AÇÃO COLABORATIVA ENTRE PROFESSOR SUPERVISOR E PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL:
(RE)CONSTRUINDO A IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.20873/COLABPIBIDPalavras-chave:
Identidade docente., Trabalho colaborativo, Formação inicial, PIBIDResumo
Frente aos desafios que permeiam a prática docente, a habilidade de agir em colaboração se sobressai como elemento determinante. Neste contexto, intentamos, neste artigo, discutir as contribuições das experiências compartilhadas entre professor supervisor e professores em formação inicial no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto refletimos sobre a (re)construção da identidade docente numa perspectiva colaborativa. À luz dessas reflexões, emergem conclusões que destacam o impacto positivo do trabalho cooperativo, realçando uma mudança na percepção do papel do professor e seu desenvolvimento profissional.
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília, DF, 2010.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FULLAN, Michael; RINCÓN-GALLARDO, Santiago; HARGREAVES, Andy. Professional capital as accountability. Education Policy Analysis Archives, v. 23, 2015.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, 1995. p. 57-63.
HARGREAVES, Andy. Os Professores em Tempos de Mudança: O Trabalho e a Cultura dos Professores na Idade Pós-Moderna. Alfragide, Portugal: McGraw-Hill, 1998.
MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo.; FIDALGO, Sueli Salles. Teacher Education language in collaborative and critical reflective contexts. In: VIEIRA-ABRAHÃO, Maria Helena; GIL, Glória. (Orgs.). In: Educação de professores de línguas: os desafios do formador. Campinas, São Paulo: Pontes, 2008. p. 105-124.
MANZINI, Eduardo José. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2, 2004. Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru: USC, 2004. CD-ROM.
MARTINHO, Maria Helena. A colaboração como oportunidade de desenvolvimento profissional. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, 2018.
NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.
NÓVOA, António. Professores Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, 44, 2019.
NÓVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 27, 2022. p. 1-20.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ., vol. 22, n. 2, 1996. p. 72-89.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.