INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MANAUS:

EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/PEDUFAM

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, Relação Universidade-Escola, Formação Docente, PIBID

Resumo

O artigo trata do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e seu papel na formação de licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a partir das experiências em duas edições do Programa, 2020-2022 e 2022-2024. O trabalho destaca as transitoriedades, idas e vindas do Pibid no campo da política educacional como cenário no qual as experiências aqui narradas e analisadas foram desenvolvidas. As especificidades dos períodos pandêmico e pós-pandêmico foram tomadas à análise e demonstraram o potencial do trabalho coletivo nos processos de formação de professores no interior do Pibid, bem como as funções política e pedagógica de tal formação no contexto manauara.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora Permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Garduação em Educação da UFAM. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), com Bolsa Erasmus Mundus da União Europeia, com Pós-Doutorado em Sociologia Polítca pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE).

Darianny Araújo dos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD/Portugal). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Coordena a linha “Crianças, infâncias e educação infantil com/na Amazônia brasileira" no Grupo de Pesquisa Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM) e o grupo de estudos permanente em Sociologia da Infância no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação na UFAM.

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (UNL). Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordena a linha Pesquisas (com) Narrativas e a Formação de Professores na Amazônia no Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Ferreira da Silva, C., Araújo dos Reis, D., & da Costa Negrão, F. (2025). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MANAUS:: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAM. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 160–190. https://doi.org/10.20873/PEDUFAM