CONTRIBUIÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0002-5335-6428
  • Meire Lúcia Andrade da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Maria das Graças Pereira Silva Secretaria de Educação de Lajeado do Tocantins
  • Lêda Lira Costa Barbosa Secretaria Municipal de Educação de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p30

Resumo

O artigo aborda, questionamentos na área da pandemia da COVID-19, o objetivo geral é: discorrer acerca da pandemia, bem como apresentar algumas instituições que estão desenvolvendo atividades de extensão com foco na pandemia da COVID-19. Tem como questionamento que norteia esta investigação: quais as contribuições da oferta de atividades de extensão em tempos de pandemia da COVID-19? Adota-se perspectiva metodológica de pesquisa bibliográfica e documental, as fontes principais de informação são legislações pertinentes, dados e informes publicados em sites e portais. As etapas foram: escolha do tema, levantamento bibliográfico preliminar, análise textual interpretativa e problematização. Encontra-se estruturado em subtópicos que discorrem acerca da temática.  Ressalta-se diante da pandemia, algumas atitudes tiveram   que   ser   tomadas   seguindo recomendações dos órgãos da saúde, das decisões políticas, administrativas, dos órgãos da gestão pública e de controle, no entanto, grande parte dessas decisões tem gerado mais incertezas do que certezas, sobretudo no meio educacional.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Educação (2019) pela Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). Professora na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Gurupi-TO. E-mail: melucia26@hotmail.com. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6735648604184569.  Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-1237-6422. Universidade Federal de Goiás (UFG/Anpae).

Maria das Graças Pereira Silva, Secretaria de Educação de Lajeado do Tocantins

Mestre em Educação (2019) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), (2015). Graduada em Pedagogia - Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental/Supervisado pela Universidade Federal do Tocantins (2007). Atualmente é professora dos anos Iniciais, em uma Escola da rede pública municipal de ensino de Lajeado do Tocantins. E-mail.<gracaprofessor@gmail.com> Lattes iD: <http://lattes.cnpq.br/7602618632815933> Orcid iD: <https://orcid.org/0000-0001-9318-9567>.  

Lêda Lira Costa Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Gurupi

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Atualmente é assessor técnico - Secretaria Municipal de Educação de Gurupi e professor PNII - Secretaria Municipal de Educação de Gurupi. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no Ensino Fundamental Anos Finais. E-mail: ricadventoo@gmail.com. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/4571688082736645.

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Publicado

2020-05-30

Como Citar

Porto Junior, F. G. R., Silva, M. L. A. da ., Silva, M. das G. P., & Barbosa, L. L. C. (2020). CONTRIBUIÇÕES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA COVID-19. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(2), 30–46. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n2p30

Edição

Seção

Relatos de experiências de Extensão em tempos de pandemia da Covid-19 I

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