A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID:

UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GURUPI - TO

Autores

  • Rálita Murila de Oliveira Souza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/EDUCPIBID

Palavras-chave:

Formação Docente, PIBID, Prática Pedagógica, Ensino-Aprendizagem., Relato de Experiência

Resumo

Este relato apresenta vivências e aprendizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com ênfase na formação inicial de professores e na prática pedagógica no ensino de Física na Educação Básica. A inserção em sala permitiu aos bolsistas articular teoria e prática, desenvolver metodologias ativas e refletir sobre os desafios do ensino. O subprojeto envolveu observações, intervenções, planejamento com professores supervisores e estratégias didáticas como kits de baixo custo, experimentos e observações astronômicas, adaptadas a cada escola. Os resultados apontam que o PIBID fortaleceu a identidade profissional dos participantes e proporcionou uma experiência transformadora para futuros docentes e alunos das escolas parceiras.

Biografia do Autor

Rálita Murila de Oliveira Souza, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Administração pela UnirG e Graduanda em Física pela UFT. Bolsista PIBID no período de 2023-2024. Membro do Clube de Astronomia Amadora da UFT. Possui interesse na área de física.

Referências

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para participação. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso em: 10 de março de 2025.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 90, de 25 de Março de 2024 Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=14542 Acesso em: 10 de março de 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 144 p.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2017. 325 p.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

de Oliveira Souza, R. M. (2025). A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE ATRAVÉS DO PIBID:: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GURUPI - TO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 291–297. https://doi.org/10.20873/EDUCPIBID