PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: mapa do estado do Tocantins e suas microrregiões

Autores

  • Wedster Felipe Martins Sabino Universidade Federal do Tocantins
  • Maycon Dougllas Vieira dos Santos Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Microrregiões do Tocantins. Abordagem. Frequência. Pibid.

Resumo

O Programa Institucional de Iniciação à Docência da CAPES é um Programa que visa oferecer a alunos de universidades públicas o primeiro contato com a docência, a fim de oportunizar melhor formação profissional para o trabalho na Educação Básica. Este estudo tem como objetivo relatar as experiencias vividas durante as oficinas planejadas para a confecção de material didático com o tema: Mapa do Estado do Tocantins e suas Microrregiões. A temática foi trabalhada a fundo com alunos e os bolsistas abordaram aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais de cada uma das oito microrregiões do Estado do Tocantins a fim de proporcionar aos alunos uma maior percepção dos aspectos regionais do Estado. Além do tema abordado o presente trabalho tem como objeto de estudo as formas de abordagem usadas pelos bolsistas nas oficinas do PIBID, a reação dos alunos diante de tais práticas e a frequência dos alunos ligados ao programa realizado no Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira, no município de Porto Nacional.

 

PALAVRAS CHAVE: microrregiões do Tocantins. Abordagem. Frequência. Pibid.

 

ABSTRACT

CAPES 'Institutional Teaching Initiation Program is a Program that aims to offer students from public universities the first contact with teaching, in order to provide better professional training for work in Basic Education. This study aims to report the experiences lived during the workshops planned for the preparation of didactic material with the theme: Map of the State of Tocantins and its Microregions. The theme was worked in depth with students and the fellows addressed cultural, economic, political and social aspects of each of the eight micro-regions of the State of Tocantins in order to provide students with a greater perception of the regional aspects of the State. In addition to the topic addressed, the present study has as an object of study the forms of approach used by the scholarship holders in the PIBID workshops, the reaction of students in face of such practices and the frequency of students linked to the program carried out at the Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira, in the municipality from Porto Nacional.

 

KEYWORDS: microregions of Tocantins. Approach. Frequency. Pibid.

 

 

RESUMEN

El Programa de Iniciativa de Enseñanza Institucional de CAPES es un programa que tiene como objetivo ofrecer a los estudiantes de universidades públicas el primer contacto con la enseñanza, con el fin de proporcionar una mejor capacitación profesional para el trabajo en Educación Básica. Este estudio tiene como objetivo informar las experiencias vividas durante los talleres planificados para la preparación de material didáctico con el tema: Mapa del estado de Tocantins y sus microrregiones. El tema se trabajó en profundidad con los estudiantes y los becarios abordaron los aspectos culturales, económicos, políticos y sociales de cada una de las ocho microrregiones del Estado de Tocantins para proporcionar a los estudiantes una mayor percepción de los aspectos regionales del Estado. Además del tema abordado, el presente trabajo tiene como objeto de estudio las formas de enfoque utilizadas por los becarios en los talleres PIBID, la reacción de los estudiantes a tales prácticas y la frecuencia de los estudiantes vinculados al programa llevado a cabo en el Colegio Estadual Pedro Ludovico Teixeira, en el municipio de Porto Nacional.

 

PALABRAS CLAVE: microrregiones de tocantinas. Enfoque Frecuencia Pibid.

 

Biografia do Autor

Maycon Dougllas Vieira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins. E-mail: mdouglas0@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

Sabino, W. F. M., & Santos, M. D. V. dos . (2018). PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: mapa do estado do Tocantins e suas microrregiões. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 1(3), 95–103. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/4485