A FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Pedagogia da alternância, PIBID, EFAResumo
O trabalho tem como objetivo verificar as dificuldades dos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), oriundos da Escola Família Agrícola (EFA) de Porto Nacional - TO e de escolas tradicionais públicas, frente à proposta metodológica de interdisciplinaridade do PIBID na formação de professores. A pesquisa realizada foi qualitativa com aplicação de questionários aos bolsistas do grupo estudado sobre a aceitação da proposta, planejamento e desenvolvimento das oficinas, verificando, assim, suas facilidades e dificuldades. A análise dos dados possibilitou determinar os fatores que dificultaram a compreensão da proposta metodológica do PIBID para bolsistas provenientes de ambas as escolas, bem como, que a proposta pedagógica da EFA possui a mesma base teórica que a do PIBID, facilitando a compreensão da proposta interdisciplinar do PIBID por alunos provenientes de uma EFA.
Palavras–chave: Interdisciplinaridade; Formação de Professores; Pedagogia da alternância
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.
BORDENAVE, J.; PEREIRA, A. Estratégias de ensino aprendizagem. 4. ed., 1989.
FAZENDA, I. C. A. (Org.) O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: http://uvnt.universidadevirtual.br/ciencias/002.htm. Acesso em: 12 jan. 2005
GIOANORDOLI, Regina Lúcia. Nova perspectiva para a Educação Rural: Pedagogia da Alternância. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: FE/PUC-RJ, 1980. In: NASCIMENTO, C. G. - Escola família agrícola: uma resposta alternativa à educação do meio rural. Revista da UFG, Vol. 7, No. 01, junho 2004 on line (www.proec.ufg.br).
NASCIMENTO, C. G. - Escola família agrícola: uma resposta alternativa à educação do meio rural. on line (www.proec.ufg.br). Revista da UFG, Vol. 7, No. 01, junho 2004
NASCIMENTO, C. G. - Escola família agrícola: uma resposta alternativa à educação do meio rural. on line (www.proec.ufg.br) Revista da UFG, Vol. 7, No. 01, junho 2004.
NOSELLA, Paolo. Uma nova educação para o meio rural. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FE/PUC-SP, 1977.
PESSOTI, Alda L. Escola Família Agrícola: uma alternativa para o ensino Rural. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1978. In:
PIERSON, Alice H. C. Et al. ________________ Nº. 09, Pág. 113-128, 2008.
SANTOS, E. M., As contribuições da metodologia interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa De Iniciação à Docência. In: MAGALHÃES, H. G. D. Práticas interdisciplinares na formação inicial de professores: Avanços e desafios. Goiânia, Ed. Da PUC Goiás, 2010.
THIESEN, J. S. A interdisciplinaridade como um movimento articular no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008.
VASCONCELLOS, M. M. M. Aspectos pedagógicos e filosóficos da metodologia da problematização. In: BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL, 1999. p. 35.