ENTRELAÇANDO SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PIBID LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.20873/ENTRESABERESPalavras-chave:
Epistemologia da Complexidade, PIBID, Auto-heteroecoformaçãoResumo
O objetivo deste estudo é compreender, descrever e interpretar os desafios e possibilidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), ciclo 2024-2026, de Língua Inglesa, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para a formação inicial e para a formação continuada de professores. Embasados na epistemologia da complexidade (Morin, 1999, 2000, 2007, 2010, 2011) e na auto-heteroecoformação (Freire, 2009), (Freire e Leffa, 2013),insr discutimos uma formação não linear, não fragmentada e não reducionista em que o professor é responsável por sua própria formação ao interagir com os outros em determinado ambiente. Assim, o estudo qualitativo em questão adotou a abordagem metodológica hermenêutico-fenomenológica complexa (AHFC) que visa uma interpretação do fenômeno em foco. Utilizamos como instrumento de investigação da experiência uma produção textual que revela o tema formação e seus subtemas teoria e prática como a essência do fenômeno desafios e dificuldades do PIBID - Língua Inglesa na perspectiva de licenciandos e supervisores de três escolas estaduais de Alagoas.
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