AÇÃO COLABORATIVA ENTRE PROFESSOR SUPERVISOR E PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL:

(RE)CONSTRUINDO A IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/COLABPIBID

Palavras-chave:

Identidade docente., Trabalho colaborativo, Formação inicial, PIBID

Resumo

Frente aos desafios que permeiam a prática docente, a habilidade de agir em colaboração se sobressai como elemento determinante. Neste contexto, intentamos, neste artigo, discutir as contribuições das experiências compartilhadas entre professor supervisor e professores em formação inicial no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) enquanto refletimos sobre a (re)construção da identidade docente numa perspectiva colaborativa. À luz dessas reflexões, emergem conclusões que destacam o impacto positivo do trabalho cooperativo, realçando uma mudança na percepção do papel do professor e seu desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Jefferson de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando no curso de Letras Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Letras Inglês, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre os anos de 2022 e 2024, desenvolvendo pesquisas substancialmente no ensino-aprendizagem de língua inglesa com enfoque nos aspectos socioemocionais.

Karyne Soares Duarte Silveira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Linguística pela UFPB. Atua na área de ensino de língua inglesa, com ênfase na formação docente inicial e/ou continuada. Professora do Curso de Letras Inglês da UEPB.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

de Oliveira Rodrigues, J., & Silveira, K. S. D. (2025). AÇÃO COLABORATIVA ENTRE PROFESSOR SUPERVISOR E PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL:: (RE)CONSTRUINDO A IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DO PIBID. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 209–226. https://doi.org/10.20873/COLABPIBID