A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID:
UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GURUPI - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/EDUCPIBIDPalavras-chave:
Formação Docente, PIBID, Prática Pedagógica, Ensino-Aprendizagem., Relato de ExperiênciaResumo
Este relato apresenta vivências e aprendizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com ênfase na formação inicial de professores e na prática pedagógica no ensino de Física na Educação Básica. A inserção em sala permitiu aos bolsistas articular teoria e prática, desenvolver metodologias ativas e refletir sobre os desafios do ensino. O subprojeto envolveu observações, intervenções, planejamento com professores supervisores e estratégias didáticas como kits de baixo custo, experimentos e observações astronômicas, adaptadas a cada escola. Os resultados apontam que o PIBID fortaleceu a identidade profissional dos participantes e proporcionou uma experiência transformadora para futuros docentes e alunos das escolas parceiras.
Referências
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