Executivo e o Poder Legislativo), usos, construções ou edificações ecologicamente sustentáveis mediante exonerações tributárias, e cuja aparente perda de receita é sobrepujada pela aquisição de vantagens públicas e coletivas na redução do empenho de recursos públicos para o combate à poluição e à degradação da qualidade de vida ou do patrimônio cultural.
Citas
BALEEIRO, Aliomar. Uma introdução à Ciências das Finanças, Rio de Janeiro: Forense, 1986, 14ª ed.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo, São Paulo: Atlas, 2012, 25ª ed.
FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de. Curso de Direito Ambiental, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013, 6ª ed.
GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988, São Paulo: Malheiros, 2010, 14ª ed.
MACIEL, Carlos Henrique. Curso Objetivo de Direito Constitucional, São Paulo: Malheiros, 2014.
MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário, São Paulo: Malheiros, 2001, 19ª ed.
MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Tratado de Direito Administrativo: funções administrativas do Estado, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014, vol. IV, coordenação Maria Sylvia Zanella Di Pietro.
MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo, São Paulo: Malheiros, 2009, 26ª ed.
MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004, 3ª ed.
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Administração Pública no Estado Contemporâneo – Eficiência e Controle, in Revista de Informação Legislativa, Brasília, ano 30, n. 117, jan./mar. 1993, pp. 23-56.
NOGUEIRA, Ruy Barbosa. Curso de Direito Tributário, São Paulo: Saraiva, 1986, 6ª ed.
SARLET, Ingo Wolfgang e FENSTERSEIFER, Tiago. Direito Constitucional Ambiental, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014, 4ª ed.
TORRES, Ricardo Lobo. Tratado de Direito Constitucional, Financeiro e Tributário – Constituição financeira, sistema tributário e Estado fiscal, Rio de Janeiro: Renovar, 2009, vol. I.
______. Tratado de Direito Constitucional, Financeiro e Tributário – os direitos humanos e a tributação: imunidades e isonomia, Rio de Janeiro: Renovar, 2005, 3ª ed., vol. III.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os trabalhos aprovados para publicação tornar-se-ão propriedade da Revista sem qualquer ônus para a mesma. A Equipe Editorial se reserva o direito de promover as adequações necessárias para publicação.
O conteúdo dos trabalhos publicados na Revista Jurídica eletrônica Vertentes do Direito - inclusive quanto à sua veracidade, exatidão e atualização das informações e métodos de pesquisa - é de responsabilidade exclusiva dos autores. As opiniões e conclusões expressas não representam posições da Revista nem da Universidade Federal do Tocantins.