ENTRELAÇANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PIBID LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/ENTRESABERES

Palavras-chave:

Epistemologia da Complexidade, PIBID, Auto-heteroecoformação

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender, descrever e interpretar os desafios e possibilidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2024-2026, de Língua Inglesa, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para a formação inicial e para a formação continuada de professores. Embasados na epistemologia da complexidade (Morin, 1999, 2000, 2007, 2010, 2011) e na auto-heteroecoformação (Freire, 2009), (Freire e Leffa, 2013),insr discutimos uma formação não linear, não fragmentada e não reducionista em que o professor é responsável por sua própria formação ao interagir com os outros em determinado ambiente. Assim, o estudo qualitativo em questão adotou a abordagem metodológica hermenêutico-fenomenológica complexa (AHFC) que visa uma interpretação do fenômeno em foco. Utilizamos como instrumento de investigação da experiência uma produção textual que revela o tema formação e seus subtemas teoria e prática como a essência do fenômeno desafios e dificuldades do PIBID - Língua Inglesa na perspectiva de licenciandos e supervisores de três escolas estaduais de Alagoas.

Biografia do Autor

Cátia Veneziano Pitombeira, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Linguística Aplicada e estudos da linguagem (PUC-SP). Professora do Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) e da graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). E-mail: catia.pitombeira@fale.ufal.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3636-2930.

William Duarte Ferreira, SEDUC Alagoas

Mestre em Literatura Comparada (UNILA). Professor da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (SEDUC-AL). E-mail: william.ferreira@professor.educ.al.gov.br. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-5808-0474.  

Bruna Ellen de Moura Calixto, SEDUC Alagoas

Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da rede estadual de ensino de Alagoas (SEDUC-AL). E-mail: bruna.calixto@professor.educ.al.gov.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0019-7873.

Caique Souza Alves, SEDUC Alagoas

Mestre em Linguística (UESB-BA). Professor da rede estadual de ensino de Alagoas (SEDUC-AL). E-mail: caique.souza@professor.educ.al.gov.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6616-0363.

Lucas Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professor de Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e da graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: lucaslopes@ufpa.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9936-3666  

Referências

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Veneziano Pitombeira, C., Duarte Ferreira, W., de Moura Calixto, B. E., Souza Alves, C., & Rodrigues Lopes, L. (2025). ENTRELAÇANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PIBID LÍNGUA INGLESA . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 191–208. https://doi.org/10.20873/ENTRESABERES