DOSSIÊ TEMÁTICO - REFLEXÕES E PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROGRAMAS PIBID E PRP

Autores

  • Priscila da Silva Oliveira Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Cristiane Antônia Hauschild Johann Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Albanisa Felipe dos Santos Universidade Federal do Tocantins – UFT https://orcid.org/0000-0002-7488-940X
  • Juliana Santana de Almeida Universidade Federal do Tocantins – UFT https://orcid.org/0000-0001-8192-1255
  • Roseli Bodnar Santana de Almeida Universidade Federal do Tocantins – UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/PIBIDPRP

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), respectivamente, desde os anos de 2008 e 2018, são e foram ações que integraram a Política Nacional de Formação de Professores, promovendo o aperfeiçoamento da formação, unindo teoria e prática nos cursos de licenciatura e viabilizando a imersão do licenciando no cotidiano da escola de educação básica. Sendo assim, consta entre seus interesses a promoção de uma educação básica pública de qualidade, desde o ensino fundamental até o superior, pensando ainda na formação continuada dos profissionais de educação envolvidos com suas atividades, o que favorece a construção sólida de uma identidade docente, tanto dos licenciandos quanto dos professores que colaboram para a formação dos futuros professores.

Biografia do Autor

Priscila da Silva Oliveira, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Diretora de Políticas em Educação PROGRAD/DPE/UFT. Professora do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFT.

Cristiane Antônia Hauschild Johann, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Presidenta do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica - Forpibid-rp. Docente do Curso de Matemática da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Albanisa Felipe dos Santos, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Coordenadora de Programas Especiais em Educação PROGRAD/DPE/CPEE/UFT. Professora do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFT.

Juliana Santana de Almeida, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Coordenadora Institucional do Pibid UFT. Professora do curso de Licenciatura em FilosofIa da UFT.

Roseli Bodnar Santana de Almeida, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Coordenadora Institucional do PRP UFT. Professora do curso de Licenciatura em Teatro da UFT.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

da Silva Oliveira, P., Hauschild Johann, C. A., Felipe dos Santos, A., Santana de Almeida, J., & Santana de Almeida, R. B. (2025). DOSSIÊ TEMÁTICO - REFLEXÕES E PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROGRAMAS PIBID E PRP. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 14–17. https://doi.org/10.20873/PIBIDPRP