INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MANAUS:
EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAM
DOI:
https://doi.org/10.20873/PEDUFAMPalavras-chave:
Iniciação à Docência, Relação Universidade-Escola, Formação Docente, PIBIDResumo
O artigo trata do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e seu papel na formação de licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a partir das experiências em duas edições do Programa, 2020-2022 e 2022-2024. O trabalho destaca as transitoriedades, idas e vindas do Pibid no campo da política educacional como cenário no qual as experiências aqui narradas e analisadas foram desenvolvidas. As especificidades dos períodos pandêmico e pós-pandêmico foram tomadas à análise e demonstraram o potencial do trabalho coletivo nos processos de formação de professores no interior do Pibid, bem como as funções política e pedagógica de tal formação no contexto manauara.
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