A (TRANS)FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DE BOLSISTAS EM TRÊS EDIÇÕES DO PIBID NO CURSO DE LETRAS: 2018 A 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/TRANSPIBID

Palavras-chave:

Formação docente, Gêneros textuais, Multiletramentos

Resumo

Descrevemos e analisamos neste trabalho a experiência e a vivência  no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) das três pesquisadoras e ex-bolsistas que participaram de edições distintas do programa. Buscamos analisar o Pibid sob a perspectiva das pibidianas, observando as abordagens desenvolvidas nos períodos 2018-2019, antes da pandemia de Covid 19, 2020-2022 durante o período de distanciamento social e 2022-2024, pós pandemia, mas ainda enfrentando as consequências do período de isolamento na universidade e nas escolas. Destacamos as contribuições na formação docente enquanto acadêmicas e evidenciando o crescimento das docentes em formação na prática em duas unidades escolares estaduais da região. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa por meio de levantamento de campo que incluiu observação participante do subprojeto Pibid no período de agosto de 2018 a abril de 2024. A análise da formação de professores no programa revela potencial para transformar a prática docente e a qualidade da educação no Brasil. Ao integrar teoria e prática, desenvolver competências pedagógicas e fomentar discussões críticas, o Pibid se destaca como uma ferramenta valiosa na formação de novos educadores.

Biografia do Autor

Elzilene Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Tocantins. Bolsista Pibid 2028-2020. 

Daniela Rodrigues de Sousa Marques, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Tocantins. Bolsista Pibid 2021-2022 e 2022-2023.

Doriele Rodrigues de Sousa Marques, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Tocantins. Bolsista Pibid 2022-2024.

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - USP Mestre em Antropologia Social - USP Graduada em Letras - Português e Inglês - USP Graduada em Ciências Sociais - USP Professora Adjunta da UFT

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Rodrigues dos Santos, E., Rodrigues de Sousa Marques, D., Rodrigues de Sousa Marques, D., & Capuchinho, A. C. (2025). A (TRANS)FORMAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DE BOLSISTAS EM TRÊS EDIÇÕES DO PIBID NO CURSO DE LETRAS: 2018 A 2024 . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 305–329. https://doi.org/10.20873/TRANSPIBID